Setor imobiliário local se adapta para atender investidores do mundo todo

Imagem provisória.

Por: Elissandro Sutil

28/10/2020 - 06:10 - Atualizada em: 28/10/2020 - 08:04

O mundo aprendeu muito com as novas dinâmicas impostas pela pandemia do coronavírus e isto pode ser visto também no mercado imobiliário. Hoje, as reuniões de apresentação dos imóveis e os acordos comerciais e financeiros acontecem via videoconferência e a maior parte dos detalhes é discutida por WhatsApp.

Luiz Sérgio de Assis Pereira Jr., diretor da Engetec em Jaraguá do Sul, vê este movimento como uma tendência mundial que veio para abrir os olhos do mercado e fazer com que os corretores consigam atender pessoas de qualquer lugar do mundo.

“Usando a internet como aliada, não precisamos mais ficar presos ao mercado ‘de casa’, podemos buscar investidores no mundo todo”, ressalta Pereira.

A praticidade também é um divisor de águas. O perfil dos investidores de alto nível não é de pessoas com tempo sobrando para fazer várias viagens para as negociações. Eles têm uma rotina atarefada e limitar a negociação a um único encontro é o ideal.

“Ainda é importante olhar nos olhos para ‘fechar o negócio’, mas não como antes. A parte inicial pode e deve ser feita de forma remota até por uma questão de segurança”, completa o diretor.

A “queda” dos limites geográficos

Outra mudança que necessita atenção é o comportamento dos investidores. Hoje, a distância não é mais empecilho para que as negociações sejam feitas. Quem busca investir em algum lugar do mundo só precisa encontrar um corretor que consiga fazer o contrato e as negociações de qualquer lugar.

Luiz celebra esta mudança como uma abertura para novos mercados. O empresário comenta que atualmente existe uma procura muito grande por imóveis frente-mar e que os investidores não são necessariamente da região onde os imóveis se localizam.

“Em Santa Catarina, a procura é por Balneário Camboriú, que atrai investidores do Brasil todo. Além de BC, outro lugar que merece atenção é a praia de Trancoso em Porto Seguro (BA), que é procurada por vários investidores”, salienta.

Estes dois polos turísticos do Brasil são requisitados por pessoas de todo o canto. Luiz comenta que já recebeu catarinenses interessados em imóveis na Praia de Trancoso e pessoas do norte/nordeste, interessadas em Balneário Camboriú, por exemplo.

SC X BA

Indo mais afundo na questão entre Balneário Camboriu e Praia de Trancoso podemos usar como exemplo dois empreendimentos: Villa Falésia (Trancoso) e o Fischer (BC). Estes dois empreendimentos são de alto padrão e ambos custam praticamente o mesmo preço, em torno de 6 milhões de reais.

Esta similaridade no preço de ambos, para um investidor de São Paulo é muito interessante. O motivo disto é o tempo de viagem (avião) entre esses dois locais que é basicamente o mesmo.

Condominio Villa Falésias

Compare dois empreendimentos

Outro empreendimento na Praia de Trancoso, em Porto Seguro, é o Bahia Blue, da Vittal Properties. Ao compara-lo com o FIscher Dreams em BC, você percebe que as características físicas de ambos são parecidas, bem como a vista do mar que são realidade nos dois. Veja fotos de ambos:

Bahia Blue (Praia de Trancoso):
FIscher Dream (BC)

Catarinenses interessados nestes investimentos podem entrar em contato com Luiz Sérgio através da Engetec (luiz@engetecimoveis.com.br).

Renda fixa perde espaço para setor imobiliário

O mercado financeiro é a “moda” da vez e muitos estão migrando da poupança para os investimentos de renda fixa. Por outro lado, investidores mais experientes estão migrando da renda fixa para o mercado imobiliário.

O motivo disso é que, para aqueles que têm muito capital para investir, a baixa cotação da Selic fez com que o mercado imobiliário se tornasse muito mais vantajoso e rentável.

De acordo com Luiz, este crescimento começou em julho de 2020 e continua aumentando. Ele ainda completa que hoje um investimento imobiliário irá trazer um dos maiores percentuais de retorno.

“A renda fixa não rende bem como antes e a variável é de alto risco. Ao migrar ou optar por um investimento imobiliário, os ganhos conseguem chegar a 30% em um período curto de tempo”, finaliza o especialista.

 

A Engetec

A empresa fica na rua Padre Francken, 217, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações acesse www.engetecimoveis.com.br ou acompanhe a curta a pagina da empresa no Facebook (@engetecimoveis).

Contato

Telefone: (47) 3055-0919

E-mail: luiz@engetecimoveis.com.br

WhatsApp para Vendas