“Jaraguá do Sul também é referência em atendimento médico veterinário especializado salvando vidas”

Foto: divulgação

Por: Elissandro Sutil

11/07/2023 - 10:07

Hospital Veterinário Amizade, pertencente ao Grupo Santa Vida, a maior rede de Hospitais Veterinários do Sul do país, completou 7 anos em agosto e conta com uma grande estrutura moderna funcionando 24 horas e 7 dias por semana em Jaraguá do Sul.

O Hospital Veterinário Amizade é referência no atendimento médico veterinário, tendo como diferenciais equipes altamente capacitadas, especializadas e multidisciplinares para a realização de consultas e cirurgias, entre as quais cirurgias de ortopedia, oncologia, oftalmologia, castrações, além de internamentos e consultas com especialidades veterinárias.

Em 2022 agosto deste ano, o hospital completou 7 anos. Pensando em aproximar ainda mais a comunidade com o Hospital, foi criado o “Dia do Amizade”, momento em que a população poderá interagir mais com a equipe de profissionais e com a estrutura. Esse ano esse evento vai acontecer no dia 03 de setembro, próximo sábado, e contará com grande parte dos especialistas que integram o quadro clínico do hospital, orientando e conscientizando a população a respeito de condutas dermatológicas, odontológicas, oftálmicas, ortopédicas, castração, vacinas e outros cuidados.

Além da equipe de Médicos Veterinários do Hospital e colaboradores, o evento contará também com a presença de uma feira de adoção promovida pela Protetora Dígia Deretti e seu Projeto Ame Vidas, bem como um bazar Pet. Terão orientações promovidas pela Dog Walker Jeane Kretzschmar, com formação em atendimento pré hospitalar K9 junto com a equipe do Cabo Cattoni /Vale dos Cães. E para alegrar mais este evento, serão oferecidos pipoca, algodão doce e vários brindes para os que prestigiarem o “Dia do Amizade”.

UMA DAS MELHORES EQUIPES

Segundo a Médica Veterinária Intensivista, responsável pelo Internamento do Hospital Veterinário Amizade, Dra. Ana Carolina dos Santos Silva, “Possuímos uma das melhores equipes especializadas de médicos veterinários, sendo referência de Santa Catarina. A unidade semi-intensiva e o internamento contam com profissionais preparados para receber os animais que chegam na emergência do hospital, com ocorrências potencialmente fatais.”

Como foi o caso da cachorrinha Estrela, uma labradora de 11 anos, que chegou no Hospital Amizade com um quadro de prolapso de útero e mais uma hiperplasia vaginal com bastante necrose (tecido morto), além de sangramento, precisando realizar um procedimento cirúrgico delicado que culminou na retirada de uma grande massa na vulva e castração.

O pós cirúrgico foi muito delicado pelo quadro inicial do animal e por ser uma região contaminada, culminando em um grande sangramento e uma infecção no local. Nesse momento foi iniciado uma grande mobilização para conseguirem doadores de sangue enquanto a equipe de veterinários do Hospital Amizade tentava controlar a infecção para salvar a Estrela.

CORRENTE DO BEM PET

Em algumas horas as redes sociais do Hospital Amizade viraram uma grande mobilização para conseguir doadores de sangue para a paciente, tornando uma corrente de solidariedade, não só com a Estrela, mas também com os tutores que sofrem junto com seus animais. Em poucas horas já apareciam os doadores conhecidos como heróis. Um deles foi o cão Astro, ex-integrante da Policia Militar e hoje integrante do K9 Canil de Adestramento. “Esse aposentado ainda ajuda a sociedade”, brinca Ramos, o adestrador.

 

Após, foi a vez do Max, cão SRD, resgatado por maus-tratos pela Gang dos Patinhas Poverellos aqui na região de Jaraguá do Sul, doar sangue para a Estrela. O que emocionou a todos foi ver um animalzinho que já sofreu com o descaso humano, se tornando um grande herói para salvar uma amiga patuda.

 

Foto: divulgação

Aproveitando o Max, ainda aguarda por adoção. Interessados entrar em contato com a Gang dos Patinhas (47 98865-0943).

Segundo os tutores da Estrela, Geizieli Neumann e Roberson de Sousa, toda a ação desde o atendimento no hospital e a solidariedade das pessoas em levar os cães para doar o sangue para a Estrela, foi mais que fundamental, foi espetacular.

“Hoje temos plena consciência da importância da castração uma vez que toda a situação da Estrela teria sido evitada se tivéssemos castrado. Só de pensar que você pode perder seu animalzinho de estimação por causa disso é muito triste… Concluí Geizieli Neumann, emocionada.

“Podemos afirmar que a Estrela só sobreviveu por estar sendo atendida em um Hospital com a estrutura do Amizade, pela preparação dos médicos veterinários que compõem a equipe e é claro pela solidariedade dos tutores em querer levar os seus animais para doar sangue. Até hoje ainda recebemos ligações de pessoas disponibilizando seus animais para serem doadores de sangue”, explica Dra. Ana Carolina.

 

Foto: divulgação

Além da Estrela, vários animais passam pelo hospital e marcam de alguma forma a equipe. Outra história muito comovente é do cão José que em abril de 2021, num dia de muita chuva, veio sozinho ao hospital, praticamente pedindo abrigo. Ele foi prontamente acolhido pela equipe do Amizade, sendo castrado, vacinado e colocado para adoção. No entanto, José tinha muita energia para gastar e infelizmente, foi adotado e devolvido duas vezes pois os adotantes não souberam lidar com toda essa energia. Em abril de 2022, exatamente um ano após a chegada do José, ele finalmente teve a chance de conhecer o amor de verdade, sendo adotado por um casal muito querido e que sabia lidar com toda essa energia. Jaqueline Köpp e Lucas Henrique Satig Petri se tornaram pais daquele cão tão especial.

 

Foto: divulgação

Outra história que não pode ser deixada de fora e que inclusive já foi publicada nas redes sociais do Hospital é do cãozinho Bonifácio.

O Bonifácio é um cão que foi adotado já adulto e apresenta um comportamento bem temperamental.

Além da sua “mãe” Isabel Cristina Raduanez e do resto dos seus familiares, era muito difícil alguém conseguir chegar perto dele, principalmente vindo ao veterinário. Cada vez era uma grande agitação e sempre Bonifácio precisava vir com focinheira. Isso até conhecer a “Tia Elô”. Foi amor à primeira vista e Bonifácio virou amigão da Dra Eloísa Steffens. Junto com essa amizade, vieram também algumas idas e vindas ao hospital. Ele teve uma pancreatite e logo após, rompeu o ligamento do joelho. Foram 3 longas semanas internado e a relação de paciente com a médica ajudou bastante na manipulação do Bonifácio, sem que ele mordesse alguém da equipe. Ainda hoje cada vez que o Bonifácio e a veterinária dele se encontram é uma grande alegria… e sem focinheira!

 

Foto: divulgação

HOSPITAL VETERINÁRIO AMIZADE SALVANDO VIDAS DIARIAMENTE:

O Hospital Veterinário Amizade possui uma estrutura de 780 metros quadrados, seis consultórios, incluindo um consultório para atender felinos. Ainda, laboratório de exames próprio, centro de exames de imagem, como raio-x e ultrassom e setor de fisioterapia. Também, um amplo centro cirúrgico, unidade de tratamento semi-intensiva e internamento. Para momentos difíceis, o Hospital conta com uma capela ecumênica, destinada aos tutores. E para aqueles que querem se divertir um pouco, o Hospital Veterinário Amizade possui o único parcão da cidade aberto 7 dias na semana.

 

A equipe do Hospital Veterinário Amizade realiza atendimento clínico e cirúrgico. Possui um time multidisciplinar e altamente especializado de médicos veterinários internos, composto por Dermatologista, Oncologista, Anestesista, Odontologista, Patologista Clínico, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Intensivista, Fisioterapeuta, Clínico Geral e Cirurgiões, além de serviços terceirizados de Cardiologista, Nutricionista, Nefrologista, Gastroenterologista, entre outros.

 

Foto: Milena Köpp

Para o diretor-presidente do Grupo Santa Vida, Dr. Bernardo Nobre Coelho, é um orgulho e uma honra ser referência em atendimentos e cirurgias que exigem o conhecimento de equipes de alta complexidade.

“Além de contarmos com uma equipe altamente especializada para realizar os atendimentos de emergência e as cirurgias, nos sentimos honrados em ser referência e também em poder atender e tratar dos animais da população de Jaraguá do Sul e região. É graças à dedicação e comprometimento dos nossos profissionais de Medicina Veterinária, que continuamos alcançando grandes resultados na área da saúde pet”, conclui Dr. Bernardo.

(fotos da estrutura e atendimento, com pacientes médicos ou seja em funcionamento) FOTO 7

PREVENÇÃO TAMBÉM PARA OS ANIMAIS E NÃO SÓ PARA NÓS, HUMANOS.

É importante ressaltar que a prevenção ainda é a melhor opção para evitar doenças ou o agravamento delas. Além de prevenir algum mal que possa estar acontecendo com o pet, os exames preventivos garantem um tratamento adequado. Afinal, por meio de um diagnóstico precoce, é possível prevenir estágios avançados de doenças e evitar emergências veterinárias.

Pensando nisso, o Hospital possui um Setor de Comunicação que se dedica em criar campanhas educativas e de conscientização, com o objetivo de levar informação aos tutores de animais, incentivar os cuidados e promover a prevenção de doenças.

“Estudamos muito com a equipe técnica para elaborar campanhas e abordar assuntos que realmente leve informação à população. De certa forma incentivamos as pessoas a cuidar melhor de seus animais e também serem multiplicadores de informações corretas” afirma Bruna Klopel Ugioni, Diretora de Comunicação do Grupo Santa Vida.

(fotos das redes sociais de campanhas). FOTO 8

SEU PET BEM O ANO INTEIRO

Falando em campanha, uma que acontece atualmente é “Seu Pet Bem o Ano Inteiro” que visa incentivar os tutores a levar regularmente seu Pet ao Médico Veterinário. Pois, assim como nós, nossos animais devem ir ao médico e fazer check-up regularmente para a prevenção de doenças.

Para quem não sabe um check-up veterinário é um procedimento que deve ser realizado periodicamente no seu cão ou gato. Essa é uma maneira bem simples de prevenir problemas e garantir a boa saúde do seu pet. Neste momento, as vacinas, a vermifugação e, se necessário, exames serão realizados pelo profissional.

Segundo a Médica Veterinária, Dra Ana Carolina dos Santos Silva “a frequência do check-up veterinário vai depender da idade do seu pet e da orientação do Veterinário que o acompanha”.

Os filhotes devem ser levados ao médico veterinário mensalmente pelo menos até os 4 meses de idade. Nesse período, eles receberão o protocolo vacinal inicial e terão o seu crescimento acompanhado de perto. Os cães irão receber vacinas contra raiva, parvovirose, cinomose, gripe canina, giardíase dentre outras doenças. Quando ficarem um pouco mais adultos, também devem ser protegidos contra Dirofilariose, popularmente chamado de verme do coração. Além disso, receberão vermífugos seguindo protocolos mundialmente estabelecidos.

Os gatos fazem testes para FIV e FELV, (vírus da imunodeficiência felina e da leucemia felina) além de também receber o protocolo vacinal e serem desverminados.

 

Foto: Jörg/Pixabay

Já nos animais adultos a recomendação é que realizem o check-up veterinário uma vez por ano. Os motivos são simples de entender: animais como cães e gatos envelhecem mais rápido do que os seres humanos. Por isso, em um ano, o seu animal de estimação poderá sofrer mudanças fisiológicas importantes. São ações preventivas necessárias não só para o seu pet, mas também para a saúde da sua família.

Animais idosos devem ir ao veterinário a cada 4 ou 6 meses. Em geral, cães de grande porte passam para a meia-idade aos 4 anos de vida e animais menores, depois dos 6 anos. Após esse período, os processos degenerativos aceleram necessitando de maior cuidado.

 

Foto: pixabay

“Qualquer mês do ano é ideal para começar a colocar em dia as idas ao médico veterinário. Porém, deve ser aproveitada essa época do ano para a realização de check-up, pois algumas doenças são mais comuns, como a gripe canina e doenças articulares. Portanto reforçamos a importância dos cuidados preventivos com os pets, pois é uma oportunidade de demonstrar amor e cuidados para seu melhor amigo e também acompanhar de perto a saúde dele e proporcionar uma vida feliz e segura”, comenta a Médica Veterinária Daniela Brecht, fundadora do Hospital Amizade.

CONVÊNIO PARA OS PETS – NÃO TEM DESCULPA PARA NÃO CUIDAR DO SEU MELHOR AMIGO

O Hospital Veterinário Amizade também possui o compromisso de viabilizar o acesso ao atendimento veterinário dos animais da comunidade, firmando parcerias com diversas empresas, onde oferece benefícios exclusivos aos animais dos colaboradores de empresas conveniadas.

Atualmente, na região de Jaraguá do Sul já foram firmadas diversas parcerias com: OAB/SC, Servidores Municipais, Estaduais e Federais, WEG S/A, Grupo Malwee entre outras empresas.

“Com os convênios, o Hospital Veterinário Amizade fomenta a guarda responsável e o tratamento preventivo de doenças, pois cuidar da saúde dos animais é também uma questão de saúde pública”. Conclui Bruna Klopel Ugioni, Diretora de Comunicação do Grupo Santa Vida.

Acesse o QR Code e confira todas as empresas conveniadas:

Onde encontrar

Hospital Veterinário Amizade.

Rua Roberto Ziemann, nº 2181, Amizade, Jaraguá do Sul.

Telefone: (47) 3371-2340 Whats App (47) 99274-6781

Setor de Convênios (48) 3197-1884

Site: www.hvsantavida.com.br

@santavida_hv

 

Notícias no celular

Whatsapp