O Programa Jaraguá Mais Saudável vem criando corpo no município. Se você, ainda não ouviu falar dessa iniciativa única no país, essa é a oportunidade de conhecer mais sobre o programa acessando @jaraguamaissaudavel, você irá descobrir que temos mais um motivo para nos orgulhar de Jaraguá do Sul. Essa iniciativa é resultado do engajamento entre os 3 poderes do município, poder público, privado e sociedade civil.

Um dos focos do Jaraguá Mais Saudável é a saúde da população, que em uma concepção mais ampla, torna-se mais do que a ausência de doenças, mas um estado adequado de bem-estar físico, mental e social. Segundo Ottawa, (1986) “ a promoção da saúde é um processo, através do qual a população se capacita e busca os meios para conseguir controlar os fatores que favorecem seu bem-estar e o da comunidade ou que a podem estar pondo em risco, tornando-a vulnerável ao adoecimento e prejudicando sua qualidade de vida”.

Nas ações de promoção, as pessoas são consideradas os sujeitos do processo e potencialmente capazes de controlar os fatores determinantes de sua saúde, entre eles a criação de oportunidades favoráveis para a mudança no estilo de vida. O I Seminário Cidades Mais Saudáveis é mais uma das ações propostas pela Associação Jaraguá Mais Saudável e seus voluntários, para influenciar a população para um estilo de vida mais saudável.

O evento será online e gratuito, com objetivo de levar informação e conscientizar a população para os hábitos saudáveis. Serão 3 dias de evento, com temáticas específicas para cada um deles e a participação de convidados locais e nacionais. Iniciando com o tema, Políticas Públicas Para Cidades Mais Saudáveis, seguido por Longevidade no Trabalho e Qualidade de Vida - Um Processo Multifatorial.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Jaraguá Mais Saudável nos dias 27, 28 e 29 de abril com início às 19h e
terá o apoio dos patrocinadores institucionais Clinipam, Grupo Fiscall, Unimed, WEG, LevMed, Unisociesc, Proma, Estácio e Sol Sports e dos patrocinadores do evento, Raumak, Malwee, Duas Rodas, Urbano e Biodora.

Será uma oportunidade ímpar, para discutir temas como saúde, qualidade de vida e longevidade voltados a segmentos específicos como os órgãos públicos, privados e com a participação dos cidadãos jaraguaenses.

O tema Cidades Mais Saudáveis foi proposto, para demonstrar o que acontece quando diferentes segmentos se unem na promoção da saúde, tendo como objetivo maior, a melhoria da qualidade de vida da população.

Um município saudável, de acordo com a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde (1996), é aquele em que as autoridades políticas e civis, as instituições e organizações públicas e privadas, os proprietários, empresários, trabalhadores e a sociedade dedicam constantes esforços para melhorar as condições de vida, trabalho e cultura da população; estabelecem uma relação harmoniosa com o meio ambiente físico e natural e expandem os recursos comunitários para melhorar a convivência, desenvolver a solidariedade, a cogestão e a democracia.

Este é o movimento que o Jaraguá Mais Saudável propõe, um programa do bem para a cidade se orgulhar, feito por pessoas para as pessoas! Um programa que expressa os desejos e necessidades do jaraguaense em saúde e qualidade de vida. É no eixo pertencer que o Jaraguá Mais Saudável vem apoiando suas ações, que representam a união, o voluntariado e o bem
comum.

Mesmo com os desafios enfrentados da pandemia o programa seguiu com suas metas e reinventou suas formas de atuação, gerou conteúdos para apoiar as pessoas durante os períodos de reclusão social, criando atividades para toda família, auxiliando na implementação da nova rotina.

Já para 2021 a ideia é avançar ainda mais, mesmo com a restrição das atividades presenciais o Jaraguá Mais Saudável vai seguir com sua agenda, buscando alternativas diferenciadas para consolidar as atividades programadas dentro das normas de segurança necessárias, iniciando com o evento online do I Seminário Cidades Mais Saudáveis, entre outros projetos e ações.

O Jaraguá Mais Saudável segue firme no seu propósito de tornar a cidade ainda mais saudável, longeva e produtiva, apoiadas por seus parceiros, patrocinadores e voluntários, entusiastas em fazer de Jaraguá do Sul ainda melhor!