Strudel Haus: uma experiência histórica através da gastronomia e cultura alemã em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

22/05/2020 - 13:05 - Atualizada em: 22/05/2020 - 13:42

Receitas típicas que demonstram atenção e cuidado na construção dos sabores de cada prato. Esta é a especialidade da Strudel Haus em Jaraguá do Sul e é isto que vem conquistando os moradores da região com tanto sucesso.

Nos pratos do almoço típico, se destacam as combinações clássicas entre doce e salgado da cozinha germânica. Contudo, os temperos intensos em cortes de carne de primeira não ficam por baixo e trazem lembranças felizes da gastronomia caseira em lares alemães.

Foto Matheus Wittkowski

No café colonial, as delícias representam uma verdadeira viajem no tempo dentro da história gastronômica de Jaraguá do Sul. A receita de Strudel de Queijinho da Strudel Haus, foi servida na primeira Schützenfest em 1989.

Foto: Matheus Wittkowski

Outro ponto que vale ser mencionado sobre a culinária são os ingredientes. Todos são frescos e selecionados com cuidado, inclusive, colhidos na hora dentro das hortas da família que comanda o local.

Zelo pela cultura alemã

Além da gastronomia típica, a arquitetura e a decoração contribuem para a inserir ainda mais os visitantes dentro da cultura típica alemã. A casa, com assoalho de madeira reluzente de tão bem conservado deixa óbvia a relação próxima do local com a história.

No quintal, se encontram objetos dignos de museus e os lagos fazem sucesso entre crianças e adultos que podem alimentar os peixes usando as mãos.

Como se a estrutura física já não bastasse, a família Eskelsen, que administra e atende ao público no local utiliza trajes típicos alemães e até conversa em alemão com os visitantes que dominam o idioma.

Foto: Matheus Wittkowski

 

Vez ou outra, Matheus Eskelsen, toca animadas e inspiradoras músicas alemãs na sanfona para embalar as refeições e trazer ainda mais alegria e vida para o ambiente da Strudel Haus.

Compromisso e seriedade

O empenho da família para criar os melhores pratos e a melhor experiência para quem busca vivenciar a cultura germânica demonstram carinho, seriedade e respeito à história e aos visitantes. Por isso, não poderiam de deixar de lado os cuidados durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Assim como orientam os órgãos oficiais da saúde. A capacidade do local foi reduzida em 50% e a entrada e permanência no local só é permitida com o uso de máscaras (exceto nos momentos em que as pessoas estiverem se alimentando).

Todos os clientes recebem luvas plásticas ao entrar e existem frascos de álcool gel 70% espalhados por todo o ambiente. Além disso, as pessoas devem manter o distanciamento mínimo de 1,5m umas das outras.,

Onde encontrar

A Strudel Haus fica na rua JGS-492, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul. Entra em contato através dos telefones (47) 3372-1681 (Restaurante) e 3370-8919 (Residência) ou também pelo WhatsApp 9 9696-3887.
Veja o cardápio completo pelo site cafecolonialstrudelhaus.com.br e acompanhe as novidades da casa pelo redes sociais: Facebook e Instagram.