Parceria e amor entre irmãos: a história de superação por trás da Sub Zero Bebidas e Conveniência

Por: Maria Luiza Venturelli

02/02/2024 - 07:02 - Atualizada em: 08/04/2024 - 13:37

O amor entre irmãos é uma ligação que transcende qualquer outro tipo de relacionamento. É uma conexão construída desde a infância, baseada em laços intensos, experiências compartilhadas e um profundo carinho mútuo. Quando esses irmãos decidem trabalhar juntos para fazer crescer um negócio, essa parceria ganha ainda mais força, como é o caso da Sub Zero Bebidas e Conveniência.

Em Jaraguá do Sul, a Sub Zero se destaca por proporcionar aos clientes uma experiência verdadeiramente única, que vai muito além de oferecer bebidas geladas. O negócio possui quatro filiais, sendo uma em Corupá e outras três em localizações estratégicas de Jaraguá do Sul, nos bairros Barra do Rio Cerro, Ilha da Figueira e Amizade. Além disso, a família também é responsável por gerenciar a panificadora Dom Vicente, também no Amizade, e recentemente está no comando do restaurante Dom Vicente Gastro Bar (antigo Tastery)

Desde o momento em que o cliente entra em qualquer um dos empreendimentos da família, ele é recebido com um sorriso caloroso e uma atenção que faz com que cada um se sinta realmente especial. Os colaboradores estão sempre prontos para ajudar e o ambiente acolhedor também é um grande diferencial que convida os clientes a explorar e descobrir novos sabores.

Por trás desse atendimento único, existem cinco irmãos que passaram por uma trajetória repleta de altos e baixos para chegar onde estão hoje: Silvana, Silvanei, Lucineia, Valdinei e Roseli.

Valdinei é o responsável por iniciar a Sub Zero, que agora também é administrada por Silvanei e Silvana, que entraram na sequência. Já Lucineia é a responsável pela padaria, enquanto Roseli vive no norte do Paraná, terra natal dos irmãos, e cuida das parreiras de uva da família, vendidas em diversas cidades do Brasil.

Foto: OCP News

Tudo começou quando Valdinei embarcou em uma jornada cheia de desafios ao decidir buscar novas oportunidades de crescimento nas terras catarinenses. Em 15 de novembro de 2014, concretizou o sonho de abrir a primeira loja da Sub Zero em Corupá. Essa empreitada foi muito mais do que um simples empreendimento comercial, mas também a materialização de anos de esforço, dedicação e visão empreendedora.

Todo o processo foi feito com o apoio próximo de Lucineia, que já vivia aqui, e incentivo também dos irmãos que continuavam no Paraná. Desde cedo, a família já tinha o gosto pelo empreendedorismo “no sangue”.

Primeira loja da Sub Zero. Foto: Divulgação

A jornada da família em Santa Catarina começou com a chegada de Lucineia, seguida por Valdinei, Silvanei e Silvana, que se uniram para fortalecer o negócio familiar. Ao abrir a primeira loja, não possuíam nenhuma condição financeira. Naquela época, ele tinha que se dividir entre o emprego na loja e outras ocupações.

Os recursos eram escassos, e muitas pessoas falaram que o negócio não iria dar certo, mas a determinação era inabalável. No início, o estoque se resumia ao básico: cerveja, vodka e cachaça, e foi se expandindo com o passar do tempo.

Primeira loja da Sub Zero. Foto: Divulgação

O que os destacou foi o pioneirismo. Eles foram os primeiros a manter a loja aberta até mais tarde, uma vez que na época, a única opção para comprar bebidas tarde da noite eram os postos de gasolina. Esse esforço extra e comprometimento com os clientes pavimentou o caminho dos proprietários, que superaram as adversidades iniciais e tornaram o negócio uma referência no ramo.

Mudança de ponto para nova loja em Corupá. Foto: Divulgação

Com o sucesso da loja em Corupá já consolidada e uma clientela fiel, surgiu a ideia de expandir o negócio para Jaraguá do Sul. A expansão ganhou vida com a inauguração da filial na Barra do Rio Cerro em 10 de agosto de 2018.

Loja em Corupá nos dias atuais. Foto: Divulgação

No entanto, a história de crescimento da Sub Zero estava apenas começando. Em 2020, uma nova filial abriu as suas portas no Bairro Amizade, e, um ano depois, em 1º de junho de 2021, os proprietários responderam à crescente procura de clientes e inauguraram mais uma loja, desta vez na Ilha da Figueira.

O rápido e constante processo de expansão da Sub Zero é um testemunho de tenacidade, visão empreendedora e determinação dos irmãos. O que começou como uma pequena loja local se transformou em uma respeitável rede de estabelecimentos que a cada dia conquista mais a comunidade.

Em 26 de dezembro de 2022, a família deu um passo a mais ao abrir a Panificadora e Confeitaria Dom Vicente, que fica no bairro Amizade e é sucesso entre toda a comunidade, com um espaço aconchegante e opções para todos os gostos. Desde a abertura, a padaria se destaca não só pela oferta de pães frescos, bolos, doces e salgados, mas também pelo ambiente acolhedor e ideal para momentos que aquecem o coração.

Foto: Divulgação/Sub Zero

Em 2023, no dia 1 de novembro, assumem o antigo restaurante Tastery, que hoje é Dom Vicente Gastro Bar. O local conta com diversas especialidades, pratos saborosos, bebidas e uma equipe pronta para atender os clientes com excelência.

Foto: Divulgação/Sub Zero

Uma história de união e superação

O nome Dom Vicente vem do patriarca da família, que faleceu muito cedo, mas foi um exemplo de homem trabalhador, honesto e que fez de tudo por cada um dos filhos ao lado da esposa, Maria. Mesmo nas situações mais difíceis, eles sempre foram sonhadores e movidos pelo amor familiar.

A história dos irmãos começa em uma casinha de barro com chão batido. Desde muito jovens, com apenas sete anos de idade, Silvanei e Valdinei já eram encorajados a trabalhar carpindo as ruas das plantações de arroz, feijão e milho do interior, recebendo 10 centavos por rua inteira, além de varrer o terreno do avô pelo mesmo valor. Esse trabalho árduo deu a eles uma ética sólida que os acompanharia ao longo da vida. Toda essa dedicação veio do incentivo dos pais, que lutavam muito para cuidar de cada um.

O pai, seu Vicente, embora analfabeto, tinha grandes aspirações para seus filhos. Ele acreditava que eles poderiam se tornar doutores e alcançar o sucesso. Mesmo sendo incapaz de ler, ele incentivou a leitura. Era um homem simples, mas sábio, com um espírito aventureiro e uma fé inabalável.

A mãe deles, Maria, também foi fundamental nesta história para que cada membro da família se tornasse o que é hoje. Quando o pai foi embora, ela ficou com os cinco filhos pequenos para cuidar sozinha, tendo que se desdobrar para não deixar faltar nada. Eles descrevem a mãe como uma grande guerreira e heroína, um exemplo de mulher que mesmo na maior dificuldade colocou os filhos em primeiro lugar.

Foto: OCP News

A mãe é um papel fundamental na história, uma grande heroína. Os irmãos recordam que a mãe andava oito quilômetros por dia para ir e retornar do trabalho que fazia na roça. Eles nunca passaram fome devido a todo o esforço e incentivo da matriarca da família, que sempre disse que o trabalho era capaz de proporcionar tudo.

A vida era dura. A família viveu em uma pequena casa feita de barro e coberta de sape, que não tinha banheiro e abrigava sete pessoas. Depois, passaram a morar em uma casa com banheiro, feita de paredes de barro e coberta com telha. Eles tinham que se contentar com arroz de terceira qualidade e apenas um sabão para todas as necessidades.

Mesmo em meio a tanta dificuldade, eles eram extremamente felizes, encontrando alegria nos pequenos prazeres da vida. Recebendo doações de comida e roupas, contando com a ajuda de pessoas generosas em momentos difíceis.

A resiliência, determinação e a crença inabalável de que os sonhos podem se tornar realidade sempre foi uma marca registrada de todos os irmãos, que receberam essa herança afetiva do pai.

Desde jovens, os irmãos enfrentaram juntos os altos e baixos da vida. Quando um estava passando por dificuldades, o outro estava lá para apoiar, aconselhar e oferecer um ombro amigo. Essa base de confiança e apoio mútuo foi fundamental para superar obstáculos pessoais e profissionais ao longo dos anos. A criação da Sub Zero foi o resultado natural desse relacionamento sólido.

Foto: OCP News

Pilares como amor e bom atendimento são o que sustentam o negócio. O foco não é dinheiro e sim amor, fazer o bem, inspirar as pessoas e mudar a vida de alguém, mesmo que seja da forma mais simples, como uma palavra de cumplicidade ao longo do dia. Os próprios empreendedores e familiares estão à frente do cliente no dia a dia, o que faz toda a diferença na qualidade.

O clima familiar e de união abraça toda a equipe. Todos os colaboradores são valorizados e tratados como membros da família, onde o respeito é um pilar fundamental. A loja é um espaço acolhedor, projetado para atender a todos, desde os clientes mais simples até os mais bem vestidos. O objetivo é fornecer uma experiência única e personalizada a cada cliente que entra pela porta.

Outro diferencial são os produtos incrivelmente gelados, garantindo que cada bebida que sai da nossa loja seja um verdadeiro prazer refrescante. A agilidade no atendimento é uma das prioridades, garantindo que cada cliente seja atendido de maneira eficiente e rápida.

A Sub Zero Bebidas e Conveniência é uma prova de que vale a pena começar algo, mesmo que o medo esteja presente. É um exemplo concreto de como enfrentar o desconhecido pode levar ao sucesso.

Essa história inspiradora é resultado da força da união e do amor entre irmãos, além da determinação para superar os obstáculos. Iniciar um negócio envolve riscos e desafios significativos. No entanto, a paixão pela ideia e a confiança mútua são a garantia de uma empresa que faz a diferença no mundo.

Onde encontrar

  • Em Corupá, a Sub Zero fica na rua Roberto Seidel, 282, João Tozini. Entre em contato: (47) 3375-1081.
  • Na Barra do Rio Cerro, a Sub Zero fica na rua Bertha Weege, 975. Entre em contato: (47) 3017-8702.
  • No bairro Amizade, a Sub Zero fica na rua Roberto Ziemann, 2596.Entre em contato: (47) 3271-6385.
  • Na Ilha da Figueira, a Sub Zero fica na rua José Theodoro Ribeiro, 658. Entre em contato: (47) 3279-5670.

Para saber mais, acesse o Instagram @sub_zero_conveniencia e @dom_vicente_panificadora

Notícias no celular

Whatsapp