Moderno e sofisticado! Veja as tendências da arquitetura para 2020 e 2021

Por: Eixo 11

30/04/2020 - 14:04

A Arquitetura do futuro está em constante busca pela renovação, atualização e disseminação de conceitos. Ela tem procurado adaptar-se a cada necessidade do indivíduo e de seus familiares e isso é um atributo essencial para o conforto e bem-estar.

Traremos aqui algumas tendências fortes na Arquitetura contemporânea. Elas podem inspirá-los, seja na concretização de seu sonho em construir um novo lar, ou até a reformular sua atual residência ou ambiente seguindo o que há de mais moderno e marcante para caracterizar um ambiente único.

Sustentabilidade e Tecnologia

O compromisso com o desenvolvimento sustentável e a forma que ele se aplicará na arquitetura residencial e comercial é uma premissa que deve ser seguida para que o planejamento de seu projeto seja adequado. Ele deve buscar minimizar os efeitos construtivos e otimizar recursos desde a escolha do método construtivo até a especificação dos materiais que utilizados em sua obra.

Exemplos disso são as casas e prédios autossuficientes, as instalações automatizadas e o uso de materiais recicláveis. Estas “novidades” trazem a eficiência energética e ecológica até o mundo da construção.

Outro ponto crucial na sustentabilidade é trazer a proximidade com o verde, a presença da natureza. Isso pode ser feito com o paisagismo e com a exploração de plantas ornamentais internas e externas nas janelas e jardins verticais para enaltecer a presença da sustentabilidade nos aspectos internos de design e decoração.

Painéis Solares

Os painéis solares estão se tornando cada vez mais difundidos em todas as regiões e são itens obrigatórios para quem busca a geração de energia limpa e sustentável. Eles devem ser abordados no início do projeto, para que possam ser previstos desde o estilo arquitetônico até o dimensionamento adequado para instalação dos referidos equipamentos

Estilo maximalista: Um toque de exuberância

Por muitos anos, existiu a preferência por um estilo “minimalista”, onde “menos é mais”. A arquitetura, mais especificamente a de interiores, prezou por linhas retas, cores suaves e ambientes clean, trazendo para a decoração a sobriedade e a discrição.

Atualmente, temos uma forte movimentação para o estilo “maximalista”, que não chega a ser um novo estilo, mas uma tendência para quem gosta de criar ambientes cheios de vida, cores, emoções, e personalização na harmonização dos ambientes.

O maximalismo traz o que há de mais exuberante e suntuoso na arquitetura e decoração pelas suas características de aproveitamento de espaço. Ele usa maior dimensão e amplitude por meio de peças e artigos únicos cheios de lembranças, e uma decoração extravagante em cores, tamanhos, estilos fazendo valer o “quanto mais, melhor”.

Algumas características desse estilo podem ser encontradas com destaque em sofás gigantes, tapetes repletos de detalhes, mix de móveis antigos de com rebuscadas com móveis modernos, papéis de parede estampados, cortinas em cores vibrantes, mistura de estampas, abuso de objetos decorativos, livros e plantas. Estes são apenas alguns dos artifícios que denotam esse estilo único e inconfundível.

Lembrando que esta é uma tendência que precisa ser associada ao perfil de cada indivíduo. Ele é indicado para quem busca a tão almejada autenticidade em um projeto, ou seja: deve combinar com o estilo de vida dos moradores e pode ser adequado e usado sutilmente caso seu estilo seja mais para o lado “minimalista”

Ambientes monocromáticos

Para quem busca um estilo mais clássico e sofisticado, mas ao mesmo tempo quer um ar ousado no ambiente, uma forte tendência é utilizar a decoração monocromática, usando o famoso “ton sur ton”, ou tom sobre tom.

Através de nuances levemente diferentes, texturas variadas, mix nas cores das mobílias e um pequeno toque de ousadia pode se obter um resultado surpreendente com predominância de algumas tonalidades.

O monocromático está em alta, mas apostando em cores intensas ou novos tons de neutro, esta inclusive é uma das maneiras mais fáceis para repaginar o estilo de um ambiente já existente, trazendo uma nova personalidade através de objetivos decorativos.

Nesta linha de decoração monocromática, um dos ambientes que é mais utilizado é a cozinha, mais está sendo ampliado para vários outros ambientes, como salas de estar, escritórios e quartos, onde se deseja um efeito harmônico e aconchegante. Abuse das cores frias para criar ambientes mais sóbrios, e cores quentes para tornar os espaços mais vibrantes.

Design industrial – Equilíbrio para o lar

Uma característica marcante para o estilo “industrial”, que vem chamando atenção principalmente nas grandes capitais, é a união de espaços pré-existentes – geralmente indústrias transformadas em “lofts” – e ambientes com necessidade de readaptação para vivência familiar.

A principal proposta deve ser integrar os ambientes utilizando uma combinação de materiais diferentes como ferro, madeira, alumínio, e até plástico reciclado para sincronizar com as estruturas rústicas já existentes.

Desta forma, além da redução de custos no aproveitamento de materiais, existe uma valorização dos espaços com estrutura aparente – tijolos, lajes rústicas e encanamentos.

O aproveitamento e busca de praticidade para estes espaços tendem a ter conceitos mais rígidos e aparentemente menos aconchegantes. Contudo, através de um projeto adequado de interiores, pode-se trazer o equilíbrio necessário cheio charme e conforto.

A estética diferenciada pode se tornar um diferencial quando consideramos a elaboração de espaços práticos e elegantes.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram