Grupo Flexível, especialista em tecnologias de poliuretano sob medida, comemora 25 anos de trajetória

Foto: Divulgação/Grupo Flexível

Por: Maria Luiza Venturelli

29/03/2024 - 07:03

À primeira vista, o setor automotivo, moveleiro, calçadista, de construção civil, industrial, cadeia do frio e até mesmo esportivo e de mineração podem parecer distintos, mas há um elemento conectando todos eles: a utilização de produtos e tecnologias de poliuretano. Por trás desse material versátil e essencial para uma variedade de aplicações, existe um grupo especializado em fornecer soluções sob medida para marcas inovadoras: o Grupo Flexível.

A empresa de Jaraguá do Sul celebra um marco de grande sucesso, destacando-se pela formulação de sistemas em poliuretano. Ao longo de 25 anos, construiu uma trajetória marcada por conquistas significativas, consolidando sua posição como líder de mercado.

Fundado com o propósito inicial de atender os fabricantes de espumas para colchões e estofados, o Grupo Flexível expandiu rapidamente sua atuação para diversos setores. A partir de 2004, registrando a carência do mercado nacional, a empresa passou a desenvolver e fabricar sistemas de poliuretano, consolidando-se como uma referência na oferta de soluções completas e tecnologia de ponta para uma ampla gama de segmentos.

Foto: Divulgação/Grupo Flexível

À frente da empresa está o presidente Christiano Junkes, que sempre apostou na inovação como diferencial competitivo. O Grupo Flexível acompanha as demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo e também se destaca por antecipar tendências e investir constantemente em pessoas, produtos e tecnologia.

De acordo com Junkes, o que faz a empresa se destacar é principalmente o serviço personalizado oferecido a cada cliente. “Nosso diferencial está na inovação, tanto nos produtos desenvolvidos pelo flexx®️Lab, um dos laboratórios de poliuretano mais completos do Brasil, com tecnologia de ponta e um time de colaboradores focados em inovar e prontos para atender a necessidade de cada cliente”, resume.

Ainda de acordo com o presidente, a empresa preza por agilidade na entrega e assistência técnica pós-venda. Além da matriz em Jaraguá do Sul, desde 2021 a empresa possui uma filial em Extrema (MG), um ponto importante para a agilidade da distribuição nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A planta possibilitou maior abrangência nacional, logística mais eficiente e o aumento da capacidade de armazenamento em mais de 200 mil litros.

Trajetória de crescimento

Foto: Divulgação/Grupo Flexível

O Grupo Flexível tem uma trajetória marcada por um crescimento contínuo e diversificação ao longo dos anos. Tudo começou em 1999, com a fundação da empresa, que iniciou suas atividades com consultoria em formulações e aplicações em poliuretanos.

No decorrer dos anos, a empresa expandiu suas operações, dando início à industrialização de aditivos e à revenda de materiais primários em 2004. Em 2008, deu-se um passo importante com a criação de fórmulas próprias e a comercialização de sistemas em poliuretanos, marcando também a entrada no mercado calçadista.

No ano seguinte, em 2009, o Grupo Flexível ingressou no segmento de espuma viscoelástica, ampliando ainda mais seu alcance. A partir de 2010, novos mercados foram explorados, como os de refrigeração e isolamentos térmicos, fortalecendo a posição da empresa no mercado. Em 2013, uma mudança significativa ocorreu com a transição para uma estrutura maior, além do início das atividades no flexx®️Lab e o registro da marca flexx, consolidando ainda mais a identidade da empresa.

Nos anos seguintes, o Grupo Flexível continuou inovando, lançando os selos flexx®️ Technologies em 2014 e investindo nos segmentos de elastômeros em 2015. Em 2016, foram criadas soluções para o setor de filtros automotivos, seguidas pelo lançamento de novas tecnologias rígidas em 2017, em baixo ODP e GWP, e o lançamento de um novo produto utilizando seu próprio poliol poliéster.

A expansão do portfólio para o mercado de construção civil em 2018 e a expansão do centro de distribuição em 2019 demonstraram o crescimento constante da empresa. Em 2020, iniciaram-se as instalações da filial em Extrema – MG, ampliando ainda mais a presença geográfica do Grupo Flexível.

O ano de 2021 foi marcado por uma ampliação significativa, com a expansão da área fabril na matriz em Jaraguá do Sul para 12.500m² e o lançamento do Grupo Flexível, incluindo a implantação de novas unidades de negócios. Em 2022, a capacidade produtiva foi aumentada com a instalação de novos reatores na matriz e filial, preparando o terreno para um futuro ainda mais promissor.

Em 2023, o Grupo adquiriu um caminhão granel e ampliou em mais de 300m² a área administrativa e o restaurante, incluindo a construção de um auditório para 80 pessoas, criando um ambiente propício para o crescimento e a inovação contínuos.

Conforme relembra o presidente do Grupo, cada fase teve os seus desafios. No início, a principal dificuldade era o crédito, depois veio a dificuldade em adquirir matérias-primas no Brasil para desenvolver novas tecnologias e, posteriormente, a falta de profissionais qualificados para sustentar o crescimento, já que, logisticamente, a empresa estava longe dos grandes mercados consumidores de poliuretanos (SP e MG).

“A empresa também enfrentou a falta de fabricantes de máquinas para fabricação de sistemas em poliuretano. E assim como muitos, veio a pandemia, o câmbio oscilante e o território brasileiro, que é um continente, onde a logística foi e sempre será um desafio”, complementa Junkes.

Planos para o futuro

Foto: Divulgação/Grupo Flexível

Do ponto de vista estratégico, a missão primordial da Flexível como empresa é consolidar sua presença junto ao cliente, buscando constantemente a expansão e o aprimoramento de suas unidades fabris para garantir uma conexão cada vez mais próxima e eficaz.

“Já do ponto de vista tecnológico, queremos continuar investindo forte em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e inovação para atender à demanda do mercado. E, claro, trabalhar na formação de colaboradores alinhados à missão e aos valores da empresa. Desta forma, seguir trilhando um caminho de sucesso”, explica o presidente da empresa.

A Flexível tem como visão criar culturas inovadoras que fortaleçam o futuro do poliuretano. Sua missão é formular possibilidades sem limites para um mundo melhor. Os valores fundamentais que orientam as ações são humanismo, integridade, flexibilidade, sustentabilidade, autenticidade e eficiência.

Junkes explica que a Flexível está profundamente comprometida com a sustentabilidade, pois ela se alinha perfeitamente com a missão e os valores da empresa. Para alcançar esse objetivo, a empresa adota várias práticas, como o uso de energia limpa, a reciclagem de embalagens e a implementação da logística reversa.

Além disso, a Flexível oferece uma linha de produtos provenientes de fontes renováveis e está constantemente buscando formas de aprimorar suas práticas sustentáveis.

O nome Flexível tem muito a ver com a versatilidade de olhar para o mercado, buscando a perfeição incansavelmente e sempre fazendo uma leitura do que o cliente precisa juntamente com a necessidade de mercado.

Onde encontrar

A unidade matriz do Grupo Flexível fica localizada na rua Horácio Rubini, 2000, Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Para mais informações, visite o site grupoflexivel.com.br ou acesse as redes sociais Instagram, Linkedin, Facebook ou YouTube. Entre em contato através do telefone (47) 3270-1900.