Combustível 100% limpo é a principal referência quando se fala em Gás Natural Veicular (GNV). Isso com certeza interfere no tempo de vida útil do motor do carro. Diferente dos demais combustíveis que podem contaminar o óleo ou gerar carbonização. Devido a isso, a instalação de kits GNV tem sido bem comuns há alguns anos.

Entretanto, é importante enfatizar sobre a importância da manutenção preventiva dos kits instalados, seja de 3ª ou 5ª geração. Lembrando sempre, que a instalação e manutenção dos mesmos deve ser feita por oficinas mecânicas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assim como é o caso da Mundial Auto Mecânica.

Peças que merecem atenção

O GNV provoca mais desgaste em algumas peças e, por isso, é importante ficar atento para que a manutenção seja preventiva e evite danos maiores no veículo. O sistema de ignição, por exemplo, composto por cabos e velas deve ser trocado frequentemente, o ideal é fazer a substituição a cada 15 mil km, ou no máximo 20 km rodado. Já o filtro de ar, a cada 10 mil km.

 

Uma peça que merece muito cuidado e atenção é a tubulação que fica localizada do cilindro até o redutor. É importante evitar que ela seja exposta a choques nas passagens por quebra-molas, rampas ou outras elevações da pista, pois pode ser danificada.

E por fim, o bom funcionamento da válvula de segurança é primordial, e para isso, ela deve estar em perfeitas condições. Em casos de vazamento de gás, o motorista deverá acioná-la para que o gás seja estancado por um tempo limitado, suficiente para que o veículo seja levado até uma mecânica.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960.