Secadora de roupas: aprenda como usar corretamente

Foto Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/04/2020 - 10:04 - Atualizada em: 29/04/2020 - 10:19

É muito comum elaborarmos uma lista com as tarefas domésticas do dia a dia. A rotina pode ser ainda mais árdua quando não utilizamos a tecnologia ao nosso favor. Faxina, trabalho, cuidar da família; tudo faz com que o tempo se torne mais curto. E alguns afazeres acabam ficando para depois.

Por isso, a secadora de roupas aparece como um dos eletrodomésticos fundamentais para facilitar e cuidar bem dos tecidos, evitando seu desgaste. Sem falar na praticidade para quem vive em apartamentos e não tem onde colocar um varal para pendurar as roupas recém-lavadas.

Contudo, o fato de desconhecer como manusear o aparelho e as recomendações pode resultar em peças danificadas. Sendo assim, aprenda como usar corretamente a secadora de roupas. Descubra as principais dicas e curiosidades sobre o assunto.

Antes de começarmos o artigo, não sabe qual secadora comprar? Veja este artigo completo do Tota lConstrução listando as melhores secadoras.

Conheça a sua secadora de roupas: leia o manual!

Não há ninguém que conheça melhor o aparelho do que o próprio fabricante, não é? Quando a secadora de roupas chegar na sua casa, leia o manual atentamente! Siga as indicações oferecidas pela marca.

Evite utilizar o eletrodoméstico antes dessa etapa, para não correr o risco de estragar as roupas, ou até mesmo prejudicar o funcionamento da máquina.

Atenção com a duração da secagem

A secagem excessiva pode fazer com que as roupas se encolhem. O que pode confundir as pessoas; trazendo a ideia de ser um dos efeitos da secadora de roupas, quando na verdade foi um erro próprio. Deixe que as peças acompanhem o ciclo sugerido.

Se você tem dúvidas sobre o tempo correto de secagem, observe as informações do fabricante sobre os tipos de tecidos e ciclos.

Confira as etiquetas

As etiquetas contém dicas valiosas sobre o que fazer e o que não fazer com o look. Não observá-las antes de lavar, secar e passar é um erro comum que pode custar a integridade das roupas. E, embora o nosso assunto principal seja o uso da secadora, saiba que não seguir os outros processos põe em xeque a performance da secagem também.

Além disso, são elas que apontam a temperatura adequada a selecionar. Então, sobre a etiqueta:

 

  • O símbolo que representa a secadora de roupas na etiqueta é o quadrado. Vem comumente na 3ª posição da esquerda para a direita e traz círculos, pontos ou traços em seu interior.

 

 

  • As temperaturas são indicadas através dos pontinhos:

 

> Um ponto – 40ºC (baixa temperatura)

> Dois pontos – 55ºC (temperatura média)

> Três pontos – 75ºC (temperatura alta)

Caso o símbolo esteja preenchido com tonalidade escura, a indicação é pela secagem sem temperatura.

  • Existem ainda outras informações como a rotação da secagem e a ação delicada. Por isso, nada de pular a leitura das etiquetas, viu?

Olhe os bolsos antes

Chicletes, pedaços de papel, embalagens de plástico e outros materiais que carregamos nos bolsos podem representar perigo. Porque ao saírem das peças, durante os ciclos, podem cair em compartimentos da secadora ou interferir no aspecto e cor dos itens. Olhe os bolsos antes de introduzir as roupas no eletrodoméstico.

Economize energia elétrica

Ao colocar peças extremamente molhadas na secadora de roupas, a máquina trabalha com mais força, gastando bastante energia. Além de dificultar o processo, é claro. Então, evite colocar peças encharcadas na secadora.

Classifique as roupas e os tipos de tecido

Misturar as peças como roupas de banho com roupas íntimas não é nada recomendado. A melhor dica é classificar e separar as roupas e os tipos de tecido antes de ligar a secadora. Fazendo com que peças frágeis não se danifiquem com roupas mais pesadas junto a elas.

Outro ponto a destacar é a quantidade depositada dentro do eletrodoméstico. Uma grande remessa de uma vez sobrecarrega demais, influenciando na durabilidade e desempenho da máquina. Portanto, muito cuidado!

Maior cuidado com tecidos de fibras naturais

A lã e o algodão são compostos por fibras naturais, tornando-se mais delicados para secar no aparelho. O que não quer dizer que não podem passar pela secagem, ok? Apenas tome cuidado para seguir à risca as indicações de tecidos frágeis. Redobre a atenção com a temperatura e o ciclo a ser selecionado.

Está tentando remover manchas da peça? Não seque-a agora!

Se alguma roupa está manchada e você está usando produtos químicos e dicas caseiras para remoção, não seque-a agora! A secagem faz com que a mancha se torne definitiva em alguns casos. Danificando-a sem ter como voltar atrás. Olhe cuidadosamente cada detalhe da roupa antes de colocar na secadora de roupas.