Qual a importância de escolher o profissional correto na hora de fazer procedimentos estéticos?

Por: Dra. Josiane Olívia Lunelli

17/05/2020 - 13:05 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:21

Estamos vivendo um momento de grande expansão do mercado da beleza. Em cada esquina vemos estabelecimentos oferecendo serviços estéticos, além de anúncios patrocinados nas redes sociais, muitas vezes com valores promocionais, bem abaixo dos praticados por clínicas médicas.

Muitos ocultam a formação do profissional, além de dizer ter desenvolvido métodos revolucionários que são capazes de produzir resultados milagrosos, até com fotos de antes e depois, com manipulação da imagem para gerar mais impacto. Não é preciso ter conhecimento na área para desconfiar de promessas de resultado como essas. Mas será que vale a pena pagar mais barato, mesmo que o resultado seja legal?

Foto: Freepik

Vou te dar quatro razões para você realizar procedimentos com profissionais médicos qualificados:

  1. Sua saúde

É impossível dissociar beleza de saúde. Qualquer intervenção realizada para melhora estética pode ter repercussão direta na saúde do indivíduo. Com a entrada de pessoas de diversas áreas e uma extrapolação de atuação na realização de procedimentos invasivos, mais casos de complicações são reportados a cada mês pela literatura nacional e mundial.

Casos de AVC, cegueira e óbito, além de complicações corporais, foram muito vistos em 2023. As complicações podem ser imediatas (até 24h após), recentes (24h a quatro semanas) e tardias (de quatro semanas a anos).

Escolher um profissional médico qualificado é garantir que você está nas mãos de alguém que domina o que está fazendo e que tem condições de tratar qualquer intercorrência que possa acontecer, seja imediata ou tardia.

  1. Uso de produtos e equipamentos de qualidade

Quem não é da área dificilmente se preocupa com o tipo e qualidade de material utilizado. O uso de produtos e equipamentos de origem duvidosa, sem certificação ou sem respaldo científico, o armazenamento fora da temperatura ideal e o uso de produtos vencidos representam um risco enorme para o paciente. Alergias, infecções, queimaduras e cicatrizes são alguns dos problemas mais comuns.

  1. O barato pode sair caro

Ao buscar um procedimento estético, procuramos melhorar nossa aparência, tratar o que nos incomoda e nos sentir bem com a nossa própria imagem. Quando uma complicação acontece é preciso atuar na reparação.

Não são raros os casos de pacientes que se encontram nessa situação, e o tratamento da complicação pode ser muito mais custoso do que o próprio procedimento. Por isso, busque um profissional médico qualificado e minimize a chance de intercorrências.

Até aqui, podemos resumir os tópicos em uma palavra: SEGURANÇA.

  1. Resultados naturais

A falta de conhecimento e senso estético apurado leva muitas vezes a resultados artificiais. Pessoas cada vez mais distorcidas e infladas. Na minha opinião, tudo que salta aos olhos, chama atenção demais, se afasta do que é bonito e elegante.

Meu objetivo com esse artigo não é te desencorajar a se cuidar, a deixar de tratar os pontos de incômodo ou de cuidar do envelhecimento. Mas sim trazer informações importantes para que você possa fazer uma escolha consciente do profissional no qual você vai confiar a sua saúde.

Saiba mais no Instagram @drajolunelli

Médica – CRM SC 19809

Notícias no celular

Whatsapp

Dra. Josiane Olívia Lunelli

Médica dedicada a deixar as pessoas mais bonitas e saudáveis. Com expertise em procedimentos estéticos, Dra Josiane escreve sobre soluções personalizadas para necessidades variadas, incluindo os mais atuais tratamentos faciais, corporais e de rejuvenescimento.