Grupo Menegotti inaugura laboratório de Inovação na Unisociesc em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

16/08/2021 - 17:08 - Atualizada em: 17/08/2021 - 09:49

A UniSociesc, que faz parte do Ecossistema Ânima, inaugura na terça-feira (17/08), às 15h30, o novo laboratório de tecnologia chamado MenLab, em Jaraguá do Sul. O laboratório é uma parceria com o Grupo Menegotti, indústria com mais de 80 anos de atuação no mercado.

O objetivo da iniciativa é estabelecer um espaço de trocas para potencializar o ensino nas áreas de Engenharia e Tecnologia, bem como conectar estudantes com o mundo do trabalho para a criação e implementação de soluções tecnológicas que garantirão maior assertividade à indústria da construção civil.

O evento presencial terá público convidado e restrito, seguindo os protocolos de segurança, e contará com autoridades da cidade e das instituições. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da UniSociesc, a partir das 16h. Acesse o link para acompanhar.

O Grupo Menegotti investe, cada vez mais, em ações de inovação para fomentar a criatividade e a competitividade. Depois de lançar o próprio Programa de Inovação, agora, a empresa firma parceria com a Unisociesc para implementar o MenLab. Líder de mercado, focada em inovação, escolheu esse espaço para unir a academia ao setor privado.

Conforme a CEO do Grupo Menegotti, Pauline Menegotti Horn, a iniciativa é um passo importante na jornada que a empresa vem construindo dentro do segmento.

“Começamos 2021 lançando o nosso próprio Programa de Inovação, no qual buscamos transformar novas ideias em sucesso. Agora, estamos reunindo o aspecto acadêmico ao empresarial, incentivando, assim, a inovação aberta”, afirma.

No laboratório de inovação “MenLab”, os alunos e professores da UniSociesc trabalharão com os profissionais do Grupo Menegotti, atuando em desafios reais, com foco em inovação e novas tecnologias, em um ambiente moderno e inspirador.

Segundo o diretor da UniSociesc, Flávio Sartori, o MenLab tem como objetivo o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão para que os alunos façam uma análise crítica dos equipamentos utilizados e fabricados pela Menegotti Lab, por meio de estudos que irão gerar relatórios para possíveis intervenções de melhorias.

“É a indústria conectada ao ecossistema de aprendizagem para agregar no conhecimento dos alunos, com maquinários que são de última geração, aliado ao ensino, que vai propor possíveis alterações ou não nesses equipamentos fabricados pela pela empresa”, afirma Sartori.

Para Giselle Domingos, Prefeita do Campus UniSociesc Jaraguá do Sul, o espaço, além de moderno e tecnológico, é voltado para uma aprendizagem focada no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, o que aumenta ainda mais a excelência na formação nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

“Nossa missão como educadores é transformar o país através da educação e parcerias como esta nos permitem garantir e preparar os alunos para o mercado na prática, pois o ganho acadêmico é imensurável”, afirma ela.

“É um grande ganho ter a indústria dentro do ecossistema de aprendizagem, pois o aluno vai viver na prática o mundo do trabalho e o que há de mais tecnológico na área de construção civil em Santa Catarina,” conclui Sartori.

“Aproximar a academia do setor privado, além de um anseio pessoal é, também, nosso objetivo e está no cerne da instituição, nascida e desenvolvida dentro da indústria. Estamos muito felizes e orgulhosos com a entrega desse projeto. Felizmente, temos muitas parcerias de sucesso com a comunidade jaraguaense, tanto no setor público quanto no privado, o que permite que nosso trabalho ultrapasse as salas de aula e consolide nosso compromisso com a educação de qualidade e excelência”, finaliza Giselle.

Além da transmissão ao vivo pelo YouTube da UniSociesc, a partir das 16h, neste link, é possível acompanhar a inauguração presencialmente, basta confirmar presença até 13/08, sexta-feira, pelo e-mail eventos@unisociesc.com.br.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é a 4ª maior organização educacional privada do País em número de estudantes e a 3ª em receita líquida, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil.

Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre o Grupo Menegotti

Fundado em 1940, o Grupo Menegotti é referência nacional e internacional no mercado da construção civil. A empresa conta com mais de 800 colaboradores espalhados em quatro unidades nas cidades de Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá e, ainda, em Atlanta, nos Estados Unidos. O Grupo é gestor das marcas Menegotti Máquinas para Construção Civil, MGT Movimentação, MCC Casa e Campo, Menegotti Fundição e Usinagem, MFer Processamento de Aço, além de uma unidade internacional com a marca Menegotti North America. Para saber mais, basta acessar www.grupomenegotti.com.

Serviço
O quê: Inauguração MenLab;
Quando: 17 agosto (terça-feira), a partir das 15h30;
Onde: Hall da UniSociesc Jaraguá do Sul Park Shopping ou pelo link: https://bit.ly/3lReJPu;
Quanto: Gratuito.