Encantos naturais e muitas opções de praias
Barra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infra estrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis. Com aprox. 24 mil habitantes fixos, ela recebe mais de 80 mil visitantes entre dezembro e março, muitos deles turistas do norte de Santa Catarina.
“Nós temos uma enorme gratidão por toda região norte de Santa Catarina. Os turistas das cidades vizinhas a Barra Velha, são de suma importância para aquecer a nossa economia, gerando mais emprego e renda não somente durante a temporada, mas o ano todo. Muitos tem imóveis em nosso município”, Pierre Costa – Presidente da Fundação de Turismo Esporte e Cultura de Barra Velha (Fumtec).
Barra Velha tem se preparado para a retomada do turismo nesta temporada, durante todo ano. “Sabemos que essa temporada será atípica, e queremos que seja da melhor forma possível”, enfatiza Pierre.
A cidade fechou parcerias com setores de hotelaria, bares, restaurantes e similares, além do setor de segurança com a Polícia Militar para que o Helicóptero Águia tenha uma base dentro do município. Os Bombeiros Militares também estão preparados para a temporada, recentemente mais vinte e dois guardas civis se formaram e já estão atuando em toda orla do município.
São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central.
A praia do centro é que mais oferece infra estrutura. A praia do Tabuleiro e do Sol são as preferidas pelos surfistas. A Praia do Grant foi o antigo refúgio de piratas e a da Península é utilizada para movimentadas gincanas de pesca de arremesso.
Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca.
Praia do Tabuleiro
A apenas 2 Km do centro, encontra-se esta praia com água de ótima qualidade e areias monazíticas, próprias para o surf. Por sua beleza e longa extensão, a praia recebe grande número de turistas durante períodos de alta temporada
Comida Típica e Artesanato
Pirão
Desde 1997, o Pirão foi escolhido como prato símbolo do município. Aparentemente uma comida simples, a mistura de caldo de peixe com farinha é presença constante na mesa do bom caboclo do litoral. Durante a Festa Nacional do Pirão, realizada em setembro, são oferecidos onze tipos de pirão com os mais variados acompanhamentos.
Artesanato
O artesanato típico da cidade litorânea está estampado em obras compostas com conchas e outros objetos do mar. Além disso, o artesanato que remete a cultura açoriana também conquista o público. A Associação de Artesãos de Barra Velha tem sede na Praça Central Lauro Loyola.
Ponte Pênsil
Está situada a 4 km do Centro é um grande atrativo da cidade, segue o estilo da consagrada “Hercílio Luz”. A ponte oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário. É destinada à travessia de pedestres e ciclistas, e constitui-se em importante ligação entre o mar da Península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.
Praia Central
A praia central possui 800 metros de extensão e é a praia mais movimentada pelos turistas que visitam a cidade. Isso se dá em função de diversos serviços turísticos estarem dispostos na orla e ruas próximas.
Ladeada pelo molhe de pedras, a praia central estende-se desde esse molhe até o Costão dos Náufragos. Aqueles que gostam de um bom passeio à beira-mar, podem percorrer toda a extensão da central em poucos minutos.
Partindo do molhe, em direção ao Costão dos Náufragos, pode-se encontrar um visual típico do litoral: o colorido dos barcos artesanais, no ponto conhecido como “Porto dos Pescadores”.
Programação de Final de Ano
A programação de Natal e Ano Novo de Barra Velha começa no dia 11 de dezembro, na Praça Central Lauro Carneiro de Loyola a partir das 19h, a cidade comemora oficialmente os 60 anos do município com abertura do Natal Mágico, com apresentações e show nacional com o cantor Léo Magalhães.
Festival de Verão Barra Velha 2021/2022
- 26/12 – Show Nacional com Jefferson Moraes – Praia Central 22h.
- 28/12 – Baile do Hawaii na Praia do Cerro com Manchester Band, 21h.
- 29/12 – Grupo Sem Abuso & Destak do Samba, Praia Central 22h.
- 30/12 – Show Nacional com a Banda Raça Negra, na Praia Central, 22h.
- 31/12 – Réveillon da Magia, com Show Nacional Guilherme & Benuto + Alvaro e Vittor + Dj’s convidados, 22h na Praia Central.
- 01/01 – Luau on the Beach com Show Nacional Chimarruts + Dazaranha + Raiz Vital, 21h Praia Central.
- 02/01 – Sunset Festival com Life is a Loop – Dj’s Fabrício Peçanha – Leozinho e Ricardo Pacionirk + Joy Corporation + Dj Anão 18h.
- 07/01 – Show Nacional com Israel Novaes + Álvaro e Vittor, 22h Praia Central.
- 08/01 – Show com Téo & Edu, Praia Central 22h.
*Não haverá venda de ingressos, todos os shows são gratuitos. Menores de 18 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis. A programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.
A Prefeitura pontua que o município será bastante rigoroso com o cumprimento das exigências do decreto. “Sabemos da nossa responsabilidade como gestores públicos de manter ações de prevenção. A programação prevê shows entre 11 de dezembro a 8 de janeiro, em palcos montados na Praça Central, Praia do Centro e Praia do Cerro, em Itajuba. “Caso o cenário sanitário mude e medidas mais rígidas e restritivas forem decretadas, o município acatará sem qualquer questionamento”, frisou Pierre Costa Presidente da FUMTEC.
O evento respeitará todos os protocolos de segurança da OMS e Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e incluindo “EVENTO SEGURO CONFORME DECRETO ESTADUAL 1371 de 14/07/2021”, fica estabelecido que em todos os shows será obrigatório:
- Apresentação comprovante físico ou digital do ciclo de vacinação completo (2 doses ou dose única) ou laudo de exame de Covid-19 RT-PCR 72 horas antes ou AG Antígeno 24 horas antes negativo, não reagente.