Graduação EAD: conheça o curso de Serviço Social da Uninter em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

18/09/2019 - 17:09 - Atualizada em: 19/09/2019 - 09:59

Procurando uma profissão que irá te possibilitar agir ativamente na busca por uma sociedade melhor? A Uninter tem o que você precisa. O curso de Serviço Social é uma graduação que permite ao aluno formado analisar e intervir nas dificuldades de indivíduos e comunidades, por meio de propostas e ações que promovam o exercício pleno da cidadania para todas as pessoas.

Com duração de 4 anos, na modalidade EAD, a Uninter oferece todo o suporte que esse profissional irá precisar. Professores capacitados, todos mestres e doutores e profundos conhecedores da área, farão o seu melhor para proporcionar ao aluno tudo que o mercado vem demandando. Além do mais, projetos de pesquisa são disponibilizados para aqueles que querem ir além do que o curso já oferece, proporcionando um aprendizado essencial para a profissão.

As disciplinas cursadas são voltadas para a área das ciências humanas, como antropologia e sociologia, mas abarcam outras áreas, como a de economia e da saúde, no campo da psicologia.

O mercado de Serviço Social vem crescendo ano após ano e necessita de profissionais criativos, capazes de planejar, recomendar e implementar soluções para os mais inusitados problemas em espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas e em áreas como saúde, educação, habitação e sociojurídica, tanto em âmbito público quanto privado.

Mas afinal, o que faz esse profissional?

A garantia de bem-estar físico, psicológico e social é o ponto principal e o foco da profissão. Essas atividades serão direcionadas para crianças, adolescentes, idosos, mulheres, imigrantes, moradores de rua, populações de baixa renda, minorias raciais e de gênero ou qualquer outro grupo que se encontre em alguma situação de risco, promovendo maneiras de garantir itens básicos de cidadania como alimentação, moradia, saúde e educação. Por isso, o profissional dessa área precisa ter no seu perfil determinação, paciência para ouvir, compreender e auxiliar essas pessoas.

Na graduação, você irá aprender quais são as ações que devem ser tomadas em diferentes tipos de circunstâncias, sempre visando o processo transformador. Além de receber todas as orientações para a sua inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (Cress), que é obrigatório para o exercício da profissão no Brasil.

Por que escolher a Uninter?

Esse profissional precisará estar sempre ligado nas últimas notícias e acontecimentos do mundo. Como, por exemplo, o grande número de imigrantes que cruzam as fronteiras todos os dias. Para o exercício pleno da função, é ideal que o assistente social tenha o domínio de mais de um idioma. Por isso, ao efetuar a matrícula na Uninter, o aluno irá realizar também um curso de inglês, totalmente incluso nas mensalidades, podendo fornecer a assistência adequada a essas pessoas.

Outros pontos indispensáveis que o aluno irá colocar em prática no ambiente acadêmico são o planejamento e a escolha de quais são as ações que devem ser tomadas em diferentes tipos de circunstâncias, sempre visando o processo transformador, com uma visão crítica da sociedade, sensibilidade para enxergar os problemas sociais que atingem a população e capacidade para elaborar projetos em prol da cidadania.

Como está o mercado de trabalho?

A maior parte das vagas encontra-se nas grandes cidades ou regiões metropolitanas, visto o grande volume populacional e todos os problemas que essa aglomeração pode trazer. Porém, cidades pequenas também necessitam desses profissionais já que as vagas não estão apenas no setor público, mas no privado também. Ademais, esse setor é um dos que mais cresce no Brasil tendo em vista o crescimento de políticas de inclusão social para combater a desigualdade presente no país.

Agora que você já conhece um pouco mais desse curso e sabe como a profissão pode ser recompensadora, venha conhecer a Uninter. O processo seletivo está em aberto com as melhores condições para matrículas e mensalidades. Entre em contato pelo telefone (47) 3054- 1892 ou acesse o site: www.uninter.com e estude na EAD nota 5 no MEC.