Strudel Haus: o café colonial com gastronomia tombada da Rota Alemã

Foto: Claudio Costa | OCP News

Por: Elissandro Sutil

21/10/2020 - 08:10 - Atualizada em: 21/10/2020 - 14:50

Memórias. Essa palavra resume a valiosa contribuição do Strudel Haus para com a Rota Alemã já que o local é um almoço típico e café colonial que transborda tradição e respeito com a cultura germânica.

Ao chegar, a viagem no tempo é praticamente imediata. A pequena casa, com traços antigos e a família usando roupas tradicionais fazem todos perceberem os laços de tudo ali com a cultura alemã.

A gastronomia disponível também é algo impossível de questionar. Todas as receitas servidas no local, além de ter um sabor espetacular, são tombadas como patrimônio histórico e por isso o local é parada obrigatória para quem busca ter uma experiência turística valorosa da cultura local.

Receitas típicas

O que fez os saborosos pratos e iguarias do Strudel Haus ganharem o título histórico foram as mãos de Silvana, proprietária e chefe da cozinha do local, que se compromete em usar sempre técnicas históricas para produzir cada uma das delícias do bufe.

Os temperos dos pratos salgados são aqueles usados na época da colonização. Os doces, também seguem essa regra, mas com ainda mais fidelidade. Os sabores disponíveis são tantos que é possível se perder ao passear pelo bufê. O favorito dos turistas é o Strudel de Maçã, dos moradores da região, o de queijinho, mas além deles é possível saborear outros strudels como o de: abacaxi, palmito e várias outros.

Um legado valioso

Foto: Claudio Costa | OCP News

Embora a casa funcione e receba o público há 11 anos, a história do Strudel Haus começou muito antes disso. Em 1989, Ivone Raduenz Eskelsen (em memória), mãe de Marcos Eskelsen (proprietário e marido de Silvana), foi convidada pelo então secretário de turismo de Jaraguá do Sul, Balduino Raulino (em memória) a produzir todos os strudels que seriam servidos na primeira edição da Schutzenfest.

Ivone aceitou o convite e sem perder tempo buscou aperfeiçoar a técnica de produção de Strudel. Ela foi a responsável pelo prato na festa tradicional por anos, e eles eram servidos em uma pequena casa chamada “Strudel Haus” dentro do pavilhão de eventos.

Foto: Claudio Costa | OCP News

Por lembrar com carinho desse tempo, quando Ivone e a família decidiram inaugurar o almoço típico e café colonial, o nome usado não poderia ser outro senão daquela casinha que foi o lar do primeiro Strudel servido na Schutzen. Hoje em dia, o Strudel Haus é uma das experiências mais completas de todo o Circuito Vale Europeu e agora, da Rota Alemã.

Compromisso e seriedade

O empenho da família para criar os melhores pratos e a melhor experiência para quem busca vivenciar a cultura germânica, demonstram carinho, seriedade e respeito à história e aos visitantes. Por isso, não poderiam de deixar de lado os cuidados durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Foto: Claudio Costa | OCP News

Assim como orientam os órgãos oficiais da saúde. A capacidade do local foi reduzida em 50% além de a entrada e permanência no local só é permitida com o uso de máscaras (exceto nos momentos em que as pessoas estiverem se alimentando).

Todos os clientes recebem luvas plásticas ao ir se servir e existem frascos de álcool gel 70% espalhados por todo o ambiente. Além disso, as pessoas devem manter o distanciamento mínimo de 1,5m umas das outras.

Onde encontrar

A Strudel Haus fica na rua JGS-492, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul. Entra em contato através dos telefones (47) 3372-1681 (Restaurante) e 3370-8919 (Residência) ou também pelo WhatsApp 9 9696-3887.
Veja o cardápio completo pelo site cafecolonialstrudelhaus.com.br e acompanhe as novidades da casa pelo redes sociais: Facebook e Instagram.