Safari: de um hobby a um empreendimento que completa 40 anos

Foto: Milena Koepp

Por: Elissandro Sutil

12/11/2022 - 05:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:01

Pescadores são famosos pelos relatos exagerados de suas aventuras, de tal modo que histórias difíceis de acreditar são chamadas de “história de pescador”. Pois muitas histórias, reais ou com uma pitadinha divertida de exagero, foram contadas graças à Loja Safari, que chega aos 40 anos de atividade proporcionando, ao longo de quatro décadas, inúmeras aventuras para apaixonados pela pesca, camping na natureza, atividades de tiro esportivo. caça esportiva (legalizada) e dispositivos de defesa pessoal.

E tudo começou graças a peixes ornamentais de aquário, uma das paixões de Nilton Nasato, o fundador da loja, em uma fase de sua vida. Nascido em Jaraguá do Sul, ele teve uma trajetória parecida com a de muitos jovens de sua época. Trabalhou na Weg por alguns anos, mudou-se para Blumenau e retornou a Jaraguá do Sul, onde abriu uma indústria mecânica, em sociedade, na qual atuou por cerca de três anos.

Nessa época, Nilton tinha como hobby a criação de peixes ornamentais e frequentava uma loja voltada para montagem e manutenção de aquários. Prestes a encerrar a operação em Jaraguá do Sul, o gerente da loja propôs vendê-la para Nilton, que por conta da ocupação na empresa que havia fundado, não pôde aceitar.

O início de tudo

Foto: Milena Koepp

 

Posteriormente, ao se desligar da sociedade, voltou a procurar a empresa, mas a loja já havia fechado. Então, ele tomou a iniciativa de abrir um empreendimento nos mesmos moldes, para atender aos aficcionados por aquários e peixes ornamentais.

O estabelecimento foi aberto na galeria Dom Francisco, ao lado da antiga prefeitura de Jaraguá do Sul. Assim, aos poucos, as pessoas começaram a procurar pelo comércio. O número de itens comercializados foi aumentando, acrescido de produtos para pesca, camping e , posteriormente, o tiro.

A ideia inicial era trabalhar com aquário e pesca, mas a procura e os pedidos levaram à introdução dos novos itens. Com o crescimento dos itens comercializados, surgiu a necessidade de mudar de endereço, e o local escolhido foi o imóvel onde até hoje a Safari está instalada.

Mudança de endereço consolidou a loja

Nasato cita uma conversa com o proprietário da Galeria, o empresário Marcos Dalprá (in memorian), que era também fundador da empresa de malhas Dalmar, ocorrida quando decidiu transferir a loja daquele espaço para o novo endereço. O empresário lembrou que no começo da loja, ele recebia muitas visitas por conta ds frequentadores lotérica que existia na galeria. Com o passar do tempo, foi a Safari que passou a atrair pessoas para a lotérica. Ainda assim, o empresário apoiou a mudança como um passo importante para o fortalecimento do negócio.

 

Notícias no celular

Whatsapp