De acordo com informações do Museu da Memória, o município teve sua origem com o casamento de dona Francisca Carolina Gonzaga (1824-1898), e o príncipe François Ferdinand Orleans (1818-1900).
No dia 1 de maio de 1843, data em que a princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o príncipe joinvilense , François Ferdinand, filho do rei dos franceses Luis Felipe, ele recebeu como dote um pedaço de terra próximo à colônia de São Francisco, hoje o município de São Francisco do Sul. De acordo com informações oficiais, em 1846 o engenheiro Jerônimo Coelho viajou ao local para fazer a demarcação das terras.
Em 1948, Luiz Felipe, rei francês, foi destronado e seu filho François precisou se refugiar na Inglaterra. Após passar por dificuldades financeiras, ele vendeu parte de suas terras ao dono da Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador Christian Mathias Schroeder, dentre elas, oito das 25 léguas recebidas como dote.
Com a aquisição, o senador divulgou um projeto para povoar parte do território. Deste modo, parte dos colonos compravam terras nas proximidades da região, onde atualmente é o bairro Schroeder I, foi assim a colonização das terras que hoje formam o município de Schroeder.
Devido ao aumento da população nessa região, após foi criado o distrito de Schroeder, que fez inicialmente parte de Guaramirim. A criação da província se tornou oficial pela lei nº 424 de 31 de julho de 1959. Sua emancipação aconteceu em 3 de outubro de 1964, por meio de um decreto assinado pelo então governador Celso Ramos.
Como prefeito provisório, nesse contexto foi nomeado o senhor Paulo Roberto Gneipel, ele permaneceu no cargo até a data de 14 de novembro de 1965, data em que a cidade teve seu primeiro prefeito eleito, o senhor Ludgero Tepasse, eleito em 3 de outubro de 1965.
Entre os moradores, ainda é bastante comum a população mais idosa conversar em alemão, terra natal dos seus fundadores. Esse hábito faz com que a cidade também seja conhecida por um carinhoso apelido, a “Schroeder Straße”, que em tradução literal quer dizer “estrada”. Embora a grande maioria dos habitantes sejam descendentes de alemão, vindos do norte do país europeu, há também a presença de imigrantes da Itália que fazem parte da história.
A origem do nome do município de Schroeder ainda é uma incógnita, alguns estudiosos apontam a origem do nome ao senador Christian Mathias Schroeder, Responsável por colonizar essas terras, natural da cidade de Hamburgo, localizada no norte da Alemanha.
Embora o nome do município tenha em sua origem em uma homenagem ao senador Christian Mathias Schroeder, por outro lado, também existem relatos e fragmentos do imaginário coletivo local, de que a origem do nome Schroeder está ligado ao Senhor Herman Schroeder e família, que chegaram nesta colônia por volta de 1899. De acordo com relatos, a partir dessa referência, outros desbravadores chegaram nesta localidade pela “Schroeder Estrasse”, como era chamada por muito tempo pelos imigrantes.