Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Tiro esportivo: o que você precisa saber antes de praticar no Clube de Tiro Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

10/12/2016 - 11:12 - Atualizada em: 12/12/2019 - 14:09

Existe muito tabu em volta da prática esportiva do tiro. Algumas pessoas acreditam que ele seja um esporte muito perigoso, outras o associam à caça de animais silvestres, contudo, o recém inaugurado Clube do Tiro de Jaraguá do Sul tem conseguido mudar essa imagem.

Agora, com um lugar correto e com a ajuda de instrutores capacitados para praticar, a população passou a entender a essência do uso de armas de fogo: um esporte que demanda muito treino.

É pela importância do treino que o local foi criado e permanece aberto a quem quiser praticar. A única exigência para atirar é a apresentação do “Nada Consta” que comprova que não existem antecedentes criminais. De acordo com o instrutor de tiro do clube, Alessandro Federici, o cuidado é só uma questão de segurança e não uma censura.

As medidas de segurança são uma exigência da Policia Federal e elas garantem a segurança de todos, afinal, a infraestrutura do Clube de Tiro Jaraguá foi pensada para receber famílias em um ambiente seguro para todas as idades e sexos.

“O clube é um lugar para aprender e não para brincar, nós temos instrutores qualificados e queremos cada vez mais pessoas tendo contato com o tiro. A associação é para quem quer ir sempre, mas você não precisa estar associado para visitar e participar dos cursos de tiro, basta provar que suas intenções são praticar o esporte e não machucar ninguém”, explica Federici.

Participação das Mulheres

Foto divulgação | Clube de Tiro Jaraguá

Outro ponto curioso do Clube de Tiro é a adesão das mulheres. Muitas delas têm ido ao local para atirar e Alessandro conta que em alguns casos, são elas quem convencem os parceiros a atirar também.

“Uma parte das nossas atiradoras são casadas com homens que não gostam de atirar, mas por terem pegado gosto pelo esporte estão convencendo os maridos a entrar neste mundo também”, conta o instrutor.

Com tantas mulheres querendo aprender a utilizar uma arma, o Clube de Tiro Jaraguá percebeu que era uma boa ideia criar um curso somente para elas. A primeira edição aconteceu no dia 3 de novembro e todas as vagas foram preenchidas já nas inscrições.

1º turma feminina do Clube de Tiro Jaraguá

Alessandro comenta que existe uma ideia de que tiro é “coisa de homem” e que percebeu as mulheres se sentindo muito mais seguras para atirar sem homens na turma.

“Algumas delas têm receio de atirar junto com os homens, mas em uma turma 100% feminina ficaram muito mais a vontade para fazer perguntas e não tinham medo de errar. No fim, o resultado foi melhor do que esperávamos”, comemora Federici

A próxima edição do curso para mulheres acontecerá em janeiro, mas antes disso haverão turmas mistas. Para se inscrever, basta entrar em contato com o Clube do Tiro Jaraguá pelo WhatsApp: (47) 9 9262-7526.

Atenção

Para atirar dentro de um clube de tiro, a autorização da PF não é obrigatória, mas se o atirador quiser comprar seu próprio equipamento precisará ser autorizado.

Quem pode obter um Certificado de Registro (CR)?

Para obter um CR é necessário estar filiado a um clube de tiro autorizado pelo Exercito Brasileiro, passar pelo exame psicológico e também pelo teste de aptidão realizado com profissionais credenciados pela Polícia Federal.

É essencial apresentar certidões negativas de passagem pela polícia e comprovar que na residência haverá um local adequado para guardar uma arma.

Onde encontrar

O Clube de Tiro Jaraguá fica na rua Elsa Trapp Méier, SN, no bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul, 3km após a estação de tratamento da Samae. Para saber mais sobre o clube, acesse o site oficial do Clube de Tiro Jaraguá. Fique por dentro das novidades do local acessando as redes sociais: Facebook ou Instagram.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP