Está pensando em comprar uma picape? Confira os modelos com maior destaque no mercado

O número de picapes nas estradas brasileiras vem aumentando com o passar dos anos. Segundo a Fenabre (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apesar da crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus, as vendas da categoria cresceram no último ano, e tudo indica que a tendência veio para ficar.

Embora tenham sido projetadas originalmente como ferramenta de trabalho para levar carga pesada, já que normalmente possuem motores mais fortes e preparados para enfrentar obstáculos que outros automóveis, as picapes têm ganho cada vez mais sucesso entre as famílias brasileiras, sendo utilizadas em grande parte para passear pelas ruas e avenidas das principais cidades.

Motivos

O mercado de picapes se mostra aquecido por diversos motivos. O principal é sem dúvidas as péssimas condições de rodagem das estradas brasileiras, inclusive com alguns trechos sem asfalto, que demandam veículos que sejam maiores e resistentes (e não há nada melhor que uma picape para isso!).

Por outro lado, diante dos altos preços do SUVs médios, os carros picape de cabine dupla atingiram um novo patamar no mercado nacional, sendo que são cada vez mais buscados por famílias para usar na cidade, devido a que esse tipo de veículo proporciona segurança, tem bastante conforto e possui outras vantagens significativas para uso como “carro de passeio ou de viagem”.

Assim, com a chegada de novos equipamentos, tecnologia, acabamentos refinados e muito mais espaço de porta-malas do que um automóvel comum – por maior que seja – as picapes foram se tornando opção para novos públicos.
Se bem não há uma grande escolha de modelos disponíveis no Brasil, em grande parte porque os consumidores tendem a aderir às mesmas marcas (Toyoya seminovos, Fiat e Volkswagen), fizemos uma lista dos melhores carros picape à venda no país. Confira as opções para te ajudar a tomar a decisão certa.

Toyota Hilux

Apesar do segmento estiver dominado pela italiana Fiat, a Toyota Hilux está entre as primeiras dez picapes mais escolhidas no mercado de Toyota seminovos. Lançada em 1968, o veículo já está em sua oitava geração, incorporando motores modernos e mais potentes, características visuais e o ambiente na cabine (dupla) dos carros de passeio.

As versões mais antigas da Hilux no segmento de Seminovos Toyota possuem equipamentos bem tradicionais, como ar-condicionado, direção hidráulica e airbags frontais e laterais. O destaque, porém, são os bons números de consumo e combustível e o ótimo valor de revenda.

Vale lembrar que alguns modelos de carros Toyota seminovos, como as picapes, recebem incentivos fiscais generosos (como isenção de diversos impostos) em alguns países da América Latina, e por esse motivo fazem muito sucesso nos países vizinhos.

Fiat Strada

A Fiat Strada continua sendo a campeã no segmento de picapes no Brasil, ocupando a primeira posição em vendas. O motivo é simples: desde 1998, o veículo da marca italiana se destaca no mercado oferecendo simplicidade e praticidade para levar carga, ideal para quem precisa de um veículo para transportar materiais ou peças, e o preço é muito acessível.

Em termos de acabamento, desempenho e conforto, porém, a picape não se destaca muito, pelo qual não é a melhor opção para andar pela cidade entre as picapes disponíveis.

Se bem a geração 2021 chegou totalmente remodelada, em três acabamentos (Endurance, Freedom e Volcano) e com dois motores, o já conhecido 1.3, com opções de cabine simples e dupla, o equipamento interior é bastante inferior ao da Fiat Toro e aos dos carros seminovos Toyota.

Fiat TORO

Junto com a Strada, a Fiat Toro assume posição de destaque entre as picapes mais vendidas do país. O modelo chegou ao Brasil em 2016, inaugurando o segmento quase exclusivo de picape utilitária esportiva, que combina desempenho, design e conforto e agrada diferentes públicos.

A picape vem ganhando mais destaque desde o lançamento da geração 2021, reestilizada e desenvolvida no Brasil para abastecer vários países da América Latina, mantendo sempre a própria personalidade.

A Fiat Toro é uma opção bastante útil para quem precisa de um comercial leve como ferramenta de trabalho mas também para quem está na busca de um carro urbano potente e com espaço. A picape oferece bom custo-benefício e alguns itens bem interessantes, como uma central multimídia UConnect de 7 polegadas sem fio e de alta resolução, uma inovação para o segmento no mercado brasileiro.