Neste sábado (11) o Grupo Romitex celebra 35 anos de uma trajetória marcada por crescimento e inovação

Por: Maria Luiza Venturelli

10/05/2024 - 14:05 - Atualizada em: 10/05/2024 - 15:44

Fundada em 1989 em um pequeno espaço nos fundos da casa de Rosa Mística Forlin Prestini e Evânio José Prestini, a empresa nasceu do desejo de proporcionar uma vida melhor para a família.

Rosa Mística e Evânio. Foto: Divulgação/Grupo Romitex

Com apenas uma máquina de costura, comprada com o dinheiro das vassouras de palha que Rosa fazia e pelo trabalho de Evânio nas arrozeiras, o Grupo Romitex evoluiu de um início modesto para se tornar um dos mais respeitados nomes no setor têxtil.

Sediado em Guaramirim, o grupo opera em parques fabris que, juntos, somam mais de 24 mil m². Nesses espaços, a empresa combina tecnologia avançada e processos bem-estruturados para garantir agilidade, flexibilidade e excelência no atendimento às demandas do mercado. Além disso, o grupo emprega mais de 1,5 mil colaboradores, entre diretos e indiretos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.

O Grupo Romitex, que carrega no nome a força de sua fundadora (ROMI de Rosa Mística e TEX de têxtil), tem um portfólio composto por quatro marcas: Kely Kety, ReiRex, Based e Cereja Rosa. Essas marcas vestem e acompanham diversas etapas da vida dos consumidores, reforçando a missão de oferecer moda e conforto para proporcionar felicidade em todos os momentos.

Da matriz e filiais sai uma produção anual de mais de 6 milhões de peças, incluindo roupas e acessórios, que ultrapassam as fronteiras do Brasil e são comercializadas em países da América do Sul, como Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai, além de na América Central, na Costa Rica e Panamá.

A cada ano, o planejamento estratégico é alinhado a passos para crescimento e consolidação cada vez maior das marcas e do grupo no cenário nacional e também a participação nas exportações para a América Latina.

Responsabilidade social, ambiental e o cuidado com as pessoas

Matriz. Foto: Divulgação/Grupo Romitex

O Grupo Romitex chega aos seus 35 anos com ações em favor da sustentabilidade para além dos muros. A empresa adotou para as suas quatro marcas o fornecimento de sacolas biodegradáveis aos lojistas, cujo tempo de decomposição na natureza é 90% menor que das sacolas de plástico tradicionais.

A matriz e filial de malharia utilizam placas fotovoltaicas, aproveitando a energia solar para reduzir a dependência de fontes não renováveis, com uma produção de 114 mil kW/ano – suficiente para abastecer cerca de quatro famílias de quatro pessoas.

Outra filial é equipada com Domus, aberturas que maximizam o uso da luz natural e reduzem o consumo de energia elétrica, e Lanternins, estruturas que melhoram a ventilação interna e diminuem os gastos energéticos.

Filial do Avaí. Foto: Divulgação/Grupo Romitex

O cuidado com o meio ambiente inclui também a captação de água da chuva, reutilizada em processos de limpeza e resultando no reaproveitamento de 840 mil litros por ano.

A destinação e o tratamento dos resíduos são feitos em parceria com especialistas em química e meio ambiente, e todos os setores da empresa possuem lixeiras adequadas para garantir a correta separação e descarte de materiais.

Foto: Divulgação/Grupo Romitex

A responsabilidade social é um pilar fundamental para o Grupo Romitex, que demonstra seu compromisso por meio de diversas iniciativas. Entre elas, destaca-se o apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a comercialização de peças a preço de custo. O grupo também promove campanhas solidárias para fortalecer a comunidade local, incluindo o “Picolé do Bem”, além de colaborar com a Apae, o Instituto Padre Aloísio, o Lar das Crianças e também diversas comunidades religiosas. Essas práticas exemplares contribuíram para que o Grupo Romitex fosse reconhecido com o Selo ABVTEX, um atestado de que adota práticas socialmente responsáveis, respeita os direitos trabalhistas e promove um ambiente de trabalho mais justo e seguro.

Outra iniciativa importante é a Universidade Corporativa, que garante constante evolução dos colaboradores, preparando-os não só para enfrentar os desafios do presente, mas também para moldar o futuro com confiança e competência.

“Guiados por valores fortes que nos movem diariamente, como família, fé, comprometimento, respeito, ética e foco nos resultados, temos o alicerce que direciona e sustenta nosso compromisso com a excelência e satisfação de nossos clientes, parceiros e colaboradores” comenta Rosa Mística.

Grupo Romitex – 35 anos

Notícias no celular

Whatsapp