Olhar para a própria casa e imaginar como você quer que cada cômodo é essencial para fazer o pedido de um móvel planejado. Cada detalhe que você conseguir passar para a empresa que está contratando vai fazer diferença para que o resultado final atenda todas as suas expectativas.

Sabrina Tecila, gerente da Inovatta - Italínea de Jaraguá do Sul, explica que os profissionais em móveis planejados são treinados para trabalhar com pouca informação, mas que a perfeição mora nos detalhes e quanto mais informações conseguem para trabalhar, melhor o resultado final do projeto.

Ela ainda complementa que as projetistas da Inovatta, se preocupam muito com a satisfação dos clientes, seja com a beleza, com a praticidade ou até com a funcionalidade de cada ambiente.
Para isto, o profissional precisa saber quais são as necessidades e então trará soluções e benefícios para o cliente no seu dia a dia em casa.

No fim, ninguém precisa ser especialista para encomendar um móvel planejado, mas informações simples já fazem muita diferença. Por isso, a Inovatta - Italínea deu algumas dicas para você estar preparado e garantir que os seus desejos e necessidades sejam atendidos quando o projeto for finalizado. Confira:

As medidas importam muito

Cozinha Colonial com cortes curvos/Foto: Matheus Wittkowski

De acordo com Sabrina, a Inovatta sempre vai atrás das medidas na hora de fazer o planejamento. Caso o cliente não tenha a planta da residência com as medidas, o ideal é o profissional da loja fazer a medição no local. Isto acontece porque, no planejado, cada centímetro faz a diferença para ter soluções adequadas e positivas, e o valor do orçamento fica muito mais preciso.

“É muito comum encontrar pessoas que não tinham as medidas precisas na hora de fazer o projeto e por causa desta imprecisão, acabam estimando um valor mais baixo ou muito mais alto do que ela precisaria realmente investir”, explica Sabrina.

 

Revestimentos, puxadores e acessórios

Foto: Matheus Wittkowski

Os revestimentos e puxadores do móvel irão refletir o seu gosto, ou seja: aquilo que você quer transmitir e sentir em cada ambiente. Portanto, vale a pena pesquisar um pouco tendo em mente o que é importante para você. Lembre-se que o móvel planejado é feito para durar, um investimento bem feito precisa ser pensado antes de realizado!

No mercado, você encontra opções mais em conta, normalmente feitas com menos riqueza em detalhes e materiais menos duráveis. As opções com valor mais alto, costumam ter maior durabilidade e design mais arrojado.

Pense no que você quer para a sua casa. Você pode ter algo clássico, com tonalidades amadeiradas; um ambiente prático e funcional com ambientes mais contemporâneos, praticidade e detalhes de sofisticação ou um local moderno que prioriza o design e a extravagância.

“Os revestimentos e puxadores vão depender do orçamento e do gosto do cliente, mas é importante tentar encontrar uma opção que combine com o design do planejado”, explica Sabrina.

Conheça os materiais disponíveis

MDF (a esquerda) e MDP (a direita)/Foto: Matheus Wittkowski

Na Inovatta - Italínea dois tipos de materiais utilizados nos planejados, o MDP e o MDF. Os dois tipos são fabricados pela Italínea com a qualidade E1. Saber a diferença deles é muito importante, já que você precisa saber exatamente as características de cada material que será usado no projeto.

O MDP é ideal para móveis que vão precisar sustentar peso, como o hack da televisão, uma estante para os livros ou as prateleiras da sua cozinha. Já o MDF é adequado para acabamentos, pois recebe melhor pinturas e usinagens.

Outra dica importante sobre os materiais é ficar atento a qual a classificação da chapa que a empresa está orçando para você. Atualmente, no mercado moveleiro, existem classificações desde a E1 (a melhor) até a E5 (a pior).

Uma curiosidade que poucos sabem é que de acordo o laudo técnico emitido pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), o MDP é mais resistente a umidade se comparado ao MDF. Por isso, a Italínea e usa o MDP para partes estruturais e MDF em portas e frentes de gavetas com chapas de classificação E1, garantindo maior resistência e durabilidade dos móveis e valorizando o investimento.

“A Italínea produz seus móveis pensando no custo benefício que seus clientes terão. Assim como todas as empresas deveriam fazer. Ás vezes o barato sai caro, e aquilo que era pra ser um sonho se torna um pesadelo. Um último conselho de quem trabalha para a maior rede de lojas de móveis planejados da América Latina é que devemos levar em consideração o material utilizado assim como o serviço prestado!”, explica a gerente.

Onde encontrar

Foto: Matheus Wittkowski/OCP News

A Inovatta Italínea fica no supermercado Giassi localizado na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, 311, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações, acesse a página da Inovatta no Facebook, ou entre no site oficial da loja.