À beira do asfalto, na rua Alberto Schneider, no caminho para o Rio da Luz, chama a atenção uma propriedade do lado direito, com uma bonita residência, antiga e conservada, adornada por belas palmeiras e um jardim bem cuidado. A casa, inclusive, é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal com total entusiasmo do proprietário, Manfred Marquardt.
No mesmo espaço, um pórtico e uma placa anunciam a entrada para o Recanto Colonial, de onde se apresenta, ao fundo, um amplo salão de madeira com janelas de vidros quadrados, separado da rua por um campo de futebol suíço. A surpresa só aumenta quando se atravessa a singela portela de madeira e se caminha por uma trilha de brita: começam a aparecer a mobília, feita de troncos, cadeiras, bancos e adornos esculpidos em madeira que transportam o visitante a um outro mundo, tamanha a beleza, o capricho e criatividade ali disposta.
Uma árvore centenária, coberta de líquens, musgos e trepadeiras, cercada de plantas e de um banco com rodas de charrete, dá as boas-vindas. Um dia de céu azul convida pássaros a pousar, tornando a experiência ainda mais impressionante. Troncos de madeiras em posição vertical servindo de floreiras complementam a decoração externa.
Salão de eventos
Ao adentrar o salão de eventos da propriedade, o visitante se depara com uma impressionante mobília rústica, feita inteiramente de troncos de madeira nativa e trabalhadas em técnicas artesanais de marcenaria, um espetáculo para os olhos, de beleza única e incomparável.
É nesse amplo salão que cerimônias, comemorações e confraternizações, tais como batizados, casamentos e eventos de empresas, são realizadas, podendo ocorrer até três atividades simultaneamente. Todos os eventos realizados contam com um maravilhoso buffet preparado pela equipe profissional do estabelecimento, digno de elogios de todos os que têm a oportunidade de saborear.
Mini restaurante
Para quem deseja apreciar o espaço durante a semana, o Recanto Colonial dispõe de um mini restaurante, com um cardápio de cervejas e petiscos como aipim frito, bolinho de aipim, anéis de cebola, batata frita, frango a passarinho, polenta frita, calde peixe, filé de tilápia, posta de tilápia e bolinho de tilápia.
O mini restaurante funciona a partir de terça-feira, a partir das 18h. Aos sábados, das 9h às 22h e aos domingos, das 9h às 15h.
Novidade: Buffet aos domingos
A partir de setembro, o Recanto Colonial servirá seu buffet aos domingos, aberto ao público mediante reserva. Uma oportunidade de apreciar o sabor e se encantar com toda a beleza do salão de eventos.
Uma história dedicada a manter a tradição familiar
Manter uma propriedade e preservar suas características, em uma região que se urbaniza rapidamente, é um feito e um orgulho do proprietário, Manfred Marquardt.
A área foi comprada em 1935 por Gustavo Marquardt , avô de Manfred, que instalou um engenho para produção de açúcar mascavo, produzindo também derivados como o melado de cana. A intenção na época, era garantir o futuro dos filhos, já que não havia, na época, indústrias em Jaraguá do Sul.
Quando Harry Marquardt, filho de Gustavo, assumiu a propriedade, a demanda por mascavo e derivados havia diminuído, então ele passou a plantar arroz irrigado, que fornecia para o engenho de Wolfgang Weege, o mais moderno de Santa Catarina na época. Também cultivava milho, batata-doce, aipim e colhia inhame, criava gado de bacia leiteira e suinocultura.
Com o falecimento do pai, Manfred Marquardt, que havia trabalhado no Comércio Weege, Michigan Botões e na Weg, no setor de controle de qualidade, pediu demissão do último emprego em 1979 e assumiu a propriedade para mantê-la na família.
Ele decidiu trocar a agricultura, que já não compensava financeiramente, e montou um aviário, em 1979, que fornecia para o abatedouro Frilusa, no Rio da Luz. Além disso, iniciou a criação gado de corte e plantação de pastagem e piscicultura. O aviário perdurou até 1998.
Em 2001, teve a ideia de iniciar um pesque-pague, instalando uma lagoa de peixes com 1.200 metros quadrados de área inundada, que no ano seguinte foi ampliada para 11 mil metros.
Abriu também um quiosque onde passou a servir preparos de peixe e cerveja, que evoluiu para um mini restaurante, ainda em atividade. O imóvel onde funciona o estabelecimento é a casa de seu pai, que foi transportada até o local e recebeu algumas adaptações.
Como o inverno é uma época de baixa demanda, a atividade de pesque-pague acabava sendo menor, gerando a necessidade de uma outra fonte de recursos, o que motivou Manfredo fazer um campo de futebol suíço, contribuição de seu genro, e também construir um espaço de eventos.
Ao lado da esposa, Asta Marquardt, Manfred é grato a toda a equipe que contribui para o funcionamento e manutenção da propriedade.
Onde encontrar:
Recanto Colonial Mini Restaurante e Espaço de Eventos
Endereço: R. Pastor Albert Schneider, 1630-1676 – Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul – SC
Telefone: (47) 3370 1524