Ter um carro próprio vai muito além do básico. É necessário atentar-se para a manutenção do automóvel. No mundo automotivo prevenir também é melhor do que remediar, por isso a importância de manter em dia a manutenção preventiva.

A medida serve para que possíveis problemas no carro sejam resolvidos antes que eles se tornem um risco para segurança e para o bolso do proprietário. Evitar surpresas desagradáveis é uma das vantagens de fazer a manutenção preventiva.

As peças do carro em geral sofrem desgaste com o tempo e se forem trocadas no momento correto evitam possíveis imprevistos. Isso gera maior segurança para quem utiliza o veículo, prevenindo acidentes, por exemplo.

O custo da troca de peças no tempo certo também é menor, já que a falta de troca de uma peça pode gerar desgaste de outra. Manutenções corretivas são sempre mais caras do que preventivas.

Quando fazer a manutenção

O manual de instruções de todos os veículos fornecem informações do que precisa ser feito para manter o veículo em bom estado, além de instruir sobre períodos referente a demanda de cada peça.

Cada pessoa deve conhecer o próprio carro e pode identificar irregularidades como um barulho diferente ou outros sinais que o veículo dá quando há algo de errado.

Para isso é importante contar com um mecânico de confiança e que acompanhe o histórico do veículo, dessa forma facilita o entendimento de cada demanda.

Peças que merecem atenção frequente

Algumas peças precisam de manutenção com mais frequência e por isso merecem atenção periódica do proprietário. Saiba quais são:

  • Filtro de ar;
  • Fluido de freios;
  • Óleo lubrificante e filtro de óleo;
  • Discos, pastilhas e outras peças do freio;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Filtro de combustível;
  • Sistema de arrefecimento.

 

Onde encontrar

A Mecânica Dois Antônio fica na José Winter, 81 no bairro Barra do Rio Cerro em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3376-3057.

Acompanhe a Mecânica Dois Antônio no Facebook para ficar por dentro das novidades.