Hospital São José: uma das estruturas mais completas do Norte de SC

Foto Matheus Wittkowski

Por: Elissandro Sutil

06/08/2019 - 11:08 - Atualizada em: 06/08/2019 - 13:05

“Se precisar, pode contar com a gente”. O lema do Hospital São José diz muito sobre a eficiência e segurança proporcionada pela instituição, quando o assunto é saúde e bem-estar em Jaraguá do Sul.

Desde a fundação, no ano de 1936, o hospital teve um viés de envolvimento com a comunidade. Mas, a partir de 2004, iniciou-se uma nova etapa na administração da entidade, com uma cooperação ainda mais explícita da comunidade, via classe empresarial – membros da ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), dando apoio nas decisões da gestão junto as Irmãs da SDP (Sociedade Divina Providência) e garantindo investimentos efetivos com a implantação do Plano Diretor.

Foto Matheus Wittkowski

Este envolvimento proporcionou um encaminhamento de gestão baseado nas métricas de governança corporativa. Isso faz com que o hospital tenha, através das diretrizes do Conselho Deliberativo (realiza esse trabalho voluntariamente) um modelo de gestão exemplar, buscando sempre a racionalidade e eficiência e trabalhando com transparência.

“Sem saúde uma comunidade não prospera. E um dos equipamentos importantíssimos para a vida é o hospital, que tem o objetivo da dar segurança necessária para os usuários”, diz o Diretor Geral Mauricio José Souto-Maior.

Com a implantação do planejamento estratégico se buscou a implantação de serviços de Alta Complexidade, para proporcionar a Jaraguá do Sul atendimentos especializados, sem precisar encaminhar demandas às cidades vizinhas.

Hoje, o hospital é referência em Alta Complexidade nas áreas de Oncologia, Ortopedia, Neurocirurgia e Transplantes; não só na região, mas como em todo o Norte de SC.

Com uma média de 700 colaboradores, conta com um corpo clínico de aproximadamente 200 médicos atuantes, e o apoio de cerca de 350 voluntários, que trabalham em grupos importantes, auxiliando a comunidade.

Foi na década de 80 que surgiu oficialmente o primeiro grupo de voluntários do hospital e em 2017 foi constituída a Associação de Voluntários do Hospital São José de Jaraguá do Sul (AVSJ-JS), que acolhe os grupos: Conselho Deliberativo, Conforto Oncológico, Amoração, Ministros da Eucaristia, Mãos Fraternas, Coral, Cantores de Deus, Grupo de Oração Divina Misericórdia, Grupo Sara Cura entre outros grupos que estão sendo desenvolvidos.

Reconhecimento nacional

O trabalho de qualidade do Hospital São José ganhou reconhecimento nacional, com a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). É o único da região que conta com o este selo de qualidade, e faz parte dos 5% dos hospitais do Brasil que são acreditados por aquela instituição.

“Seguimos protocolos internacionais de tratamento e isso reflete muito para o usuário. A ONA avalia todos os processos do hospital no âmbito de administração (da gestão ao controle de estoque, por exemplo), segurança do paciente e qualidade assistencial”, complementa o Gerente Executivo Assistencial, Renan Urack Sagrilo.

A estrutura foi contemplada com a certificação em setembro de 2018 e as melhorias e evolução do hospital fizeram parte desta conquista.

Os investimentos em tecnologia, por exemplo, ajudaram a encurtar processos, como o prontuário eletrônico, que é por onde os médicos podem solicitar exames e medicamentos através de um sistema interno.

Com isto foi possível eliminar a papelada e a burocracia manual, trazendo ainda mais agilidade e eficiência para o dia a dia do complexo hospitalar.

Captação de recursos

Um dos principais eixos da Captação de Recursos do HSJ são as Leis de Incentivo Fiscal como o Fundo do Idoso e PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) que possibilita a apresentação de projetos para captar recursos para investimentos em infraestrutura, qualificação do atendimento e inovação tecnológica.

Foto Divulgação/Hospital São José

Estes projetos também fazem parte da ideia de estar mais perto da comunidade, em um ato de “sair dos muros do hospital”.

De acordo com o Gerente Executivo de Infraestrutura, Michel Brambilla Contessi, pessoas envolvidas na gestão e colaboradores do HSJ participam de conselhos, como o Conselho do Idoso, que estabelece as políticas públicas de atenção a este grupo de pessoas. Assim é possível trabalhar políticas internas de acolhimento e qualificar o tratamento ao idoso.

Estrutura e serviços: destaque em qualidade

Com 21,5 mil metros quadrados de área construída, o Hospital São José possui uma estrutura acolhedora e humanizada, com profissionais capacitados para atender as diversas especialidades.

Um hospital privado e filantrópico, mas que atende a todos os convênios, inclusive o SUS (Sistema Único de Saúde). Conheça os serviços de destaque do hospital:

Centro Cirúrgico

São 11 salas cirúrgicas atendendo desde procedimentos mais simples até os mais complexos dentro do serviço de Alta Complexidade. Todos esses ambientes também passaram por intervenção de reformas e melhorias, para se tornarem ainda mais seguros e eficientes.

Centro cirúrgico do hospital. | Foto Divulgação/Hospital São José

Várias salas possuem equipamentos de videocirurgia, que são procedimentos minimamente invasivos, com menor incidência de risco ao paciente. Outros equipamentos estão sendo adquiridos para, no futuro, mais salas estarem aptas a este tipo de cirurgia.

Em média são realizados mil procedimentos cirúrgicos por mês no hospital, dos mais diversos tipos e complexidades.

Centro de Imagem e laboratório próprios

Os investimentos de relevância realizados pelo hospital nos últimos anos proporcionaram a implantação de um Centro de Imagens (CDI São José), moderno e com equipamentos de ponta, para a realização de todos os tipos de exames.

Completamente digital, o Centro de Imagem da Hospital São José propicia o envio de exames diretamente ao médico, via sistema, garantindo mais economia e agilidade.

Foto Matheus Wittkowski

Além disso, também é a única estrutura da região que oferece o exame de ressonância com anestesia, atendendo os casos de pacientes claustrofóbicos, crianças ou pacientes com deficiências, que precisam de sedação para fazer o exame.

O novo Laboratório de Análises Clínicas, inaugurado em 2018, também é administrado pelo hospital e atende as demandas internas, com o objetivo de trazer ainda mais agilidade.

Check Up executivo

Em funcionamento desde 2016, a modalidade é um diferencial do Hospital São José. Um serviço que visa garantir agilidade e atendimento de qualidade às empresas e a comunidade. Com o Check-Up Executivo é possível realizar todos os exames em um único dia, permitindo check-up geral e completo.

Foto Matheus Wittkowski

Clínica São José

É uma das grandes novidades para a comunidade jaraguaense. A Clínica São José funciona como um Pronto Atendimento Privado (PA) para atender planos de saúde ou particulares. Importante reforçar que todos os casos de emergência continuam sendo atendidos no Pronto Socorro.

Foto Matheus Wittkowski

A Clínica São José oferece a agilidade que você deseja no atendimento médico, com o amparo de uma das melhores estruturas hospitalares da região. Com localização privilegiada no centro da cidade, possui uma equipe médica altamente qualificada e a estrutura do complexo hospitalar disponível para exames, procedimentos e internação.

Ambulatório de transplante

Com uma estrutura completa e bem preparada, hoje o Hospital São José é uma escolha segura para transplantes hepático e renal em Santa Catarina. Qualquer paciente na fila de espera pode realizar o acompanhamento, cirurgia e recuperação dentro da estrutura, com consultas periódicas com médico especialista e acesso gratuito a todos os exames necessários.

Segundo o Diretor Geral, a captação de órgãos e o transplante são alguns dos procedimentos de maior complexidade em saúde. “Um hospital precisa estar apto e preparado para executar estes procedimentos, com estrutura bem equipada e com equipe experiente. Hoje nós temos estas condições”, acrescenta.

Atualmente, além de Jaraguá do Sul, apenas outros 5 municípios catarinenses estão aptos a fazer transplantes. A captação de órgãos é feita pelo Hospital São José há mais de dez anos, e o credenciamento para realização de transplantes aconteceu em julho de 2017.

Foto Divulgação/Hospital São José

Hospital São José em Números

  • 222 Leitos de Internação (em operação)
  • 20 Leitos de UTI (em operação)
  • 11 Salas Cirúrgicas
  • 711 colaboradores
  • 205 médicos no Corpo Clínico
  • 261 Vagas de Estacionamento
  • 21.548 m² Área Construída
  • Capacidade para 276 Leitos de Internação
  • Capacidade para 30 Leitos de UTI

Conselho Deliberativo
Presidente: Paulo Cesar Chiodini
Vice-presidente: Reinhard Matthias Conrads
Tesoureiro: Ademir José Raulino
Secretário: Jaime Franzner
Membros: Durval Marcatto Junior
Edward Henrique de Sá
Antônio Cesar da Silva

Conselho Fiscal

EFETIVOS
Alidor Lueders
Devanir Danna
João José Bizatto

SUPLENTES
Aldo Salai
Ilário Bruch
Moacir Luiz Fuc