Sabor de infância: restaurante Degustare encanta Jaraguá do Sul com temperos naturais e caseiros

Foto divulgação | Degustare

Por: Elissandro Sutil

13/07/2020 - 08:07 - Atualizada em: 13/07/2020 - 08:37

São poucos os restaurantes que conseguem se equiparar ao sabor de amor e de cuidado que a “comidinha de mãe” tem. Por isso, quando um deles chega a este nível de perfeição, ganha imediatamente a atenção e a preferência de qualquer pessoa que um dia experimentou aqueles sabores.

Em Jaraguá do Sul, um destes locais é o Degustare – Pastelaria e Restaurante que serve pratos recheados de amor, carinho e com temperos que lembram muito aqueles que as pessoas são acostumadas desde a infância.

Yuri Ricardo Canal – Chefe do Restaurante Degustare

Yuri Ricardo Canal é dono e chefe da cozinha do Degustare e comenta que os sabores alcançados em cada prato são fruto da paixão que tem pela gastronomia. O chefe comenta que os pratos tem sabor caseiro de verdade porque a regra nas cozinhas do local é dispensar 100% qualquer tempero industrializado.

“O segredo da gastronomia é sempre trabalhar com amor, colocar no seu prato os melhores sentimentos, gastronomia não é só insumos, temperos, gastronomia é dedicação, é paixão, é fazer tudo com muita delicadeza e paciência”, comenta Canal

Equilíbrio perfeito

A preocupação com a cozinha caseira de qualidade é só um dos pilares que sustentam o Degustare. De acordo com Soeli, existe também uma busca incansável pelo equilíbrio perfeito entre a boa cozinha e pratos saudáveis.

Foto divulgação | Degustare

Os restaurantes contam com o acompanhamento de uma engenheira de alimentos que orienta e inspeciona os processos produtivos da cozinha para garantir que cada prato alcance o potencial máximo de sabor.

História

Yuri se formou em gastronomia em 2018, mas a ideia de abrir o restaurante veio quando o rapaz iniciou a graduação. Até um ano antes da formatura de Yuri, o sonho ainda não havia sido realizado, mas em 2017 a mãe do rapaz, Soeli de Oliveira Canal, apoiada pelo pai de Yuri, abriu mão da carreira de representante de tecidos para inaugurar o Degustare no loteamento Firenze.

Yuri Ricardo Canal – Chefe do Restaurante Degustare

A dedicação da família se manteve neste primeiro ponto e o local foi conquistando os clientes dia após dia até que, em 2019, deram mais um passo e abriram a segunda filial do restaurante, no Centro de Jaraguá do Sul.

Soeli comenta que expandir o negócio foi uma decisão mista entre estratégia de mercado e amor pelo que ela e o filho fazem. Antes de fazer este movimento, a empresária consultou uma pesquisa e viu que a rua Epitácio Pessoa irá se tornar a principal via gastronômica do território jaraguaense e por isso este ponto foi escolhido.

Fé e gratidão

Soeli, devota de Nossa Senhora Aparecida, comenta que a fé foi essencial para ela quando decidiu se aventurar no empreendedorismo. Até hoje a empresária mantém viva a memória de gratidão que sente pelo que conquistou.

“Eu sinto que sem Deus para nos guiar, o negócio da família jamais teria saído do papel. É por isso que nos dois restaurantes mantemos a imagem de Nossa Senhora Aparecida como uma lembrança diária do que ela proporcionou a nós”, relata Soeli.

Pastéis de alto padrão

 

O conhecimento gastronômico da equipe da Degustare permite que eles sejam especialistas também na preparação do carro chefe do local: os pastéis. Os conhecimentos em gastronomia de Yuri foram aplicados na construção do amplo cardápio da pastelaria que conta com 60 sabores distintos.

Ao saborear aos pastéis fica claro que eles vão além das receitas simples. Desde a primeira mordida, o sabor mostra que houve estudo e cuidado para garantir perfeição e harmonia entre os sabores de cada ingrediente nos recheios.

Pastéis mais pedidos

  • Cavalito: alcatra chapeado, ovo frito e queijo prato;
    Maxifran: frango, milho verde, palmito, requeijão cremoso e queijo muçarela;
    Pasteis de camarão;
    Degusuper: purê de batata, calabresa, bacon, brócolis e requeijão cremoso;
    Carne com ovo: carne moída temperada e ovos cozidos;
    Divino: Palmito, orégano, brócolis e queijo;
    Sensação: chocolate e morango.

Onde encontrar

No Centro, o Degustare fica na Rua Pres. Epitácio Pessoa, 640. No Chico de Paula, ele está no loteamento Firenze na rua Dorval Marcatto, 80. Para mais informações ou encomenda de marmita, entre em contato com o restaurante pelo WhatsApp: (47) 9 9119-0012.

O atendimento da pastelaria é de quarta a sábado das 18h as 22h. O restaurante do centro funciona de segunda a sexta das 11h às 14h. No bairro o funcionamento é das 11h as 13h30 de segunda a sábado. Durante o inverno, o local serve feijoada aos sabados.