Realize um sonho: 6 dicas para você comprar o seu primeiro imóvel

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

06/12/2022 - 10:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:48

O primeiro imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas é essencial fazer um bom planejamento para atingir esse objetivo. Essa aquisição exige um alto investimento e um comprometimento do comprador, o que requer cuidados importantes para não ter problemas para fazer os pagamentos necessários nem se arrepender da escolha.

É importante garantir que a propriedade atenda às expectativas e se concretize em um bom negócio. Para isso, é possível contar com a ajuda de uma construtora e profissionais de arquitetura de confiança, que entendam qual é o imóvel ideal para cada cliente e ajude na realização de sonhos.

Foto: Pixabay

Se planeje financeiramente

Para investir no imóvel ideal para a realidade da sua família, é importante primeiro ter um bom controle de gastos e uma reserva financeira, pois o dinheiro guardado pode ajudar a compor o valor de entrada ou parte do imóvel, ou cobrir despesas com cartório e registro de imóvel. Também pode ser usada para a compra de móveis, troca de piso ou decoração.

Antes de efetuar a compra, analise se consegue absorver essa despesa por um bom tempo, ou o que poderia reorganizar na renda e em despesas para conseguir arcar com o investimento mensal.

Também é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar parte da entrada ou parte do financiamento, o que pode ajudar a diminuir o valor das parcelas.

Pesquise sobre como funciona a compra de um imóvel

Adquirir uma propriedade, além de exigir um grande investimento financeiro, também precisa de muita pesquisa e paciência. Isso porque todo o processo tem diversas burocracias e termos que não fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Sendo assim, para evitar surpresas desagradáveis, é interessante procurar saber como funciona a transação e contar com o auxílio de profissionais de confiança para orientação.

Também é possível conversar com amigos e familiares que já efetuaram a compra e buscar informações em sites confiáveis, tudo com o intuito de fechar um negócio melhor e mais seguro.

Escolha as características do imóvel

Ao procurar um imóvel para comprar, é normal se deparar com diversas opções: casas ou apartamentos, coberturas, imóveis na planta, em condomínio ou individuais, além de inúmeros outros disponíveis. O tipo do imóvel influencia no custo, na disponibilidade e na forma de pagamento, então essa decisão deve ser feita para garantir um planejamento financeiro sem erros.

Com tantas opções, é normal ficar confuso e indeciso na hora de investir. Para facilitar a busca e aumentar as chances de escolher a casa ou apartamento ideal, é importante sempre ter em mente quais são as características que você quer ou precisa.

Observe quais são os critérios são extremamente necessários, como a quantidade de quartos, o número de vagas da garagem, além de características para aumentar a sua qualidade de vida, como piscina e área de festas.

Preste atenção na localização

Comece identificando os bairros que mais se encaixam na sua realidade e faça uma busca por imóveis nesses locais. Também é importante observar se existe comércio próximo, escolas, ponto de ônibus ou qualquer outro detalhe que possa levar o imóvel a se valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo.

Construtoras de qualidade costumam fazer uma pesquisa prévia em relação ao potencial de crescimento do local.

Leia atentamente o contrato

Como em qualquer transação, ler o contrato com muita atenção é essencial para evitar problemas e desentendimentos. Por ser um documento longo e com uma linguagem muito formal, muitas pessoas não fazem a leitura de forma adequada.

É importante também fazer uma análise detalhada de cada cláusula, para evitar erros. Para isso, você pode contar com a ajuda de um advogado que ajude a tirar todas as dúvidas.

A compra do primeiro imóvel é um momento muito especial, mas também cercado de dúvidas e inseguranças. Seguir cada etapa, desde a procura até a assinatura do contrato, com muito planejamento e pesquisa, é a chave para concretizar este objetivo.

Escolha uma construtora de confiança

Escolher uma construtora que cumpre prazos e não decepciona na hora da entrega também é muito importante antes de fechar um negócio, pois muitas vezes o barato pode sair caro ao fazer uma compra por impulso. Antes de fechar negócio, conheça o histórico da empresa, visite imóveis já entregues e procure por referências de clientes que possuem um imóvel dela.

Foto: Pixabay

Vários aspectos devem ser analisados para entender qual é a demanda e as necessidades da família. Jaraguá do Sul e região tem várias construtoras e arquitetos com anos de experiência no ramo, locais que contam com profissionais capacitados que podem auxiliar na hora de realizar o sonho da casa ou apartamento próprio. Você pode conhecer algumas em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc