Grafomotricidade: quando a visão influencia no desinteresse pela escrita na infância

Foto Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/05/2019 - 08:05 - Atualizada em: 22/05/2019 - 08:25

Nem sempre problemas de aprendizagem ou falta de atenção na escola estão relacionados com “preguiça” ou “desmotivação”. Muitas famílias passam por fases difíceis com as crianças, que podem ser explicadas e resolvidas com uma simples visita ao médico.

A grafomotricidade é a soma de habilidades básicas para o desenvolvimento da pré-escrita e escrita. E quando uma criança apresenta problemas grafomotores que são frequentes pode estar relacionado à visão e não à falta de vontade, por exemplo.

Existem dois tipos de déficits relacionados aos problemas grafomotores. Entenda:

  • Déficit em habilidades de percepção visual: crianças com problemas visuais-perceptivos podem ter uma história de problemas de leitura por causa da dificuldade em reconhecimento de letras e palavras.
  • Déficits na coordenação visual-motor: as crianças com coordenação visual-motora funcionam de forma muito diferente daqueles com feedback cinestésico prejudicado devido às diferentes demandas de determinadas tarefas motoras.

Por isso, a dica é se certificar de que a criança não esteja passando por problemas como este, levando ela a um profissional especializado.

Instituto dos Óculos está preparado para atender a necessidade de cada paciente, de acordo com a indicação médica. Depois de levar seu filho ao oftalmologista, faça uma visita à loja na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 391 – Sala 2, no Calçadão. Telefone para contato: 3055-2020 (também WhatsApp).