Quer fazer a sua empresa crescer? Ricardo Watzko ensina método com foco na evolução de profissionais

Foto: OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

18/11/2022 - 13:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:58

Trabalhar com uma metodologia favorável para o crescimento e fortalecimento dos negócios é essencial para o crescimento de qualquer empresa, independente da área de atuação. Processos e práticas que já existem e funcionam podem ser otimizados e melhorados por pessoas que se dedicam a estudar e ensinar métodos que incentivam negócios a serem cada vez melhores.

É o caso de Ricardo Watzko, especialista em evolução de pessoas e negócios, criou seu próprio método, onde o objeto de desenvolvimento é cada indivíduo inserido no processo, o método RW. Por isso, Ricardo diz que não existe uma planilha ou processo pronto, e sim processos que vão criando corpo no desenvolvimento, levando em consideração a individualidade, pois todos levam consigo sua história e seus valores. Nesse processo as (ações) ferramentas, sejam administrativas, de gestão ou comportamentais, são construídas conforme a individualidade das pessoas e do negócio.

Esse novo momento profissional de Ricardo iniciou após seis anos atuando como Instrutor de cursos, treinamentos e mentorias, sendo analista comportamental, consultor em planejamento empresarial, com foco no desenvolvimento de lideranças.

Em toda essa trajetória, Ricardo entendeu que poderia entregar mais às pessoas, foi aí que passou a estudar e reavaliar seus métodos que já atingiam excelentes resultados. Assim, passou a seguir um novo direcionamento em sua metodologia de trabalho, com o objetivo de ajudar cada empresa a atingir os melhores resultados possíveis através de um treinamento que qualifica e abstrai o melhor de cada pessoa.

“Já ajudei várias empresas aqui em Jaraguá do Sul e região a conectar a equipe com o processo, trazendo resultados expressivos em um ambiente de trabalho melhor e mais saudável”, explica o profissional.

Problemas como conflitos entre gerações, conflitos comportamentais, falta de comunicação, falta de engajamento com o propósito da empresa podem atrapalhar muito o bom funcionamento da empresa e a harmonia entre os colaboradores. Pensando nisso, o método foi desenvolvido para garantir que mais negócios e profissionais tenham sucesso naquilo que se propõe a fazer.

Em todo processo, evoluímos o nível de consciência individual e coletiva, antes de procurar melhorar os processos para que o negócio seja mais eficiente, é importante trabalhar metodologias de autoconhecimento, para ter mais clareza e objetividade, criando então processos comportamentais”, declara Ricardo.

O foco do Médoto RW são as pessoas, que através de processos humanizados possam se aprimorar, sem deixar de lado a conexão necessária dos propósitos individuais e coletivos. Segundo Watzko, o foco na evolução pessoal possibilita maior acessibilidade entre equipe e gestores, afinal por que melhorar apenas os processos, quando você pode ser melhor na vida e nos negócios?

Método RW

Foto: OCP News

O método de trabalho desenvolvido por Ricardo é dividido em algumas etapas:

A primeira etapa consiste na identificação do problema através de um mapeamento comportamental, que permite identificar padrões de comportamento e conhecer o perfil de cada profissional da empresa. O mapeamento comportamental determina a forma como uma pessoa age no dia a dia, diante de situações corriqueiras ou não e se aplica também ao contexto profissional.

Já na segunda fase do método, o foco é entender como é possível lidar com determinados problemas e isso é feito através de diferentes etapas:

  • identificar o perfil comportamental através de um mapeamento comportamental;
  • determinar padrões comportamentais;
  • entender qual o padrão ou tendência de comportamento predominante;
  • oferecer um feedback assertivo que possibilita a melhora para cada pessoa;
  • desenvolver consciência individual e de equipe.

Para saber como isso é colocado em prática e pode beneficiar o seu negócio, é preciso contar com os serviços do profissional, que desenvolve o plano de ação ideal para cada tipo de empresa, de acordo com o perfil do negócio, dos líderes e colaboradores. Aqui compreende-se o porquê Ricardo não entrega um plano de trabalho pronto, é preciso construir de forma personalizada de acordo com cada realidade.

Benefícios para a empresa

Foto: OCP News

Todo o método oferece diversos benefícios de desenvolvimento e produtividade para a empresa.

O mapeamento comportamental permite que funcionários, independente de seu tempo de serviço tenham atribuições mais condizentes com o seu perfil e habilidades, assim cada profissional terá a oportunidade de desempenhar tarefas de acordo com suas habilidades, com mais confiança e motivação, identificando assim as potencialidades de cada um, oportunizando o desenvolvimento de novas funções com mais qualidade e produtividade.

O aprimoramento da gestão de conflitos é outro ponto que se destaca, pois torna possível definir as estratégias mais adequadas para a resolução de conflitos internos e também para outras comunicações necessárias. Em resumo, o Método RW faz com que a empresa passe a saber como se dirigir aos funcionários de forma mais objetiva e eficaz, bem como o funcionário compreende o objetivo da empresa, se sentir parte da mesma e importante no processo de crescimento.

Além dos benefícios de produtividade, o método oferece excelentes resultados de engajamento e performance. Isso porque o mapeamento comportamental faz com que os funcionários percebam que a empresa conhece seus pontos fortes e os valoriza. Esse reconhecimento se reflete na adequação das tarefas desempenhadas e resulta em funcionários mais motivados, que gostam daquilo que fazem.

O Método RW forma equipes mais fortes, pois adequa tarefas, estruturando equipes com a união de profissionais com competências complementares.

O fit cultural da empresa também é melhorado, pois o mapeamento comportamental pode ser implantado já no processo de recrutamento e seleção, o que aumenta as chances de promover alinhamento e harmonia entre a equipe. O fit cultural é o alinhamento do colaborador com os valores da cultura e com a missão da empresa. Ao considerar esses elementos, o empregador consegue encontrar candidatos com maior probabilidade de motivação, envolvimento e permanência na organização.

Outro benefício importante é a facilidade de identificar a necessidade de possíveis treinamentos, pois ao conhecer melhor os funcionários e a rotina da empresa, as questões que precisam ser aprimoradas se mostram de forma mais clara. Se faltam executores em uma equipe, por exemplo, e algum funcionário demonstra ter esse potencial, um programa de desenvolvimento pode resolver o problema.

Através desse método, cada indivíduo inserido no processo faz conexões com suas vidas pessoais, se tornando mais fortes e capazes de resolver seus conflitos, assim a empresa conta com profissionais mais saudáveis e engajados com suas atividades profissionais.

Todos esses pontos de melhoria contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, evitando que profissionais procurem por outras oportunidades de emprego, reduzindo a rotatividade.

Como seu foco é em pessoas, desenvolver líderes atuantes faz parte desse processo. Para Ricardo, um líder atuante entende que sua função é manter a equipe motivada, delegar funções e mostrar que todos fazem parte do processo e o sucesso da equipe depende da dedicação de cada um. Através de treinamentos e palestras, são formados profissionais ideais para estar à frente de determinados projetos dentro da empresa.

História profissional – quem é Ricardo Watzko?

Foto: OCP News

Ricardo é um profissional empenhado em entregar resultados transformadores com seu método exclusivo, o qual foi desenvolvido a partir de experiências pessoais e profissionais.

Especialista em evolução de pessoas, tem como missão contribuir para o amplo crescimento de empresas e equipes, criando um vínculo de respeito e confiança, para que dessa forma possam todos compreender e caminhar com os mesmos objetivos. Watzko traz em seu currículo alguns títulos e experiências que o tornaram um profissional qualificado em sua atuação.

  • cursou pós-graduação e Extensão em Metodologias de Desenvolvimento Humano pela Católica de Santa Catarina;
  • se aperfeiçoou como Analista Comportamental, Life Coach, Executive Coach, Palestrante Coach e Líder Coach;
  • cursou Inovação e Empreendedorismo pelo MIT – Cambridge de Massachusetts, e Psicologia Social e Comportamental pela Universidade de Queensland, da Austrália;
  • é um profissional certificado em Treinamento, Suporte Técnico e Vendas pela SolidWorks, também americana, com formação técnica em Processamentos de Dados e Informática pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
  • atuou como instrutor de cursos e treinamentos, consultor em planejamento empresarial e desenvolvimento de lideranças;
  • atuou como gestor de varejo, inovação e tecnologia;
  • coordenou departamentos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento de produtos no ramo metal mecânico e automação industrial.

Entre em contato com Ricardo Watzko e conheça mais sobre o Método RW através do telefone (47) 3055-0692 e WhatsApp (47) 3055-0692. O e-mail de contato é contato@watzko.com.br.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc