A recessão ficou para trás e este será o ano da retomada do crescimento. Ao menos é isso o que sugere um levantamento feito com 108 grandes construtoras e incorporadoras de todo o país, onde 67% dos entrevistados dizem acreditar que a economia irá aquecer.

A pesquisa é referente ao segmento imobiliário e foi realizada pela Adit Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico) entre novembro e dezembro de 2019. Segundo a instituição, o objetivo foi “verificar a percepção quanto à conjuntura econômica atual.”

O empresário Nivan Correia do Nascimento explica que boa parte das construtoras está capitalizada e apta a erguer prédios comerciais e residenciais, além de casas e outros empreendimentos.

“A convicção de uma guinada na economia e a sensação de que o momento é oportuno farão o mercado se movimentar. Grandes players estão de olho em Santa Catarina. Esportistas estão adquirindo imóveis de altíssimo padrão em nossas regiões”, diz.

Nivan ressalta que muitos compradores têm perfil eclético, ou seja, algumas aquisições são para uso da família, outras para investimento. “Antes tínhamos muitos boleiros comprando por aqui. Agora, além de atletas, temos também os sertanejos aportando no Estado.”

O atacante Neymar tem mais de um imóvel em Santa Catarina. Os sertanejos Luan Santana, Zezé di Camargo e o Sorocaba são estrelas com casas e apartamentos espalhados pelo Estado.

“Essa movimentação mexe com o brio da população local e atrai compradores do meio empresarial e até investidores internacionais. Aliado a isso, temos proximidade com Argentina e Uruguai, o que alavanca ainda mais a geração de novos negócios”, frisa.

Para Nivan, Santa Catarina deve surpreender e subir ainda mais no ranking de atratividade, em especial a região norte, com Joinville e Jaraguá do Sul despontando, seguidas do litoral.

CIDADES

Para 30% dos entrevistados, a preferência é por cidades entre 81 mil e 200 mil habitantes. Já 24% dos investidores que falaram à Adit estão de olho em municípios de médio porte, com população entre 201 mil e 500 mil habitantes.

O segmento a ser prospectado com mais ênfase será o residencial, com produtos tanto verticais quanto horizontais.

Disponibilidade de crédito, juros com tendência de queda e bons índices de empregabilidade são essenciais para quem vende e quem compra se encontrarem no mercado. Essas características podem alavancar ainda mais os negócios em Santa Catarina.

CONSTRUTORA CORREIA

A construtora Correia tem imóveis prontos e em construção nas duas principais cidades do norte catarinense. Todo o portfólio está disponível no www.construtoracorreia.com.br.

A Construtora e Incorporadora fica na R. Expedicionário Holz, 29, bairro Atiradores, em Joinville. Contato: (47) 3422-6996. Acompanhe também as redes sociais: Facebook e Instagram.