Queda de cabelo em excesso precisa de tratamento

Por: Elissandro Sutil

18/03/2020 - 06:03

Cabelos bonitos e bem cuidados é o desejo de dez entre dez mulheres desde a antiguidade. Os egípcios aplicavam gordura de rabo de jacaré para deixar suas madeixas mais brilhantes. Os cabelos eram símbolo de riqueza e status na Europa de séculos atrás.

Por receio de piolhos e outras doenças, a aristocracia da época chegava a raspar suas cabeças para usar pomposas perucas. Atualmente, além de uma infinidade de produtos para os cuidados com o cabelo, há também modernos tratamentos para as doenças que afetam as valorosas madeixas.

Uma das dermatologistas mais requisitadas de Jaraguá do Sul, a Dra. Glauce Gaziri, que atua na cidade há 15 anos, lembra que a principal queixa que seus pacientes relatam acerca de cabelos, é a queda exagerada. A especialista falou ao OCP:

Queda de cabelo é algo normal?

Uma pessoa pode ter queda de 100 a 150 fios por dia, sem que isso signifique um problema. O cabelo tem um ciclo de nascimento, crescimento, queda e repouso. Fios estão nascendo e se desprendendo continuamente ao longo de toda a vida. À queda exagerada, chamamos alopecia.

Quais são as causas de alopecia?

A alopecia pode ser de origem genética, chamada alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície. Nos homens vemos as características entradas profundas e rarefacção no topo da cabeça. Nas mulheres a perda é maior na linha média do couro cabeludo.

Outra causa comum de perda de cabelos, é o eflúvio telógeno. É a queda difusa e exagerada que costuma causar preocupação no paciente, ao ver uma quantidade muito grande de cabelo caído ao penteado ou lavagem. As causas podem ser estresse físico ou emocional, pós-parto, dietas muitos restritivas, deficiências vitamínicas, alterações hormonais etc.

Foto Matheus Wittkowski

Outros tipos de queda incluem a alopecia frontal fibrosante, líquen plano pilar, alopecia senil, alopecia areata (esta pode acometer inclusive a barba) e alopecia de tração (causada pelo uso de cabelos presos muito firmemente).

Tratamentos químicos provocam queda?

As famosas escovas progressivas aumentam a queda, já a tintura não. Descolorir os fios pode causar a quebra, mas não afeta o folículo. Lavar o cabelo diariamente também não apresenta risco aumentado para queda.

Quando cai o cabelo, é pra sempre?

Com tratamento, a área afetada pode voltar ao normal contanto que nela ainda haja folículos pilosos. Áreas totalmente desprovidas de pelos (a conhecida careca brilhante) não melhoram com tratamentos clínicos, somente com o transplante capilar.

Quais os tratamentos possíveis?

O tratamento deverá ser direcionado a cada causa específica. Quanto mais cedo for instituído, melhores as chances de recuperação. Entre as medicações mais conhecidas, estão a finasterida, o minoxidil, o alfaestradiol, corticoides tópicos, uso de laser e led.

Foto Matheus Wittkowski

Um dos procedimentos mais eficazes no combate à calvície é a micro infusão de medicamentos na pele (MMP), realizado em consultório. Trata-se de uma mescla de medicamentos que irão agir diretamente no folículo piloso, fornecendo a este fatores de crescimento e vitaminas específicas que suspendem a queda e fortalecem o fio.

Sobre a especialista

A Dra. Glauce (CRM 12069 e RQE 12941) atende na Clínica da Face, que fica no bairro Vila Nova. Acompanhe as novidades e trabalho da médica pelas redes sociais: Facebook e Instagram @glaucegaziri.dermato.