Suelyn Ferreira, campeã Wellness, conta a trajetória de superações e conquistas

A trajetória de uma campeã

Suelyn Ferreira ou “Mulher de Aço” como é chamada carinhosamente pelo filho João, de 13 anos, veio para Jaraguá do Sul aos 19 anos, sem emprego, somente com a roupa do corpo, ela buscava um lugar onde construir sonhos com a família.

Ao chegar na cidade, a atleta contou com a ajuda dos moradores para aproveitar oportunidades de trabalho, segundo ela relata, foi uma fase difícil que não parecia ter fim. Os sonhos estavam sempre sendo adiados por conta dos desafios e as expectativas diminuíam, cada vez mais. Suelyn conseguiu o primeiro emprego depois de três meses, como repositora em um supermercado e nos finais de semana ela trabalhava com degustação, como um extra, para completar a renda.

Depois de algum tempo, ela recebeu um convite para trabalhar de secretária em uma academia, foi quando a atleta iniciou seus treinos, na época com 23 anos. Aí surgiu o sonho de entrar para faculdade e cursar Educação Física, porém, as condições financeiras na época não permitiam que ela pudesse realizar este objetivo. Ela precisou adiar a faculdade por anos.

O início dos treinos

Através de muito incentivo dos colegas, ela passou a se apaixonar pelos treinos e se jogou de cabeça nas competições, sem muitas expectativas e recursos, ela fez acontecer com muita dedicação e esforço. Em 2015 foi o ano que marcou a vida da atleta, o primeiro campeonato. Um ano após a competição uma lesão neural na cervical a afastou dos treinos. Ela ficou semanas sem conseguir andar, somente deitada, com muitas dores, não fazia absolutamente nada sozinha, nem comer.

A família foi o maior suporte de Suelyn na época. Depois de se recuperar parcialmente ela precisou de um bom tempo para se reestruturar, tanto psicologicamente quanto financeiramente. A faculdade que a atleta havia iniciado a pouco tempo, também precisou ser trancada pela falta de recursos. O que para ela acarretou em uma das maiores frustrações da vida.

Por uma questão idiopática, em 2017 ela ainda precisou passar pela retirada das próteses mamárias. O psicológico ficou instável e o ano de 2018 foi o da maior provação para ela.

“Desisti de mim, não conseguia me aceitar, a dor não tinha fim. A depressão bateu, afetou meu lado como mãe, como filha e como esposa. Mais uma vez, minha família e pouquíssimos amigos estavam apoiando, mas era o suficiente”, relembra a atleta.

Ela conta que se ajoelhou naquele momento e pediu para Deus que não queria mais ser vítima das próprias circunstâncias, que gostaria de se reencontrar e descobrir quem era de verdade. A batalha estava apenas começando, mas ela viria ser vitoriosa.

No fim de 2018, um ano tão conturbado, surgiu a oportunidade dela ser sócia proprietária da uma academia. Hoje, Suelyn conta com o empreendimento há mais de 3 anos. A academia Star possui duas unidades, uma no bairro Nova Brasília e outra em Nereu Ramos. Esta foi a primeira conquista de outras que viriam em seguida.

A primeira vitória de muitas

Ainda sem os seios por conta da cirurgia de retirada, em 2019 ela foi a primeira campeã de Jaraguá do Sul, na categoria Wellness de fisiculturismo. Ela comenta que este momento foi inesquecível e que apenas de recordar abre um sorriso imenso de gratidão, mas ela também lembra que ouviu muito pessimismo por parte de algumas pessoas.

“Me diziam que eu nunca seria campeã de Wellness sem minhas próteses.”

Foto divulgação | Suelyn Ferreira

Além de lidar com os julgamento, a jaraguaense sofreu fortes abalos no psicológico, mas não desistiu. Ela sempre teve certeza que poderia ir mais longe, fazer acontecer, queria deixar um legado para o filho João, que sente muito orgulho da trajetória da mãe. A mulher da aço.

Conheça Suelyn Ferreira

  • Uma música: Erika – I don’t know
  • Um aprendizado que levou para a vida? Não perca tempo triste, não desista depois que falhou.
  • Uma frase: Você tem 2 escolhas agir ou ficar reclamando.
  • Uma pessoa que inspira: meu filho, quero ser espelho para ele e dar orgulho.
  • Você se vê como alguém que inspira outras pessoas? Vejo que inspiro sim, pela forma de mostrar a minha superação, os desafios, hábitos, rotina de uma mãe que é atleta, Personal Trainer e também empresária.
  • Quais os desafios da rotina de uma mulher nos dias de hoje? Aprender a lidar com suas emoções e ao pensar nelas, se amar. Não era para ser um desafio algo tão óbvio e especial, mas é.

Foto divulgação | Suelyn Ferreira

 

Onde encontrar

A academia Star possui dois endereços em Jaraguá do Sul:

  1. Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, 607 no bairro Nova Brasília;
  2. Rua Pioneiro, R. Júlio Tissi, 910 bairro Nereu Ramos.

Para mais informações acesse as redes sociais: Instagram e Facebook @staracademiasc