Jaraguá do Sul ganha escola que ensina programação de games e apps para crianças

Foto Piero Ragazzi/OCP News

Por: Elissandro Sutil

13/04/2019 - 08:04

Uma escola que ensina crianças e adolescentes a desenvolver games, aplicativos e criar animações. Tudo isso com aulas dinâmicas, muito bem estruturadas com o objetivo de desenvolver habilidades que são fundamentais para o crescimento.

Esta é a premissa da Happy Code, escola de tecnologia e inovação, que está presente em todo o país e acaba de chegar a Jaraguá do Sul. Focada em atender crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, a metodologia da franquia oferece a oportunidade de desenvolvimento das chamadas habilidades do século 21.

Foto Piero Ragazzi/OCP News

Nos cursos de programação, youtuber, robótica, desenvolvimento de games e aplicativos os alunos adquirem, junto aos conceitos técnicos, habilidades como raciocínio lógico, pensamento crítico, cooperação, criatividade e comunicação, que serão importantíssimas para os profissionais do futuro.

Todos os cursos foram criados com o objetivo de possibilitar aos alunos a criarem soluções que impactem o mundo de alguma forma.

Foto Piero Ragazzi/OCP News

Desde a primeira aula, eles aprendem na prática a utilizar as ferramentas com a ajuda do instrutor – que assume o papel de mentor, guiando o aprendizado. Ao final do curso, as crianças e adolescentes são estimulados a criarem o seu próprio projeto, do início ao fim, com os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Para os sócios Rafael e Juliana Conti Dall’Anese de Campos, Jaraguá do Sul é conhecida por ser uma cidade empreendedora, com foco em inovação e tecnologia, onde as grandes empresas nascidas aqui evidenciam esta fama.

“A Happy Code vai ao encontro dessa trajetória, com o objetivo de preparar nossas crianças e adolescentes, para os desafios que surgirão”, complementam.

Neste ano de 2019, a grande novidade da Happy Code é o lançamento do LET (Lean Education Technology), método de ensino exclusivo criado pela marca, inspirado no modelo Lean Startup.

Foto Piero Ragazzi/OCP News

Nele, os alunos desenvolvem protótipos ou produtos a partir de ideias iniciais, medem como os usuários em potencial reagem a esses itens, aprendendo rapidamente se devem abandonar ou insistir na ideia.

“É realmente um processo de tentativa e erro e de aprendizagem, por meio de investigação, reflexão e, às vezes, equívocos”, acrescenta Juliana

Desenvolvimento de habilidades

A chegada da franquia à cidade se concretizou a partir do sonho dos sócios Rafael Dall’Anese de Campos e Juliana K. Conti Dall’Anese de Campos em empreender. Assim que conheceram a Happy Code e o propósito da escola, perceberam que seria um passo dado na direção certa, chegando o momento de investir em algo que fizesse a diferença na comunidade.

“Trabalho na área de Tecnologia da Informação há 14 anos, porém nós como gestores sabemos que hoje, conhecimentos e habilidades digitais, se aplicam a praticamente todas as profissões e níveis hierárquicos”, explica Rafael.

No time de instrutores, a escola conta com uma coordenadora pedagógica com 40 anos de experiência, onde em sua escola em São Caetano já possui parceria com a Happy Code em cursos extracurriculares.

Foto Piero Ragazzi/OCP News

A escola fica na rua Donaldo Gehring, 103, no Centro de Jaraguá do Sul, próximo à Cosmos Turismo. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Para os cursos regulares, as aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 90 minutos. As turmas e cursos serão montadas de acordo com a faixa etária, com no máximo 12 alunos.

Os cursos da Happy Code

  • Letramento Digital – Metodologia LET: cursos de programação, robótica, desenvolvimento de games e aplicativos;
  • Letramento Criativo: a curiosidade natural da criança é usada como combustível para que elas possam imaginar, criar, inventar, unindo inovação ao conceito maker: IoT Maker e Youtuber;
  • Cursos de curta duração: uma trilha repleta de cursos rápidos, divertidos, com conteúdos capazes de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela educação tecnológica, além de desenvolver habilidades como criatividade e raciocínio lógico: programação (Dash&Dot), Minecraft e Roblox;

Evento de inauguração

A inauguração da estrutura acontece neste sábado, 13 de abril, das 9h às 17h, com coquetel, oficinas gratuitas e apresentação da Happy Code às famílias.

Para quem não conseguir comparecer no evento, pode conhecer a escola durante as aulas de demonstração, que ocorrerão nos próximos dias. Basta entrar em contato e fazer um agendamento.

Onde encontrar – Rua Donaldo Gehring, 103, no Centro de Jaraguá do Sul, próximo à Cosmos Turismo. Telefone: (47) 3512-8383 | WhatsApp: 9 8864-8383 | E-mail: jaraguadosul@happycodeschool.com | Facebook.com/happycodejaraguadosul | Instagram.com/happycodejaraguadosul