Inovação e sofisticação: valorizando o estilo contemporâneo nos interiores

Por: Eixo 11

26/06/2020 - 09:06

Ao idealizar um Projeto Arquitetônico, o primeiro passo é a definição do estilo a ser seguido, sempre respeitando as características construtivas desejadas, a personalidade dos moradores, assim como o estilo de vida da família.

Atualmente, um dos principais estilos utilizados no design de interiores é o contemporâneo, muitas vezes confundido com o moderno, mas que tem outras características, dentre elas: a amplitude dos ambientes, linhas retas e geométricas e cores claras e neutras.

Para este estilo, uma forte característica é o pé-direito alto que traz charme, modernidade e amplitude às residências. Com mais espaço, fica mais usar decoração e adaptações inteligentes (como mezanino) para valorizar os cômodos.

Nele, as escadas cumprem o papel de “ponte” entre dois espaços, não sendo as protagonistas, mas criando um ambiente despojado e sofisticado.

Atenção: independentemente da escolha do material, as escadas devem harmonizar com o restante dos tons usados para compor o estilo de decoração do cômodo.

Decoração contemporânea

No estilo contemporâneo, a decoração apresenta muitos elementos e, geralmente, inclui mobiliário nobre que em materiais como porcelanato, pedras, metais prateados, madeiras, espelhos e vidro. Superfícies lisas também são protagonistas desse estilo.

Existe também uma valorização dos contrastes entre cores e texturas também de peças com design arrojado que podem ajudar a construir esse tipo de personalidade. A paleta de cores é neutra, com destaque no branco, cinza, preto, bege e marrom.

Outro elemento que não pode faltar no estilo são os objetos com formas esculturais. Eles pontuam e chamam atenção nos ambientes.

Sendo influenciado pelo minimalismo e pelo modernismo, o design contemporâneo tem a presença de texturas em móveis, almofadas ou paredes. Além disso, o uso de metais também é frequente devido ao seu visual limpo e brilhante.

No chão, os pisos tendem a revestimentos simples e lisos. Nos tapetes, os formatos retos são muito usados para completar a decoração e podem ser coloridos para ganhar destaque.

A luz é importante para a decoração contemporânea e a maioria das casas neste estilo possuem um projeto de iluminação que valoriza pontos focais da decoração. Uma tendência é a utilização da tecnologia na automação dos ambientes para “cenas luminotécnicas e valorizar espaços.

Apostar no contemporâneo é utilizar ideias que estão em alta aproveitando novas soluções para que o espaço fique funcional sem abrir mão de conforto e estilo. Com isso, é possível proporcionar acolhimento aos moradores e despertar o olhar interessado de quem está visitando o espaço.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram