La Guapa conta a história das paletas mexicanas, confira

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

12/03/2021 - 14:03 - Atualizada em: 12/03/2021 - 15:17

A história das deliciosas paletas mexicanas é rodeada de possibilidades. Uma delas é que o picolé artesanal teria surgido aproximadamente em 1940 em Tocumbo, no estado de Michoacán – México, onde foi feito um monumento em homenagem ao sorvete. Neste povoado a paleta é uma importante atividade econômica. No final de cada ano em Tocumbo celebra-se a festa das paletas.

Tocumbo, no estado de Michoacán – México

O evento que surgiu em 1989 para arrecadar dinheiro para a igreja honra em uma missa todos os paleteros. As paletas pesam cerca de 120g, maiores que os tradicionais picolés, e possuem diversos sabores e recheios. Não utilizam produtos químicos para garantir o sabor fiel dos ingredientes.

Foto divulgação

No México estes picolés artesanais são bastante populares, vendidos em carrinhos de rua. Os sabores mais pedidos são os de fruta e o de chá de hibisco, já no Brasil um grande sucesso foram os recheios cremosos.

Em Jaraguá do Sul

A La Guapa, em Jaraguá do Sul, possui um cardápio recheado de opções de paletas mexicanas, deliciosas! E o melhor: a produção é 100% artesanal, a criatividade dos sabores numerosos impressionam! Com sabores cremosos a La Guapa conquistou o paladar dos jaraguaenses. Sabores de frutas com recheios cremosos ou pura fruta.

Foto divulgação

Conheça alguns dos sabores mais vendidos no local:

  • Ninho trufado;
  • Morango com leite condensado;
  • Chocolate Belga;
  • Puras frutas, uva e limão.

Onde encontrar

A La Guapa Paleteria fica na rua João Picolli, número 109 no bairro centro. Para ficar por dentro de todas as novidades acesse a redes social Instagram @laguapapaleteria.