Jaraguá do Sul 147 anos: Marista São Luís, tradição e inovação unidas por um propósito maior

Por: Elissandro Sutil

25/07/2023 - 16:07

 

Nos 147 anos de Jaraguá do Sul, o colégio comemora com a cidade essa parceria de sucesso.

Quando começou, lá em 1940, o Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, tinha um sonho: transformar o mundo pela educação. Essa visão estava de acordo com a do fundador do Marista, Marcelino Champagnat, que há mais de 200 anos começou a rede de saúde e educação, do ensino básico até a universidade, para construir um mundo mais igualitário e justo.

Na cidade, quem vê o nome, já conhece. E quem conhece, também acredita no que o colégio leva como diretriz principal: promover valores humanos, cristãos e solidários, sem perder o carinho e o acolhimento — que são a essência Marista.

“Nossos alunos têm acesso a uma gama muito grande de experiências, sensações e aprendizados desde os primeiros anos escolares e são incentivados a enxergar o mundo de forma profunda”, explica Luciano Petry, diretor do Marista São Luís.

Há gerações, o Marista São Luís recebe avós, pais, mães, filhos e netos, que passam a valorizar o espírito de equipe, união e amizade como valores fundamentais para a vida.

“Já na Educação Infantil o aluno Marista recebe todo o incentivo para investigar e desenvolver aspectos emocionais, intelectuais, espirituais e sociais. Isso é fundamental no jeito Marista de enxergar o mundo. E aqui em Jaraguá temos orgulho de dizer que fazemos parte da história de muitas famílias”, explica Luciano.

Tudo isso já seria fantástico por si só, mas com o ambiente propício fica muito melhor. Há o ateliê do sabor, para experimentar com a culinária; salas de artes, para desenvolver a criatividade; um ginásio poliesportivo, para exercitar o corpo; e até parques, trilhas e bosques com casinhas na árvore, para ficar em contato com a natureza. Tudo isso está à disposição dos alunos desde o primeiro dia de aula. Vendo o espaço privilegiado que as crianças têm para crescer e se conhecerem, fica ainda mais fácil de compreender porque o Marista São Luís está tão presente nas vidas de Jaraguá do Sul.

“A comunidade Marista não é formada apenas pelos alunos, professores e colaboradores, mas também pelas famílias, que participam ativamente da aprendizagem. Nos nossos colégios, costumamos dizer que não existe ex-Marista, e é verdade. Esse jeito de encarar a vida, de trilhar o próprio caminho e de inspirar o mundo a cuidar uns dos outros é algo que aprendemos e nunca mais esquecemos. É algo que fica no DNA da nossa família, da nossa comunidade e da nossa cidade”, conclui Luciano.

Seja local ou internacionalmente, nas famílias ou dentro da sala de aula, nas ruas de Jaraguá do Sul ou nas mais de 80 cidades brasileiras com um Marista para chamar de seu, uma coisa é certa: o conhecimento destaca, mas o propósito une a todos.

Notícias no celular

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP