Sangue empreendedor: a história da fundadora da Empório Floriani em Jaraguá do Sul

Foto Piero Ragazzi

Por: Elissandro Sutil

19/03/2019 - 08:03

O espírito empreendedor já está no sangue de Vanessa Alessandra Jaeger Floriani, de 39 anos. Vinda de uma família de empreendedores, em Ibirama, ela resolveu seguir os mesmos passos. Uniu o amor por viajar com a vontade de abrir o próprio negócio e criou a Empório Floriani, um mercado gourmet, em Jaraguá do Sul.

Junto do marido Evandro Floriani, ela toca o espaço desde janeiro deste ano, quando inaugurou. O objetivo foi trazer para a cidade uma loja focada em produtos de alta qualidade, nacionais e importados, mas com bom custo-benefício.

O mercado conta com cervejas especiais, vinhos e harmonizações gourmet, como queijos, massas, molhos, geleias, chocolates, snacs, temperos e mais.

Foto Piero Ragazzi

Em 2017, quando começou o MBA em Gestão Empresarial, a vontade de empreender já era grande e muitas ideias surgiram no decorrer do curso. Colocou as ideias no papel e, depois da última viagem à Europa, se inspirou ainda mais com os empórios e mercados gourmet da Alemanha, Itália, França e Inglaterra.

Vanessa conta que a maior dificuldade foi montar a empresa em paralelo com o trabalho de gerente de hotel. Foram muitas noites e fins de semana trabalhados no planejamento, além dos desafios na hora de executar tudo, com a parte burocrática e na busca de fornecedores.

“Estudei muito para montar a carta e fazer a seleção e produtos para a loja, principalmente no assunto cervejas, afinal me tornei sommelier”, detalha.

Foco, determinação e planejamento foram as peças-chave para que desse tudo certo para abrir a empresa. Ela planejou tudo, fez contas, calculou a viabilidade e definiu prazos, para concentrar todos os esforços em alcançar a meta.

Foto Piero Ragazzi

Teve o apoio dos pais, Ivone e Jerson Jaeger – fator decisivo para a tomada de decisão, e também do marido, que se tornou sócio da empresa. Mas um de seus maiores exemplos é a avó, Ilse Jaeger.

“Era uma mulher à frente de seu tempo, batalhadora e empreendedora junto com meu avô. Tem um livro que conta a história da minha família ‘Vocação Empreendedora Atravessando Gerações’, de Eliana Voegel Jaeger”, diz.

Vasta experiência na área

Vanessa começou a trabalhar muito cedo na empresa do pai, fazendo serviços administrativos. Aos 15 anos trabalhava meio período e estudava, aprendendo o valor do trabalho, do dinheiro e do planejamento desde cedo.

Se formou em Turismo e Hotelaria em 2001 e começou a trabalhar na área. Natural de Ibirama (SC), se mudou para Jaraguá do Sul em 2007. Foram 18 anos de hotelaria e 10 como gerente de hotel.

Foto Piero Ragazzi

Fez especialização em Gestão e Inovação de Negócios em 2003, e em Gestão de Pessoas em 2009. Também se especializou na língua alemã e estágio em alimentos e bebidas em Munique, na Alemanha, em 2013. Cursou MBA em Gestão Empresarial em 2018 e se formou em Sommelier de Cervejas em 2019.

 

Carreira: a coisa mais importante para mim
Família: minha base, minha sustentação
Lembrança: minha infância em Ibirama com meus pais
Sonho: viajar o mundo com meus pais
Objetivo: fazer da minha empresa um sucesso
Uma inspiração: meu pai
Um lugar: Alemanha
Um livro: A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim
Um filme: Chave Mestra
Uma frase: “Tenha uma vida com um propósito, o dinheiro é consequência.”

O que é ser mulher? Ser uma super heroína.

Onde encontrar: rua Jorge Czerniewicz, 99 sala 7 – Ed. Saint Sebastian, Czerniewicz (em frente à Scar)
(47) 3055-0010 • FacebookInstagram