INNOVA: festival de inovação movimenta Jaraguá do Sul em dezembro

Por: Maria Luiza Venturelli

27/11/2019 - 14:11 - Atualizada em: 27/11/2019 - 14:23

O Novale Hub, segundo centro de Inovação inaugurado pelo governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura Municipal, está completando um ano de operação das suas atividades.

Com 2,7 mil m2 de área construída, o Novale conta com 9 empresas já instaladas e tem o desafio de preencher os 450m² de espaço disponível com novas empresas e programas de pré-incubação.

Sua missão é desenvolver empresas, ajudando no desenvolvimento econômico da região, gerar novas pesquisas e fomentar o ecossistema de inovação através da cooperação entre governo, empresas e pessoas.

As empresas residentes no Novale Hub atuam em diversos mercados, de eventos, imobiliárias, saúde, a ensino e serviços digitais. Conta ainda com a WEG que possui um escritório dedicado à pesquisa de IoT – Internet das Coisas, com uma equipe de 10 pessoas. Criar uma cultura inovadora para Jaraguá do Sul é um dos principais pilares do Novale, destaca o diretor executivo Robert Burnett.

“Para 2020 a expectativa é trazer a comunidade para perto, iniciando um projeto social de empreendedorismo. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam esse espaço que é de todos e para todos.” Reforça o diretor.

Toda vez que algum motorista de aplicativo perguntava “O que é esse tal Centro de Inovação?” para Henrique Maas e Jefferson Amendolara, da startup residente Vou – Gestão de Eventos Eficiente, eles sentiam a necessidade de apresentar para todos o que acontece dentro do espaço.

Então as primeiras conversas com o diretor Robert tinham intenção de organizar um evento para a comunidade, onde as pessoas pudessem acompanhar a palestras, viver experiências e conhecer melhor a estrutura do local.

“No começo não tínhamos notado quantos projetos sensacionais temos em nossa cidade, após os primeiros apoiadores oriundos de outras cidades entrarem no evento é que entendemos a importância de mostrar para todos o que podemos fazer pela inovação.” relembra Henrique.

Foi pensando nessas iniciativas que Jefferson questionou: “E se fizermos um festival de inovação para mostrarmos todo o potencial inovador e empreendedor de nossa cidade? Precisamos conectar e expandir nosso ecossistema regional e estadual, mostrando porque Jaraguá é gigante e Santa Catarina mais ainda.”

Foi assim que nasceu o INNOVA_Festival – 1º festival de inovação da região, que tem como propósito conectar pessoas, empresas, instituições e diferentes iniciativas de todo o estado, fomentando o ecossistema e conscientizando a todos sobre a importância de colaborar para inovar.

O festival tem a expectativa de reunir 600 pessoas que acompanharão 8 palestras e 2 painéis, 14 atrações, entre batalhas de robôs, exposição de carro elétrico, impressoras 3D e feira de negócios. Haverá ainda food trucks e chopp para os participantes comprarem no local. A programação completa você pode conferir no site: innovafestival.com.