Patrimônio histórico: entenda porque a gastronomia do Strudel Haus foi tombada

Foto divulgação/Strudel Haus

Por: Elissandro Sutil

04/12/2020 - 08:12

Os Eskelsen são uma das famílias mais tradicionais do Rio Cerro II em Jaraguá do Sul. O motivo disto é que os membros desta família comandam um dos pontos turísticos gastronômicos mais renomados e importantes da localidade: a Strudel Haus.

O local, que todos já ouviram falar, serve delícias típicas da gastronomia germânica em um ambiente extremamente familiar e acolhedor. Contudo, o que poucos parecem saber é que a tradição tem um peso ainda maior neste café colonial e almoço típico.

Foto: Matheus Wittkowski

As receitas do local foram tombadas como patrimônio histórico. Elas são feitas com ingredientes produzidos pelos próprios Eskelsen, sempre respeitando a tradição e mais do que isso, as receitas e o jeito amoroso de cozinhar que foi uma herança passada pela mãe do patriarca da família que comanda o local: Ivone Raduenz Eskelsen.

A receita que deu fama ao local é o Strudel de Queijinho, que é tão antigo quanto saboroso. O strudel de Ivone foi o primeiro a ser servido na Schutzenfest e, apesar de não estar mais presente na festa, continua até hoje disponível e fazendo a alegria daqueles que visitam a Strudel Haus.

Como saborear

Para conhecer este importante marco da gastronomia regional, visite o Strudel Haus. O local abre aos sábados das 14h às 18h e aos domingos das 11h30 às 18h.

Veja o cardápio completo pelo site cafecolonialstrudelhaus.com.br e acompanhe as novidades da casa pelo redes sociais: Facebook e Instagram.

Onde encontrar

A Strudel Haus fica na rua JGS-492, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul. Entra em contato através dos telefones (47) 3372-1681 (Restaurante) e 3370-8919 (Residência) ou também pelo WhatsApp 9 9696-3887.