Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Terceiro episódio de série sobre a vida de Padre Aloísio aborda a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Foto: Divulgação/Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Por: Maria Luiza Venturelli

27/08/2024 - 16:08 - Atualizada em: 27/08/2024 - 16:31

No dia 31 de agosto, a série documental “Padre Aloísio: Memórias de Fé” apresenta seu terceiro episódio, que se concentra na história da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada em 1974 pelo Padre Aloísio Boeing. Com 50 anos de serviço e devoção, a fraternidade tem melhorado a vida de inúmeras pessoas e contribuído de maneira significativa para a difusão do Evangelho.

Composta por cinco episódios, a série mergulha na vida e legado do Padre Aloísio, baseada no documentário de 2016 “Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana”.

A produção é uma parceria entre a Rede OCP News, o Instituto Padre Aloísio, e a produtora Escritório de Cinema, com apoio da Romitex e da Prefeitura de Jaraguá do Sul, busca lançar novas perspectivas sobre a causa de canonização do padre.

Cada episódio combina entrevistas, depoimentos, imagens de arquivo e novas gravações, oferecendo uma visão abrangente da vida e da espiritualidade de Padre Aloísio.

Fraternidade Mariana

Foto: Divulgação/Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Fundada em 2 de agosto de 1974 por Padre Aloísio e a irmã Neide Emília Girolla, a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus tem como missão viver em comunidade, centrada na oração, missa, adoração, devoção mariana e atividades pastorais.

Originalmente, a fraternidade começou como uma comunidade de leigas consagradas e evoluiu para uma comunidade religiosa reconhecida pela Igreja como uma Associação Pública de Fiéis.

De acordo com a irmã Edena Maria Bittencourt, “o Padre Aloísio, inspirado a fundar a fraternidade, definiu claramente a espiritualidade e infundiu no coração das irmãs o carisma de amor, reparação e imolação pelos sacerdotes. Ele continua sendo um exemplo, inspiração e nosso intercessor”.

Esta espiritualidade se reflete nas atividades diárias da fraternidade, que combinam vida contemplativa com ação pastoral, sempre em torno da Eucaristia e da devoção mariana.

Ao longo dos anos, a fraternidade expandiu sua missão para incluir acolhimento, saúde, educação e pastoral, mantendo sempre um espírito de simplicidade e fraternidade. Celebrar os 50 anos da fraternidade é visto como um momento de gratidão e renovação espiritual.

“Celebrar os 50 anos da fraternidade é um momento de profunda ação de graças a Deus. Sinto uma imensa gratidão pelo fundador, o Venerável Padre Aloísio, e pela cofundadora, irmã Neide Emília Girolla”, expressa a Irmã Edena.

Padre Aloísio e sua influência

Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Padre Aloísio nasceu em 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro, Santa Catarina. Desde cedo, foi profundamente influenciado pela fé católica de seus pais e pela comunidade religiosa onde cresceu. Aos doze anos, incentivado pelo pároco local, iniciou sua formação para o sacerdócio, dedicando sua vida ao serviço da Igreja.

Foi ordenado sacerdote em 1940 e, ao longo de sua trajetória, ocupou vários papéis importantes, incluindo o de mestre de noviços, onde orientou muitos jovens no caminho do sacerdócio. Mesmo após sua morte, em 2006, seu legado continua vivo, influenciando inúmeras vidas por meio da fraternidade e de seus ensinamentos.

A série “Padre Aloísio: Memórias de Fé” aborda a venerabilidade de Padre Aloísio, status conferido há um ano, aproximando-o da beatificação. A comunidade agora espera pela confirmação de um milagre que pode levar à sua canonização.

Produção e direção

Foto: Divulgação/Escritório de Cinema

Dirigida pelo cineasta Gilmar Moretti, a série é mais um projeto de destaque da Escritório de Cinema, produtora conhecida por seu trabalho em documentários que exploram a cultura e a história local. Com uma filmografia diversificada, Moretti traz sua experiência para contar a história de Padre Aloísio de forma envolvente e respeitosa.

O terceiro episódio de “Padre Aloísio: Memórias de Fé” promete uma imersão profunda na vida da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, destacando seu impacto espiritual e legado duradouro na comunidade e na Igreja.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.