Nutrir a Vida de Verdade, esse é o propósito da Urbano Alimentos

A empresa possui unidades em diversas regiões do país. Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

12/12/2022 - 07:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:47

Sabe aquele cheirinho gostoso de arroz soltinho, feito com alho, cebola, temperos escolhidos a dedo e uma pitadinha de sal? Por trás dele, existe uma empresa e um time de colaboradores que se dedica diariamente para entregar um arroz de qualidade para cada cliente. Fundada em 1960 por Urbano Franzner, o pequeno engenho de arroz cresceu e transformou a Urbano Alimentos na segunda maior empresa de arroz e feijão do Brasil, tornando-se também referência no segmento de macarrão zero glúten, entre outros produtos.

Foto: Divulgação

Atualmente, a Urbano Alimentos está instalada em 10 estados do Brasil. São 143 mil metros quadrados totais de área construída, mais de 1700 colaboradores diretos e 2400 carretas por mês de alimentos que abastecem os supermercados de todo o Brasil. A empresa possui tecnologia de última geração, as unidades podem produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas de arroz em casca e feijão. São 15 unidades de produção, armazenamento e recebimento, além de quatro unidades de distribuição, resultando em um total de 19 unidades.

Certificação GPTW

Dia da Comemoração GPTW em Jaraguá do Sul. Foto: Divulgação

A Urbano possui a Certificação Great Place to Work (GPTW), que garante que a empresa conte com uma boa cultura organizacional e um ambiente de trabalho saudável para o profissional desenvolver habilidades e ser valorizado. Para receber a certificação, a empresa precisa aplicar um questionário com todos os colaboradores, que avalia a experiência do funcionário com relação a cinco dimensões: respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem.

Para obter o reconhecimento como um ótimo ambiente de trabalho pelos funcionários, é necessário atingir nota 70 ou superior na pesquisa. A partir dos resultados, a empresa deve identificar as ações que serão estratégicas para aprimorar as práticas de gestão de pessoas, como é o caso da Urbano, que busca crescer mais a cada dia ao desenvolver um ambiente saudável para cada colaborador.

“Proporcionar satisfação e felicidade para quem trabalha na Urbano é uma das diretrizes da nossa estratégia, e a pesquisa de clima é o meio para fazermos isso de forma assertiva. Em 2022, colaboradores de todas as unidades foram convidados a participar, de forma anônima e confidencial”, declara a empresa.

Estratégia se faz com pessoas

A Urbano Alimentos têm como visão “intensificar o crescimento e presença junto ao consumidor, assegurando a continuidade do negócio”, que faz parte do Plano Estratégico da empresa, onde as metas e desafios são estabelecidas a curto, médio e longo prazo. As metas são desdobradas para cada área da empresa, sendo assim, os colaboradores recebem o direcionamento de suas responsabilidades e entregas para contribuir com a jornada. Anualmente são realizados encontros com as lideranças para criação, alinhamento e desenvolvimento das estratégias do ano seguinte.

O ano de 2022 ficará marcado na história da Urbano Alimentos também pela compra da Broto Legal, empresa com mais de 40 anos de história e que é líder de vendas no interior do estado de São Paulo. Ou seja, é o casamento perfeito para a marca Urbano, que contará com a Broto Legal para ampliar a abrangência em São Paulo, sendo uma grande conquista resultante do esforço e trabalho de uma equipe unida e alinhada com o mesmo objetivo.

Gestores de todo o Brasil se reúnem na unidade de Campinas para a construção do Planejamento Estratégico. Foto: Divulgação

Ideologia

A ideologia da Urbano foi atualizada através da participação de muitas pessoas, entre gestores e equipes de todas as unidades, que fizeram um longo e dedicado trabalho de estudos, debates e análises.

Há mais de 60 anos, a Urbano desenvolve produtos para nutrir a vida das pessoas e proporcionar alimentação saudável e saborosa do campo à mesa dos brasileiros. Para a empresa, é uma forma de nutrir as relações familiares, semear bons momentos e sustentar gerações, além de intensificar o crescimento e presença junto ao consumidor, assegurando a continuidade do negócio.

Comunicação e celebração do novo propósito. Foto: Divulgação

Toda a ideologia da empresa é baseada nos seguintes valores: simplicidade, integridade, compromisso, pessoas e fazer acontecer. “O que define a nossa essência, o nosso valor como empresa e o que fazemos todos os dias é ter a certeza de que nós Nutrimos a Vida de Verdade. Esse é o nosso propósito!”, declara a empresa.

 

Programa de Inclusão

Além do selo GPTW, a empresa também possui um programa de inclusão, o “Como Faz Bem Incluir”, lançado em julho de 2021 com o objetivo de incluir pessoas com deficiência como colaboradores da Urbano. A iniciativa é da área de Gestão de Pessoas e busca realizar ações afirmativas e de inclusão para construir uma cultura de diversidade, com olhar sensível e empático para o diferente, mostrando que é possível unir pessoas diferentes pelo mesmo propósito.

Entre as ações já realizadas desde o início do programa, estão palestras de sensibilização com lideranças e colaboradores, cursos de formação de Libras níveis I e II, fortalecimento do programa e da cultura de inclusão através dos canais de comunicação, ações inclusivas e de conscientização durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), reuniões periódicas com as áreas de Recursos Humanos das unidades e a inovadora “Trilha de Desenvolvimento para Pessoas com Deficiência”.

Formatura da Trilha de Desenvolvimento. Foto: Divulgação

A Trilha é uma iniciativa pioneira no estado, foi o primeiro programa nesse formato em Santa Catarina. A Urbano tem o objetivo de preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, sem custos para os participantes. De acordo com a colaboradora Caroline Zangalli, da área de Treinamento e Desenvolvimento, que é PCD e integra a equipe corporativa à frente do programa, ações como essa são essenciais para a inclusão de colaboradores.

“A Urbano se destaca na sociedade como uma empresa acolhedora e inclusiva, atraindo candidatos que se identifiquem com o propósito da empresa”, explica.

Ela conta que a deficiência que tem nunca foi vista como uma limitação pelo restante da equipe. “Fui bem acolhida pela empresa e colaboradores. Sinto-me muito bem aqui, existe respeito e as pessoas antes de enxergarem a minha deficiência, enxergam a profissional que sou. Estou muito feliz por fazer parte da empresa e estar participando deste momento”, finaliza.

“Nosso objetivo é evidenciar e disseminar o entendimento de que a diversidade traz benefícios em todos os aspectos, incluindo nossos colaboradores e negócio e, principalmente, para a sociedade. Para transformar esse conceito em cultura organizacional, estamos trabalhando ativamente com ações de conscientização para que todos passem a enxergar as pessoas com deficiência como pessoas com projetos, sonhos e competências como as demais”, explica Gabrielly Antunes, do setor de Treinamento e Desenvolvimento.

Além das ações realizadas de forma corporativa, cada unidade da Urbano possui autonomia para fazer a inclusão acontecer à sua maneira, realizando atividades de conscientização e engajamento paralelas e adaptadas à realidade local.

Por meio dos programas, a Urbano se posiciona como uma empresa aberta e acolhedora, quebrando paradigmas e estimulando que outras entidades busquem fazer o mesmo.

Faça parte do time Urbano

Festa de Integração anual com todos os colaboradores. Foto: Divulgação

Fazer parte do time de colaboradores de uma organização com selo GPTW, como a Urbano, é o desejo de muitos profissionais.

“O sentimento de pertencimento, acolhimento e engajamento de todos, torna o ambiente mais feliz e satisfatório, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas e com desejo de estarem aqui. Me sinto muito realizada em estar participando desse marco na história da Urbano com a certificação da GPTW, isto confirma que o trabalho que estamos construindo está no caminho certo e principalmente que os colaboradores percebem na prática o quanto são importantes e que estamos sempre em busca de sermos uma das melhores empresas para se trabalhar”, declara Aline Tais Royer Pivetta, gestora do RH.

Para nutrir a vida de verdade junto com a Urbano, basta acessar a aba “Trabalhe Conosco”, em urbano.com.br. No Linkedin também é possível acompanhar as vagas em aberto.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc