Hospital Jaraguá: Tecnologia de ponta garante mais assertividade no diagnóstico precoce do câncer de próstata

Foto: Divulgação Hospital Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

21/11/2022 - 12:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:57

 

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que iremos encerrar o ano de 2022 com 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entretanto, o percentual de chance de cura é muito alto, mais de 90%, caso seja diagnosticado logo no início.

Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, nasceu, em 2011, a campanha Novembro Azul, criada pela Instituto Lado a Lado pela Vida e rapidamente adotada pelas entidades de saúde e órgãos públicos do país.

O objetivo da campanha é inserir no debate público as questões da saúde masculina, os cuidados e o estímulo a uma vida saudável e, principalmente, a realização dos exames preventivos para esta doença.

No Vale do Itapocu, o Hospital Jaraguá sempre foi pioneiro em oferecer serviços inovadores e equipamentos com tecnologia de ponta para o diagnóstico precoce de doenças. Não seria diferente para o câncer de próstata.

Ressonância Multiparamétrica da Próstata

Atualmente, o Centro de Imagem 2 do Hospital Jaraguá disponibiliza um tipo especial de exame de próstata e de todos os órgãos próximos, chamado de Ressonância Multiparamétrica da Próstata. Trata-se de um exame com qualidade de imagem muito superior e que pode garantir mais precisão no diagnóstico, devido a tecnologia embarcada na ‘ Ressonância Magnética 3.0 Teslas’.

“Este exame, realizado através de um poderoso campo magnético da chamada ‘Nave das Ressonâncias’, mostra com clareza e riqueza de detalhes o órgão masculino, utilizando multiparâmetros para avaliar a próstata.

Inclusive, no caso da necessidade de realização de uma biópsia da próstata, ele dá a possibilidade de maior assertividade ao médico assistente”, explicou a Gerente de Diagnóstico do Hospital Jaraguá, Rose Catarina Corezzolla.

Se confirmado o câncer, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida pelo médico do paciente, aumentando – em muito – a chance de cura da doença.
O exame de Ressonância Multiparamétrica da Próstata pode ser indicado pelo médico após o paciente apresentar exame de PSA elevado – um exame de sangue indicado para auxiliar a identificação inicial do câncer.

O Hospital Jaraguá foi o primeiro a trazer para Santa Catarina o aparelho Ressonância Magnética 3.0 Teslas com tecnologia própria e específica do respectivo modelo – um exemplo de excelência e inédito em Santa Catarina. O equipamento garante o bem-estar do paciente, trazendo mais tranquilidade e maior conforto na hora do exame.

Novo tratamento para o câncer de próstata

Atento aos avanços tecnológicos do serviço de diagnóstico por imagem, o Hospital Jaraguá, ao longo dos anos, tem investido em alta tecnologia para oferecer um atendimento diferenciado para a comunidade de Jaraguá do Sul e região. Tanto que, em 2017, trouxe ao Centro de Imagem o serviço de Medicina Nuclear, uma especialidade que utiliza métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos para estudar a função dos tecidos. Ele traz informações que contribuem para o diagnóstico precoce e também para o controle da evolução de muitas doenças.

A novidade para este ano está na possibilidade de um novo tratamento para o câncer de próstata passar a ser oferecido pelo serviço de Medicina Nuclear. Ainda em setembro, a médica especialista em Medicina Nuclear do Hospital Jaraguá, Stefanie Knabben Ribeiro, participou de uma capacitação exclusiva em São Paulo, justamente para adquirir conhecimento sobre o novo tipo de terapia. O tratamento chamado PSMA-Lutécio 177 foi desenvolvido na Alemanha e oferecido recentemente no Brasil.

O paciente com câncer de próstata metastático, ao optar, junto com seu oncologista por este tipo de tratamento, receberá uma injeção com Lutécio-PSMA (uma radiação partícula Beta que causa fibrose e destruição tecidual direcionada), que está ligada ao PSMA partícula, e que se junta aos receptores de câncer de próstata diferenciados. Os resultados têm sido de diminuição e até remissão completa dos tumores metastáticos diferenciados de câncer de próstata.

Os principais benefícios deste tratamento, segundo a médica especialista, foram sobrevida dos pacientes com câncer de próstata metastático, em casos que a doença se espalhou no corpo. Ele ainda oferece menor toxicidade e maior precisão, uma vez que a terapia é direcionada às células malignas.

“A estrutura do serviço de Medicina Nuclear do Hospital Jaraguá possui profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia para realizar o tratamento. Neste momento, a nossa equipe técnica aguarda a autorização junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEM para iniciarmos a oferta desse atendimento aqui na cidade”, contou Stefanie Ribeiro.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando os sinais começarem a aparecer, isso pode significar que a doença já esteja em estágio avançado. Por isso é de extrema importância que o homem acima de 45 anos (40 anos, em caso de câncer na família) adicione à sua rotina o check-up, exames e a ida ao médico urologista.

Lembre-se que a uma das únicas maneiras de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Os principais sintomas da doença são:
Vontade de urinar com frequência;
Dores ao urinar;
Demora em começar e terminar de urinar;
Presença de sangue na urina;
Dor óssea.

Conheça os fatores de risco:
• Histórico familiar de câncer de próstata como em pai, tio e irmão;
• Idade: no Brasil, a cada 10 homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos;
• Obesidade.

Cuide-se sempre!
Para prevenir o câncer de próstata e várias outras doenças, manter um estilo de vida saudável é fundamental.
Tenha uma alimentação saudável com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e com menos gordura, principalmente as de origem animal;
Pratique atividade física (pelo menos 30 minutos diários);
Não fume;
Mantenha o peso corporal adequado;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
E vale a pena repetir: mantenha suas consultas e exames em dia!

* Com informações da Sociedade Brasileira de Urologia, INCA e Ministério da Saúde.

Serviço

Endereço: Centro de Imagem 2 – Unidade Centro – Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 930, Centro (Galeria Ângelo Menel – Sala 7)
Telefone e WhatsApp: (47) 3371.8776 | (47) 9 9992.6391
Site: hospitaljaragua.org.br

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse as redes sociais
Instagram: @hospitaljaragua
Facebook: @hospitalematernidade-jaragua

 

 

Notícias no celular

Whatsapp