Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

ROBOTERiN: Somos a Inovação Industrial

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

26/05/2020 - 14:05 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:29

As indústrias estão cada vez mais tecnológicas, buscando por inovações através de softwares que assegurem e gerenciem a organização; produtos com selos de proteção ao meio ambiente e também por máquinas industriais que otimizam processos. Logo, fornecer soluções robotizadas inovadoras contribuindo para a melhoria constante das condições de trabalho e otimizar processos gerando maior lucratividade aos clientes, é a missão da ROBOTERiN.

NOSSA HISTÓRIA: A APOSTA NO FUTURO COM A INOVAÇÃO INDUSTRIAL

Foto: Divulgação

Em 2008, com dedicação e destaque profissional, Paulo Jr. recebeu a proposta de trabalhar no setor de robótica – recente desenvolvido – em uma empresa de transformadores. Após a experiência profissional e muitos estudos referente a programação e manutenção do robô industrial, foi iniciado o planejamento de um sonho: abrir uma empresa de automação industrial, onde automatizar indústrias, utilizando também da expertise em células robotizadas, seria o foco principal.

Após meses de planejamentos e tendo coragem para empreender, nasce a ROBOTERiN, com a meta de se tornar referência nacional em células robotizadas e máquinas industriais.

Hoje com mais de 15 anos de história, a empresa tem a sua sede na cidade de Massaranduba – SC, com uma estrutura de aproximadamente 1,4mil m², onde todo processo de fabricação é feito internamente, o que resulta positivamente em maior qualidade nas células robotizadas desenvolvidas e tornando a empresa muito mais competitiva economicamente, no mercado de automação industrial.

CARREIRA EM ASCENSÃO

Com um crescimento muito maior do que o planejado, a empresa conta com uma equipe de especialistas em automação industrial, que trabalha com foco, dedicação e comprometimento para desenvolver as melhores soluções em máquinas industriais e células robotizadas aos clientes. De acordo com a colaboradora Jamaira Ferreira, que está na equipe há 10 anos, sendo a primeira funcionária do setor administrativo, a organização mantém desde o inicio a preocupação com o bem estar de todos.

“Estou na ROBOTERiN há 10 anos e me sinto orgulhosa pelo crescimento que vi acontecer de perto. A empresa realmente cumpre os valores que um dia foram escritos em papel pelo fundador, tendo a honestidade, respeito e comprometimento como os seus principais pilares. E nós como funcionários, recebemos esse comprometimento com o próximo através de várias ações humanas, como auxilio no pagamento de especializações até a nível de curso superior; horário de trabalho flexível; e benefícios diários que influenciam positivamente a tornar o clima organizacional em um ambiente tranquilo e satisfatório.”

Além das ações realizadas de forma corporativa, a ROBOTERiN faz ações sociais, colaborando sempre com ONGs e orfanatos da região, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas e com desejo de fazerem parte da sua história.

“Por ser uma empresa de tecnologia, o maior capital da empresa é o intelectual. Isso torna especial cada uma das pessoas que compõe o nosso time”, diz Paulo Junior, fundador da empresa.

AFINAL, O QUE SÃO CÉLULAS ROBOTIZADAS?

Foto: Divulgação

As células robotizadas são sistemas automatizados que utilizam robôs industriais para executar tarefas consideradas de alto risco; ou outras tarefas específicas e repetitivas, em linhas de produção.

A célula robotizada permite que possa ser efetuado com facilidade, agilidade e eficiência, certas tarefas que antes não poderiam ser realizadas, devido a algumas limitações humanas, como: paletização de sacos de grãos em torno de 50kg ou raspagem e coleta da borra de zinco líquido em processo de galvanização de chapas.

A utilização de robôs industriais é vista no mercado como uma solução totalmente eficaz na automação do chão de fábrica, pois cada projeto pode ser particularmente desenvolvido de acordo com a necessidade da linha industrial.

A ROBOTERiN projeta, fabrica, instala e programa uma enorme gama de células robotizadas à fim de atender a demanda cada vez maior por automatização das linhas de produção brasileiras. Além de fornecer peças de reposição e serviços de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.

A GRANDE QUESTÃO! OS ROBÔS GERAM EMPREGO OU DESEMPREGO?

Foto: Divulgação

Com a experiência do dia a dia presenciando a instalação de novas células robotizadas no chão de fábrica, percebe-se que ao invés de diminuir as oportunidades de emprego com o desligamento de funcionários, os colaboradores recebem oportunidades em outros setores da empresa e permite que os funcionários avancem em suas carreiras. Esse remanejamento acontece pelo aumento da produtividade de fabricação que ocorre. Obviamente, para trabalhar em uma linha automatizada, de forma direta ao robô, é necessário se qualificar à tecnologia, basta apostar em treinamento real, in loco.

A automação de processos pode concluir tarefas até 70% mais rápido, como resultado, as operações se tornam muito mais eficientes, gerando a necessidade de mais pessoas em outros setores. Lembrando que geralmente os robôs industriais são implantados em linhas de produção insalubres, com periculosidade ou com alto risco aos humanos. O que de forma positiva, melhora a qualidade de vida dos operadores. Há casos de paletização de sacos de grãos, onde os funcionários ficavam o dia inteiro levantando e colocando em esteiras os produtos, o que gerava riscos ergonômicos.

O futuro sempre gera medo e desconfiança e o debate sobre a tecnologia e seu papel também é um tema que gera dúvidas. Porém, é fato que não há como nos mantermos protegidos dos desafios que a automação industrial traz consigo. Muitos dizem que os robôs vieram para tomar o lugar dos seres humanos, mas isso não passa de falácia. Se fossemos considerar todas as estimativas dos futurólogos, já teríamos ficado sem água, sem petróleo, sem emprego, e que no futuro, celulares poderão ser implantados no corpo. O grande problema é que essas estimativas se valem do presente e exageram o futuro e, ainda, conseguem fazer com que o passado tenha sido romântico. Podemos afirmar que o passado não era melhor, mas que o futuro também não é impossível e nem negativo.

TREINAMENTOS ESPECIALIZANTES EM ROBÓTICA INDUSTRIAL

Há várias marcas de robôs industriais em atuação no mercado brasileiro. Porém, mesmo com a automação em alta e com a robotização sendo um assunto comentado nos últimos anos, não há muitos treinamentos ou cursos especializantes que ensinem realmente a programar esse tipo de máquina industrial.

Mais do que uma especialista em robôs, a ROBOTERiN sempre busca estar à frente das mais novas tecnologias, investindo constantemente em pesquisas e conhecimento para ensinar em seus treinamentos.

A empresa dispõe de treinamentos para pessoa física, com objetivo de alcançar qualquer pessoa que busque por especialização na área ou treinamento para empresas, muitas vezes em formato de grupos. Os treinamentos vão desde o nível básico ao avançado, com os temas de programação e manutenção mecânica, ou com assuntos especiais de acordo com as necessidades do cliente.

COMO SE TORNAR ROBOTISTA E FAZER PARTE DA EQUIPE?

Um profissional bem capacitado, é capaz de promover a programação das trajetórias, executar as lógicas necessárias para a atividades em questão, promover a interligação com os demais componentes da célula e colocar o robô em funcionamento. Esse profissional também pode a vir efetuar intervenções corretivas ou de acordo com o plano de manutenção preventiva e preditiva.

Ser um profissional na área da robótica nos dias de hoje, é um grande passo para a estar à frente da concorrência. É necessário que o profissional se especialize e busque por formação em áreas como de mecatrônica, eletrônica ou afins.

Cada fabricante de robô desenvolve um linguagem e forma de programação que muitas vezes não se aplicam a outros modelos, por isso o profissional também precisa estar se qualificando e aprimorando seu conhecimento sempre que possível.

A ROBOTERiN desenvolve os seus profissionais através de treinamentos in loco e até mesmo proporcionando treinamentos na própria fabricante da marca, tudo isso de forma gratuita para o seu desenvolvimento.

Para fazer parte da nossa equipe, você pode enviar o seu currículo para o e-mail: [email protected]

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.