A 34ª edição da Schützenfest, a maior festa de Atiradores do Brasil, neste ano celebra também um marco importante para a Cervejaria Maestro, que completa 10 anos como cerveja artesanal oficial do evento. Fundada em 2014, a Maestro é a primeira cerveja artesanal produzida e engarrafada na cidade e, ao longo da última década, consolidou sua presença no evento com chopes inovadores e de alta qualidade.
A Schützenfest é um evento repleto de tradições germânicas trazidas pelos imigrantes, como a gastronomia típica, competições de tiro esportivo, trajes tradicionais e, claro, o chope, um dos principais símbolos da festividade. A Cervejaria Maestro faz parte dessa história desde o seu início, com um papel essencial na oferta de bebidas que encantam o público.
Júlio César da Silva, CEO da marca, enfatiza a importância do evento para a Maestro. “Estar na principal festa de Jaraguá do Sul é muito significativo para a cervejaria. Consolida todo o trabalho da equipe e aproxima com uma parcela muito grande da população”, afirma.
Para ele, a Schützenfest ajuda a tornar a Maestro ainda mais conhecida pela população que frequenta os 10 dias de festa. “Temos sempre a oportunidade de apresentar estilos e sabores para um grande público e consolidar a marca com uma das mais importantes da região”, pontua.
A criação da cervejaria e a presença na festa
A história da Maestro começa como um hobby de dois cunhados, Fabio Stein e Sidnei Ramthun, que, ao conquistar o paladar de amigos e familiares, decidiram transformar a paixão pela produção caseira em um negócio.
Desde então, a empresa cresceu de forma impressionante. Dos fundadores, restou apenas Sidnei, mas hoje a equipe de sócios conta com o reforço de Júlio César da Silva, Mario Kuester, Evair Hellmann, e mais recentemente, de Juliane Oldenburg.
“Crescemos em torno de 600% nossa capacidade de produção ao longo dos 10 anos. Conquistamos premiações de grande destaque em nossos produtos e estamos sempre evoluindo em termos tecnológico de processo e produção”, comenta o CEO da marca.
Desde a fundação, a Maestro foi convidada a participar da Schützenfest, e desde então a trajetória da cervejaria se mistura com a da festa. O local oferece o tradicional chope pilsen, além de uma variedade de estilos que atraem tanto os consumidores habituais quanto os mais exigentes.
“É uma grande expectativa, pois além de comemorar a participação na décima Schutzenfest, também comemoramos 10 anos da existência da própria cervejaria. A cervejaria foi convidada a participar da festa logo após a sua fundação”, complementa.
A principal cerveja da Schützenfest é a Schützenbier, a “Cerveja do Atirador”, criada pela Maestro em parceria com as cervejarias Karsten e Königs Bier em 2016. Essa receita especial, elaborada para a festa, homenageia os reis e rainhas do tiro das sociedades e da Schützenfest, e se tornou uma marca registrada do evento.
É um chope complexo, marcante e leve, ideal para agradar tanto os apreciadores de cervejas pilsen comerciais quanto os entusiastas de estilos mais artesanais.
A Cervejaria Maestro também se destaca por trazer à festa rótulos diferenciados que conquistam o público. Entre as cervejas que marcaram presença ao longo desses 10 anos de participação estão a IPA, que surpreende pelo perfil intenso de lúpulos, e a Pumpkin Ale, feita com abóbora.
Outros destaques são a Saison, que tem toques de hibisco e damasco, a Belgian Blond Ale e a Catharina Sour, conhecida por sua acidez equilibrada e uso de frutas.Já a Gose se destaca por ser levemente salobra, combinando limão siciliano e laranja Bahia. São todas criações que mostram o compromisso da Maestro em oferecer novas experiências ao público ano após ano.
“A principal conquista é o apreço e o carinho que nossos consumidores têm com nossa marca e sempre em um lugar de destaque na festa”, comenta Júlio César da Silva. Embora o chope pilsen seja o mais consumido, a Maestro tem opções para estilos diferenciados.
Para o CEO, a Schutzenfest é uma grande vitrine e com um público ávido por novidades e inovações tornando-se um palco especial para apresentar esses produtos ao grande público que somente os acessaria nas cervejarias ou nos bares especializados.
“A festa ajuda a desmistificar a ideia de somente beber pilsen, mas também apreciar outros tipos de cervejas que possam ser harmonizadas com refeições distintas”, finaliza Júlio.