O talento da aprendizagem industrial ganhou destaque nacional: Otávio Miguel Rocha, 19 anos, funcionário da WEG, ex-aluno da Aprendizagem e estudante do curso superior em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas no UniSENAI Jaraguá do Sul, conquistou o 2º lugar no WorldSkills Brasil na modalidade Web Design.
A conquista é fruto da dedicação do estudante, do acompanhamento do professor-treinador e do forte apoio da empresa, que juntos transformaram conhecimento em excelência, reforçando o sucesso da parceria entre o SENAI e empresas como a WEG na formação de profissionais preparados para a indústria.
WorldSkills: a olimpíada do conhecimento
O WorldSkills Brasil 2025, organizado pelo SENAI, é a maior competição de educação profissional da América Latina. O evento reuniu 387 jovens de 23 estados, com idades entre 17 e 23 anos, que disputaram em 46 ocupações de alta complexidade. A grande final ocorreu em Brasília (DF), entre 24 e 27 de setembro. Os vencedores representarão o Brasil na etapa mundial em Xangai, na China, em 2026.
“A WorldSkills exige que a cada dia você seja melhor e faça um pouco diferente. Foi uma honra para mim representar Santa Catarina, um estado com indústrias muito fortes,” comentou Otávio Miguel Rocha.
Da aprendizagem ao pódio
Otávio iniciou sua jornada profissional aos 16 anos, no curso de Programador de Sistemas de Informação, parceria entre SENAI e WEG no CentroWEG.
“A Aprendizagem me deu uma grande bagagem. Foi um período muito intenso de estudos e um grande conhecimento que vou levar para a vida toda,” relata Otávio. O conhecimento técnico foi crucial: “O grande mérito foi por eu ter feito essa aprendizagem. O que foi necessário um extra, foi buscar a capacidade de trabalhar sob pressão e fazer um pouco melhor todo dia, algo que aprendi nessa parceria WEG/SENAI.”
O jovem, hoje colaborador efetivo da WEG, também destaca o desenvolvimento pessoal: “A maior gratificação foi ter evoluído no aspecto socioemocional, aprendendo a ter disciplina com as emoções e a trabalhar sob pressão. Na WorldSkills, é 50% técnico e 50% emocional.”
O impacto da parceria SENAI e WEG na indústria
A conquista de Otávio atesta o sucesso da união entre educação e indústria.
Para Daren de Vargas Basso de Souza, Gerente Executiva Regional do SENAI/SESI, o desempenho de Otávio reforça o compromisso das instituições: “Esse resultado demonstra a missão do SENAI e do SESI em preparar jovens com excelência técnica e humana, conectando educação de qualidade às necessidades reais da indústria.”
Os gestores do CentroWEG, Luana de Souza Mueller e Sidnei Devegili, destacam o legado da formação, afirmando: “A formação profissional é um dos pilares do desenvolvimento sustentável, e a WEG reconhece isso há 57 anos por meio de seu programa. O CentroWEG é um case de sucesso por onde passaram mais de 5.500 aprendizes. Ver um talento formado aqui alcançar esse nível de excelência nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso.”
Eles deixam uma mensagem de incentivo: “Aproveitem essa oportunidade única de crescimento. O programa de aprendizagem é uma porta de entrada valiosa. Investir em novos profissionais é investir no futuro da indústria, e a WEG tem orgulho de fazer parte dessa transformação.”
Excelência no treinamento e olhar para o futuro
Para o professor-treinador Romário Hornburg (SENAI Jaraguá do Sul), “o curso do Centro WEG é diferenciado e trouxe uma bagagem muito boa para o Otávio. Tivemos que lapidar as capacidades técnicas, focando no aspecto socioemocional e tomada de decisão. A correlação entre a empresa e a instituição de ensino é vital. A WEG sempre foi solícita em liberá-lo, mostrando o apoio genuíno.”
A conquista de Otávio serve de inspiração, conforme Daren Basso: “Essa conquista é um exemplo vivo de que, quando unimos empresa, escola e estudante, criamos histórias de sucesso que inspiram novas gerações e fortalecem toda a cadeia produtiva.”
Otávio, por fim, encoraja: “Se eu fosse dar um conselho, é pensar no futuro, mas fazer no agora. Investir em experiência no início da vida são anos que você economiza no final. Essa chama acende para você fazer cada dia melhor.”
Outros talentos de Jaraguá do Sul em destaque
A participação da unidade foi marcada pelo alto nível dos estudantes:
- Vitor Moreira Cora (18 anos, Aprendiz WEG) – Competiu em Tecnologia em Energia Verde.
- Guilherme Felipe Gonçalves (18 anos, ex-Aprendiz WEG Usinagem de Fundidos) – Competiu em Tornearia CNC.