Novos investimentos ao turismo de Jaraguá do Sul são discutidos em seminário

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

25/05/2023 - 17:05

Evento reuniu empresários interessados em investir neste setor. Gestão municipal também apresentou projeto de gestão por vocacionamento de áreas

Um grupo de aproximadamente 50 empresários esteve reunido na manhã esta quinta-feira no auditório do Centro Empresarial (Cejas) onde ocorreu o Seminário sobre Investimento no Turismo de Jaraguá do Sul, uma iniciativa que contou com apoio do próprio Município e do Conventions Bureau.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Thiago Sarmanho, o objetivo do encontro foi conectar empresários que operam no turismo nacional ao empreendedores locais que tenham capacidade de investimento neste setor.

A abertura do encontro foi feita pelo prefeito Jair Franzner, que fez questão de enaltecer o industrial Wandér Weege pelo fato de sua família ser uma das pioneiras neste tipo de investimento, como por exemplo, o Parque Malwee, fundado em 1978 e, mais recentemente o Pico Malwee.

O seminário contou com as participações do consultor internacional de turismo Eduardo Mielke, além dos operadores nacionais desse segmento, como Sávio Neves, Hélio Militz Júnior, Pedro Lira, Adriano Freitas, Alexandro Sampaio e Sérgio Bueno.

Sarmanho e o secretário jaraguaense de Administração, Douglas Conceição, também destacaram o Projeto de Gestão de Vocacionamento de Áreas desenvolvido pela atual gestão municipal. “Iniciativa que institui algumas premissas básicas: a atração de empresas sustentáveis de alto valor agregado que é contemplada em nosso Projeto Seis aprovado semana passada na Câmara; a diversificação da matriz econômica, trazendo protragonismo ao setor inclusive no que se refere ao arrecadação do ISS e, por fim, a conexão do público com o privado, algo que fizemos hoje por meio deste seminário que contou com a presença de autoridades no assunto, como o consultor Eduardo Milke.”

Sarmanho afirma que já existe um movimento estruturado de ativação turismo local. “Entendemos que agora chegou o momento de conectar grandes atrações turísticas .

E pra gente conseguir trazer grandes investimentos turísticos para a cidade, tem que trazer os operadores desses equipamentos, junto com os empresários que tem capacidade de investimento.

“O seminário de hoje foi praticamente um lançamento oficial do projeto que é o “Setores Especiais e de turismo Sustentável”, contemplando Investimento que levem em conta nossa topografia, o que possibilitaria inclusive a instalação de teleféricos aqui”, destacou o secretário.

Ele lembrou também que representantes do grupo que opera esta atração no Corcovado do Rio Janeiro também estavam presentes. “Cabe ao Município criar condições para que a classe empresarial invista no nosso turismo”.

Notícias no celular

Whatsapp