Saiba tudo sobre o primeiro Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia

Foto: Consultt Solar

Por: Maria Luiza Venturelli

29/09/2022 - 10:09

Com a proposta de ser o mais audacioso projeto de conteúdo sobre energia no Brasil, o 1º Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia foi um grande sucesso que reuniu 700 mulheres, em dois auditórios, no Hotel Renaissance, em um dia memorável para mulheres do segmento de energias renováveis.

O evento foi idealizado por Lúcia Abadia, grande empresária do setor de empreendimentos imobiliários, que há 7 anos atua na área de energias renováveis e é diretora comercial da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída.

Na curadoria, coordenação e gestão, o evento contou com os empresários Carlos Evangelista – Presidente do Conselho ABGD, Silla Motta – CEO da Dona Lamparina, e um elenco de colaboradoras de alta performance, formado por empresárias e executivas do setor: Érica Santos – Engª. de Energia e Assessora Tec. da GIZ, Raquel Rocha – Diretora Brasil Enertech, Mayara Barreto – Especialista Trade Marketing, Clarissa Zomer – CEO Arquitetando Energia Solar, Zilda Costa – Diretora de Regulação de Energia – H2 Energy, Jéssica Soares – Coordenadora de Marketing ABGD, Samara Pereira – Coord. Tec. Com. da Mobimax Solar, Luciana Makhoul – Coord. de Eventos e Com. da ABGD, Raquel Zhou – Diretora Chint PoweR, Maíra Ramalho – CEO Green Light Energy, Samella Martiniano – Responsável Técnica – Consultoria Freelancer, Mariana Göttems – Analista Jurídica, Carolina Maia – CEO RBR Solar Itaipu, Camila da Cunha – Diretora de Rh – Studio Equinócio, Juliana Mezzalira – Diretora de Operações – RH Renováveis, Cibele Marques – Consultora de energia – Ecoplanck Soluções e Michele Sousa – CEO DMS Representações.

No palco, grandes empresárias e executivas da área compartilharam seus conhecimentos especializados e seus desafios como mulher em um ambiente predominantemente masculino.
Dividido em dois auditórios, o evento ofereceu conteúdo no formato de painéis de entrevistas. Moderadoras e entrevistadas puderam compartilhar com a plateia temas abrangentes que revelaram o momento atual do setor, desafios e perspectivas para o gênero feminino no segmento.

Os avanços e as transformações das relações de gênero no setor de energias renováveis, estiveram presentes em todos os debates. Os temas propostos nos painéis foram: Desafios no setor de energia, Educação como veículo de inserção de mulheres no setor de energia, Carreiras de sucesso e impacto no segmento, O futuro do setor de energia, Interseccionalidade: um projeto de diversidade e inclusão no setor de energia.

“A mulher precisa acreditar que tudo o que ela deseja é possível. Já era hora de colocar luz na atuação das mulheres do setor de energias renováveis do Brasil. Na verdade, é hora de dar visibilidade para as mulheres de todas as áreas.” – declarou Lúcia, ao se despedir, deixando o convite para o 2º Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia, em 2023. Silla Motta – Curadora e painelista, destacou que o Brasil é o celeiro do mundo em energias renováveis e chamou a atenção das participantes para as oportunidades que o setor oferece.

O 1º Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia contou com um forte aparato tecnológico e foi transmitido ao vivo para o mundo. No foyer dos auditórios foram oferecidos lounges, elegantemente decorados, com inúmeras opções para fotos e registro do evento. As participantes contaram ainda com um serviço de make and hair durante toda a programação e puderam apreciar um refinado coquetel ao final da programação.

O evento contou com o patrocínio de mais de 50 entidades e empresas nacionais e multinacionais do setor.

A SGV Solar tem participação ativa neste projeto. A empresa é de Jaraguá do Sul e preza pela participação igualitária das mulheres no quadro de funcionários, inclusive em cargos de gestão.

Assessoria de imprensa de Lúcia Abadia.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc