Jaraguá Mais Saudável: um mantra necessário

Foto: Unsplash

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/07/2020 - 15:07 - Atualizada em: 27/07/2020 - 11:22

O Jaraguá Mais Saudável é uma realidade na cidade de Jaraguá do Sul, ele veio para despertar práticas antes adormecidas e reequilibrar nossos hábitos no cotidiano.

Estes hábitos estão concentrados em três pilares: comer, mover e pertencer. O curso de Educação Física da Unisociesc vem contribuindo na orientação de novos hábitos saudáveis do pilar mover. O objetivo é orientar a população à prática de atividades físicas para estilos de vida saudáveis, além de trazer uma reflexão sobre a forma como tratamos nosso corpo e suas práticas motoras.

Nascemos para nos movimentar, corpo é movimento, é vida. Se não nos mexermos, enferrujamos. Fazer atividade física é indispensável para uma boa saúde, já ouvimos por diversas vezes estas e outras afirmações sobre a prática de exercícios físicos, mas pela correria do dia a dia, pela desmotivação ou até mesmo pela desinformação, relegamos este movimento a um segundo plano.

Na segunda começo a caminhar, mês que vem vou para a academia, semestre que vem começo a pedalar, ano que vem, nas férias, quando retornar ao trabalho, hoje está muito frio, muito quente, chovendo…, ou seja, vamos criando subterfúgios para adiarmos.

A atividade física não pode ser tratada como algo secundário, dispensável, mas sim como uma ferramenta importante para uma melhor qualidade de vida.

A prática de hábitos saudáveis de mover-se deve ser realizada de forma descontraída, sem preocupação com o uso das tecnologias, ou seja, movimentar-se de forma natural. Este momento deve ser sagrado proporcionando prazer e fruição. Está prática deve ser regada por boa alimentação e convívio intergeracional que estabeleça o sentimento de pertencimento.

O Jaraguá Mais Saudável foi criado para fortalecer a necessidade da população estar consciente e sensibilizada para o aumento da expectativa de vida com qualidade.

Esta expectativa exige o corpo em movimento. Aqui é preciso refletir que não há necessidade de reservar tempo determinado para a prática da atividade física, mas sim, estar sempre se mantendo em movimento. Estar em movimento pode ser através do cultivo da jardinagem, caminhar na quadra, subir escadas, dar uma volta de
bicicleta, caminhar com o pet, entre outras atividades que geram felicidade e jubilidade.

O movimento deve estar presente em nossa vida independente da época, da cultura, ou classe social, ele é uma das principais atividades do corpo, quando brincamos, trabalhamos, divertimos, ele é uma atividade natural, espontânea e necessária para o ser humano.

O movimento é importante em todas as fases da vida, através dele as pessoas constroem seu próprio mundo. Por isso devemos ficar atentos e contribuir com o resgate das atividades corporais, valorizar as relações interpessoais
e nos alimentarmos de forma equilibrada.

Os Profissionais de Educação Física têm como uma das funções promover a saúde das pessoas através da vivência do movimento corporal, incentivando a prática de atividades físicas de forma regular. O curso de Educação Física em parceria com a Nutrição e Psicologia, contribuem com diferentes orientações sobre qualidade de vida em tempos de pandemia.

A Nutrição orienta sobre uma alimentação saudável e equilibrada, a Psicologia esclarecimentos sobre o pertencimento e orientações sobre saúde mental. Enquanto que, a Educação Física incentiva a prática de atividade física regular.

Portanto, um novo mantra deve ser aprendido através do Jaraguá Mais Saudável: Mova-se todos os dias, alimente-se de forma equilibrada e cultive o sentimento de pertencimento. Essa prática resiliente é o caminho para a qualidade de vida e consequentemente à longevidade.

Texto:

  • Ms. Dilma Montagnoli – Coordenadora do Curso de E.F. UNISOCIESC
  • Ms. Sidnei Marcelo Lopes – Professor Curso de E.F. UNISOCIESC