Solturi Energia Solar: mesmo com nova lei que prevê uma taxa, energia fotovoltaica vale a pena

Foto: Solturi

Por: Maria Luiza Venturelli

09/01/2022 - 14:01 - Atualizada em: 09/04/2024 - 15:59

A Lei 14.300, denominada TUSD Fio B, conhecida popularmente como Taxação do Sol, trouxe algumas mudanças para quem deseja instalar um sistema de energia solar. A lei entrou em vigor na última sexta-feira (6) e determina uma tarifa adicional para os créditos gerados em energia, para que os custos de distribuição sejam cobertos. A lei foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no último ano e cumpriu o prazo determinado pelo Marco Legal da Geração Distribuidora.

Mas isso não significa que investir em energia solar não vale mais a pena, muito pelo contrário! Haverá uma mudança de tecnologia e adaptação às novas formas de taxação, adequando o sistema para o máximo aproveitamento.

A Solturi Energia Solar é especialista em energia fotovoltaica em todo o território nacional, produzindo energia de forma limpa e sustentável, com uma solução inovadora, consistente e vantajosa para quem quer pagar apenas uma taxa mínima na fatura da conta de luz. A empresa tranquiliza os consumidores que pretendem investir em energia solar a partir de 2023 e explica algumas das vantagens da nova lei.

Foto: Solturi Energia Solar

Ainda é vantajoso instalar painel solar mesmo depois da implementação da lei?

Depois da Taxação do Sol, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre as vantagens de adquirir o painel solar para empresas ou residências, afinal, acreditam que a nova taxação encarecerá e trará desvantagens em usar esse tipo de energia. Porém, ainda que exista uma taxação em cima do uso da energia solar, as vantagens continuam sendo muito maiores do que usar o sistema elétrico comum.

Quem já possui o painel solar ficará isento dessa taxa até 2045. Ao fazer a aquisição do painel solar em 2023, será necessário pagar a taxa de forma progressiva. Começando gradativamente em 2023 com uma taxa de 15%, 2024 será 30%, em 2025 o valor será de 45% e assim gradativamente até 2029, quando o cliente vai pagar 90% da taxação sobre a distribuição, ou seja, somente sobre 28% do valor total da tarifa.

Veja as três maiores vantagens, mesmo com a nova lei:

Economia e valorização do imóvel

Foto: Divulgação/Solturi

Ainda que se tenha essa taxa em cima, a energia solar gera uma economia na conta de luz que vai de 50% a 95%. Sendo assim, o investimento feito para aquisição e instalação do sistema fotovoltaico acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. Além disso, o sistema gera rentabilidade por muito tempo, já que a vida útil é longa.

Além disso, ao ter que escolher entre um imóvel que depende da rede elétrica e está sujeito aos aumentos de tarifa, ou um que tem energia solar, a maioria das pessoas prefere optar pelo segundo. Por isso, imóveis com sistema fotovoltaico podem ser valorizados em até 20% e costumam ser vendidos rapidamente, pois ganham a preferência de quem busca um lugar para morar.

Energia de melhor qualidade

Foto: Solturi

O valor cobrado não é um imposto, ou seja, não vai para o governo municipal, estadual ou federal e sim para a concessionária de energia. Vale ressaltar que é uma tarifa justa, considerando que as manutenções nas redes elétricas vão aumentar por causa do volume de sistemas solares.

O valor sobre o custo da distribuição do Fio B será usado pela concessionária para custear melhorias de rede e fornecer uma energia de melhor qualidade para todos os usuários, além de investimento em Auxilio Ambiental, Programa de Desenvolvimento e Programa de GD (Geração Distribuída) para residências de Baixa Renda.

Preservação do meio ambiente

Foto: Solturi Energia Solar

A matéria prima da energia solar é originada da natureza, através da luz do sol, que pode ser usada de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente. Portanto, a geração de energia elétrica é feita de modo consciente e econômico, não só do ponto de vista financeiro, como também ambiental.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Além de poluírem o planeta, esses gases também são responsáveis pelo aquecimento global e comprometem o acesso das gerações futuras às fontes de energia.

Investindo em energia solar, você diminui consideravelmente os gastos da sua casa ou empresa e ainda preserva o planeta para as futuras gerações.

Onde encontrar

Foto: Solturi

Em Jaraguá do Sul, a Solturi fica na rua Max Eugênio Roberto Ziemann, 256, no Czerniewicz.

A empresa conta com uma equipe técnica especializada para oferecer a melhor instalação do seu sistema solar, seja ele residencial, industrial, comercial ou rural, não havendo necessidade de quebras ou danos à estrutura onde os painéis serão instalados.

Visite o site solturi.com.br e entre em contato através do telefone e WhatsApp (47) 9 9250-4607 ou (47) 9 9108-8959 ou ainda pelo email contato@solturi.com.br.

A Solturi também está no Instagram @solturi.energia.

Notícias no celular

Whatsapp