Grupo Alenice completa 30 anos levando moda e conforto para pessoas de todas as idades

Foto: Divulgação/Alenice

Por: Maria Luiza Venturelli

15/03/2024 - 06:03

A moda é mais do que apenas escolher e vestir uma roupa, é uma forma de expressão que atravessa gerações, moldando identidades e narrativas pessoais ao longo da vida. Uma marca que acompanha pessoas desde a infância até a idade adulta desempenha um papel essencial nesse processo, tornando-se parte integrante das memórias e experiências de quem a usa.

Assim é o Grupo Alenice, que completa 30 anos de trajetória no dia 15 de março e durante essa história leva moda e conforto para pessoas de todas as idades, com marcas que vestem crianças, adolescentes e adultos. Durante uma caminhada repleta de desafios e vitórias, a empresa construiu muito mais que marcas, mas também uma família que vive a moda intensamente.

Neste aniversário de 30 anos, o Grupo Alenice não só celebra três décadas de moda e conforto, mas também de laços duradouros e memórias preciosas. Ao longo dessa jornada, consolidou-se como uma presença marcante na vida de cada pessoa, tecendo uma história que vai além do vestuário e se entrelaça com momentos especiais e lembranças.

30 anos de trajetória

Foto: Divulgação/Alenice

Em 15 de março de 1994, a Alenice indústria têxtil foi fundada por Evaristo Caviquioli, que tinha o sonho de criar marcas que oferecessem produtos diferenciados, para uma diversidade de pessoas e, além disso, experiências inigualáveis para os seus clientes, parceiros e público em geral.

Com a criação da empresa em 94, o principal objetivo era criar roupas infantis. Em 1999 foi construída a nova sede da empresa. Já em 2004 foi inaugurada a unidade JA em São João do Itaperiú, cidade onde o Sr. Evaristo nasceu, visando oferecer oportunidades para a comunidade local.

Em 2008 foi inaugurada a Alenice Store, a loja de fábrica que fica localizada em frente a sede da empresa. Com essa novidade, o Grupo Alenice trouxe as suas marcas para mais perto dos colaboradores e da comunidade na qual a empresa está localizada.

Hoje, a empresa já emprega cerca de 500 funcionários nas cidades de Guaramirim, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiú e região. As marcas do Grupo Alenice estão distribuídas nacional e internacionalmente em nove países, através de uma expansão que aconteceu conforme o posicionamento e crescimento das marcas no mercado.

A marca Alenice ganhou vida com o nascimento da empresa em 94, oferecendo produtos de qualidade e acessíveis para as crianças de 0 a 12 anos. Em 2010, a marca Tulye e Charpey foi criada, posteriormente recebeu uma revisão na nomenclatura e se tornou a Charpey. A marca é reconhecida como premium infantil e carinhosamente apelidada de “a marca do cachorrinho”.

Em 2012 foi criada a marca Rezzato a fim de atingir o público teen, adulto feminino e masculino e plus size. Em 2014 as marcas iniciam o processo de exportações para países da América Latina. E em 2021 foi adquirida a unidade de tecelagem e beneficiamento que facilitou a expansão do mix de produtos e criações exclusivas das marcas.

Valores inegociáveis

Foto: Divulgação/Alenice

Os valores que norteiam o Grupo Alenice são comprometimento, gratidão, integridade, otimismo, respeito e simplicidade. “Reforçamos esses valores a todo momento para que nossos colaboradores e parceiros estejam alinhados com a forma que nos expressamos como empresa”, explica o Grupo.

“Nossa empresa tem base familiar e promovemos a proximidade e acolhimento com nossos colaboradores. Nossa missão é proporcionar um ambiente no qual as pessoas sintam orgulho de fazer parte e é isso que nos guia e nos motiva a evoluir e melhorar sempre.”

Em 2024, a empresa fez aquisições para melhorar o fluxo de trabalho e proporcionar, tanto para os clientes como colaboradores, um ambiente mais tecnológico, fluido e seguro.

Atualmente possuem três máquinas de enfesto que alimentam a máquina lectra, carrosséis de estamparia, impressoras de sublimação e uma calandra, máquinas de bordado com corte a laser, máquinas de costura de bolso e peitilho automático.

Já a unidade de tecelagem e beneficiamento facilita a criação de tecidos exclusivos e a expansão do mix de produtos para atender de forma ainda mais ampla os clientes.

Marcas consolidadas

Foto: Divulgação/Alenice

O Grupo Alenice tem marcas voltadas ao público infantil, teen, adulto e plus size. Cada uma das marcas possui um branding próprio com um posicionamento forte de mercado.

“Queremos estar presente na vida das pessoas, oferecendo produtos que acompanham o crescimento dos pequenos e vão até a fase adulta, mas mais do que isso, queremos criar experiências”, explica a empresa.

Assim, o Grupo se torna um parceiro para a vida, que está inserido em cada fase, desde a infância até a vida adulta, incentivando, aprendendo e descobrindo a vida junto com crianças, adolescentes e adultos.

A Alenice é uma marca infantil que atende o público B, C e D, na faixa etária de 0 até 12 anos. A sua essência de marca está conectada a um universo lúdico, criativo e cheio de cores que refletem as cores do mundo em que vivemos, dos animais, da natureza e das pessoas.

A Charpey também é uma das marcas do Grupo Alenice voltada ao público infantil, porém a sua classificação de marca é premium. Ela atende o público, B entre 0 até 12 anos e os seus diferenciais de mercado atribuem um valor agregado maior. A Charpey acredita em uma infância cheia de liberdade de expressão e convida cada criança a mostrar ao mundo seu estilo.

No segmento teen e adulto, a Rezzato é a representante do Grupo Alenice no mercado. A Rezzato Adulto promove o protagonismo de cada pessoa através de conceitos e produtos leves, versáteis, que combinam com diferentes lifestyles, deixando os jovens adultos prontos para qualquer ocasião.

Já a Rezzato Teen abraça o universo adolescente com coleções despojadas que proporcionam um ambiente descontraído e criativo para os adolescentes curtirem cada momento.

“Os conceitos das nossas marcas sempre trazem algo novo, o diferente, uma forma de conversar com o nosso público. Cada história que contamos possui ganchos emocionais que tem o intuito de gerar conexão com crianças, adultos e adolescentes”, conclui a empresa.

Atendimento diferenciado

A equipe interna do Grupo Alenice está disponível para atender os clientes pelos canais de comunicação já conhecidos. Mas além disso, o time está presente em pontos de venda selecionados, em ações específicas para lojas e em showrooms. Todas essas ações são realizadas para promover o máximo de interação possível para os representantes, clientes e parceiros.

“Buscamos promover uma cultura de inovação e inclusão no qual o futuro seja mais colorido, cheio de expressão e cheio de oportunidades. Nossas marcas unem esses valores juntamente com estilo, conforto e qualidade”, finaliza o Grupo.

Qualidade, experiências e pessoas são os três pilares que sustentam o Grupo Alenice. Unindo esses três princípios, é possível abraçar o mundo, as pessoas e oferecer experiências significativas que criam conexões que vão além de produtos.

Onde encontrar

  • O Grupo Alenice fica na rua Rodolfo Tepasse, 111, no bairro Imigrantes
  • Telefone: (47) 3373-9100
  • Instagram: @grupoalenice
  • E-mail: atendimento@grupoalenice.com.br