No último domingo (1º), Jaraguá do Sul foi palco da terceira edição da Corrida Proma, um evento que combina esporte, saúde e solidariedade — parte do valor arrecadado com as inscrições foi destinado à Casa São José.
Promovida pela Proma Construções e Negócios, a corrida já é tradição no calendário esportivo da cidade.
Para Paulo Obenaus, diretor da Proma, o evento estimula os hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde física e mental.
“Queremos incentivar a prática do esporte, além de fazer as pessoas realmente darem valor à vida. A corrida é, com certeza, um motivador”, afirma.
A largada aconteceu no Sesi de Jaraguá do Sul, um dos principais apoiadores do evento.
Obenaus considera a parceria com todos os patrocinadores um estímulo para que mais de mil atletas tenhas participado da corrida.
“Os patrocinadores dão segurança aos atletas. Ano passado, foram 700 inscritos. Em 2024, mais de mil: as inscrições foram encerradas dois meses antes da prova. Sem dúvida alguma, esses números nos motivam a continuar”, complementa.
Daren Basso Souza, coordenadora executiva do Sesi, reforça que a parceria com a Proma tem como objetivo estimular os bons hábitos e a saúde.
“A Proma é parceira do Sesi, da indústria e da comunidade. Ficamos muito felizes em impactar positivamente a vida de mais de mil pessoas por meio de eventos como este”, conclui.
Vinicius Adamczuk, gerente de Marketing da rede de Postos Mime, também patrocinador da corrida, conta que a parceria foi motivada pela ideia de unir saúde com uma pausa na rotina.
“A corrida Proma é muito bem vista, tanto que o número de participantes sempre aumenta. É um orgulho estarmos juntos com a Proma”, enfatiza.
Vitória e superação
Os participantes puderam escolher entre as categorias individuais masculina e feminina, com percursos de 5 e 10 quilômetros. A competição premiou os destaques de cada categoria.
Leda Batista, ganhadora da categoria feminina de 5 km, definiu a experiência como gratificante.
“Estou bem contente com o resultado! Essa é a prova alvo do ano, então eu me dediquei muito. Fiz uma prova tranquila, controlando o ritmo, e no final consegui chegar bem”, comemora.
Na categoria masculina de 5 km, o atleta Fabrício Dultra foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Para ele, a prova teve alguns desafios, mas a preparação fez a diferença.
“Foi uma prova muito dura. Os atletas estavam muito preparados e eu me preparei também, pois vim de um volume muito grande de provas, fiz duas maratonas esse ano. Tenho de agradecer a toda a equipe da Romero Running, a Deus e a minha família”, afirma.
Já na categoria de 10 km, com resultados surpreendentes, os ganhadores foram: Rafaela Benevenuto, na categoria feminina, e Ruan Schroeder, na masculina.
Rafaela contou que se preparou muito para competir e ficou muito feliz por conquistar o primeiro lugar.
“Eu queria muito participar dessa prova! A corrida é muito bem estruturada e a organização é nota mil. Tem ótimos corredores aqui, mas eu estou muito feliz com o resultado de hoje. Alcancei o meu objetivo!”, celebra.
Para Ruan, que já havia ganhado a prova em 2023, a vitória representa uma evolução.
“Ano passado, eu fiz uma excelente prova e esse ano passei por alguns problemas normais de corredor. A gente precisa manter a consistência de treinamento mesmo nos dias ruins. Para quem está começando isso é o principal”, aconselha.
Com grande adesão do público e um propósito que vai além do esporte, a terceira edição da Corrida Proma mostrou que é possível unir saúde, diversão e solidariedade em um único evento.
A Proma Construções e Negócios agradece e já deixa aberta a expectativa para a Corrida Proma 2025.
Confira os patrocinadores:
Mime
SESI/FIESC
Buddemeyer
Sicoob CEJASCRED
Solturi Energia Solar
Vitta Fitwear
Naia Bem-estar
Beldents Odontologia
OCP News
Ramatex