“Padre Aloísio: Memórias de Fé”: graças intercedidas podem fazer padre jaraguaense se tornar santo

(Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS)

Por: Maria Luiza Venturelli

15/05/2024 - 11:05 - Atualizada em: 16/05/2024 - 08:34

No último dia 17 de abril, foi lançada a série documental “Padre Aloísio: Memórias de Fé”, com cinco episódios que mergulham na vida e no legado do religioso, explorando especialmente a sua jornada em direção à santidade.

Baseada no documentário “Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana”, lançado em 2016 pelo Escritório de Cinema e o Instituto Padre Aloísio, a série busca lançar novas perspectivas sobre a causa da canonização do Venerável Padre Aloísio.

A série documental é uma parceria entre a Rede OCP News, o Instituto Padre Aloísio e a produtora Escritório de Cinema, com o apoio da causa pela Romitex e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Os episódios são de curta duração, com entrevistas, depoimentos, novas captações e imagens de arquivo.

O episódio inaugural se concentra no processo de canonização do religioso. Após a morte do padre, testemunhos das graças alcançadas por meio de suas intercessões começaram a ser registrados em placas deixadas em seu túmulo.

Foto: Freepik

Esses relatos de graças desempenham um papel crucial no processo de canonização, pois se comprovadas, podem ser consideradas milagres e ajudar no processo para o Padre Aloísio se tornar santo.

Curas de doenças, reconciliações, conquista por um emprego, nascimento de crianças e inúmeras outras questões individualmente importantes estão entre as graças intercedidas pelo padre. Veja alguns relatos marcantes:

Adoção

Josiane e o marido esperaram na fila por adoção durante cinco anos. Em uma missa em 17 de maio de 2015, em Nereu Ramos, ela novamente expressou seu desejo de adotar. Quando os pedidos foram levados até o altar, sentiu algo especial e inexplicável. Em 22 de maio de 2017, receberam uma ligação informando que seu filho havia nascido. O casal deu para o filho o nome de Samuel, e acredita que sua chegada foi uma graça intercedida pelo Padre Aloísio.

AVC

Foto: Freepik

Em 2016, Julio Cesar sofreu um AVC grave, com coágulo no cérebro, necessitando de cirurgia e internação na UTI. Os médicos previram baixas chances de sobrevivência e, se sobrevivesse, graves sequelas. Após a intercessão da esposa de Julio ao Padre Aloísio, sua recuperação surpreendeu a todos: em poucos dias, recebeu alta médica e deixou o hospital andando. Muitos consideram esse desfecho como uma graça intercedida pelo Padre.

Câncer de mama

Uma senhora foi diagnosticada com câncer de mama em 2010. Após a primeira quimioterapia, ela ficou hospedada por 10 dias na casa das irmãs da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, onde rezava o terço do Padre Aloísio, tomava seu óleo misturado em água e aplicava o óleo na lesão. A mulher reagiu bem ao tratamento e os exames mostraram sua total recuperação. Após a cura, ela se juntou às leigas da Fraternidade Mariana e visita Nereu Ramos mensalmente no dia 17 para agradecer pela graça alcançada.

Produtora Escritório de Cinema

Foto: Divulgação/Escritório de Cinema

Escritório de Cinema é uma produtora cinematográfica pioneira na cidade de Jaraguá do Sul. Com foco em conteúdo documental de curta e longa metragem, também se envolvendo em projetos culturais com cunho educativo.

O Escritório de Cinema tem no currículo filmes como “Vale Tombado” (2016), “Jaraguá 2010. E agora?” (2013), “Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana” (2016).

 

Notícias no celular

Whatsapp